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Sinopse:
Pretendia-se, entre 1974-1976, que o processo de formação de professores do ensino primário conduzisse a uma alteração da mentalidade dos jovens formandos. Ambicionava-se que o professor do ensino primário fosse, junto das populações, um elemento transformador da sociedade que, então, dominava Portugal, principalmente a do interior. A primeira parte refere as iniciativas que tentaram dar corpo àquele desígnio, na Escola do Magistério Primário de Portalegre. Indicam-se, ainda, as referências teórico-ideológicas que estavam na base dessas iniciativas.
Na segunda parte, de carácter mais pessoal, referem-se situações e decisões em que o director da Escola esteve envolvido e que ajudam a compreender melhor aqueles tempos.
Ambas as partes têm a suportá-las documentos que constam nos anexos.
Índice:
O AUTOR: Mário Silva Freire é professor coordenador do ensino superior politécnico. Fez parte de um grupo de inovação pedagógica, ao nível do ensino das Ciências, em parceria com a Fundação Gulbenkian e exerceu funções no âmbito da formação de professores do ensino secundário. Director da Escola do Magistério Primário de Portalegre (1974-76). Especializado em orientação escolar e profissional, colaborou com o I.O.P. na implantação de uma rede nacional de orientação escolar. Interveio, no âmbito da O.C.D.E., no arranque das Escolas Superiores de Educação em Portugal. Eleito em Praga membro da direcção do Movimento Internacional para os Tempos Livres Científicos e Técnicos. Tem publicados os seguintes ensaios: Educação Vocacional no Ensino Secundário (1980), O Mundo Profissional na Criança (1990), A Humanização da Técnica: O Engenheiro e os Cursos de Engenharia em Portugal (2002) e Os Ingredientes do Poder (2005), além de outros livros de âmbito escolar para o secundário e superior.
Detalhes:
Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 216
Formato: 23x16
ISBN: 978-972-772-960-9
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