Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, Nr. 3

Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova, n.º 3 (2009)




Recomendar livro a um amigo
Temas: Linguística

Sinopse:

Linguagem e desenvolvimento, perspectivas epistémicas e praxiológicas foi o tema do II Encontro Internacional do Interaccionismo Sociodiscursivo, que se realizou em Lisboa. É o mesmo tema que configura a unidade deste volume. Por um lado, através de artigos que desenvolvem uma reflexão de ordem epistemológica, frequentemente revisitando autores e focalizando pontos de vista tidos como fundadores e/ou fundamentais na perspectiva do interaccionismo sociodiscursivo (ISD): é o caso dos textos que correspondem às conferências de Jean-Paul Bronckart e de Frédéric François, bem como o dos artigos de Pilar Fourcade, Ecaterina Bulea, Cristian Bota, Rosalvo Pinto e Manuel Garcia. Por outro, expondo a concepção teórico-metodológica de análises diversificadas que, de uma forma ou de outra, se integram e dão continuidade ao programa de trabalho do ISD: ora persistindo na compreensão do funcionamento de (géneros de) textos e de (tipos de) discursos, ora preo¬cupando-se com questões relacionadas com o agir de professores e de alunos, ora ainda escolhendo trabalhar sobre outras práticas sócio-profissionais.

Índice:

Nota editorial
Nota de abertura


Homenagem

Gêneros na formação do professor: construção de saberes e de representações em atividades interacionais
Maria de Lourdes Meirelles Matencio


Conferências

Le langage au cœur du fonctionnement humain. Un essai d’intégration des apports de Voloshinov, Vygotski et Saussure
Jean¬ Paul Bronckart

Le dialogisme, le sens et le roman. Quelques réflexions à partir d’un dialogue avec Voloshinov, Vygotski et Bakhtine
Frédéric François


Artigos

O agir do professor em formação nas práticas de correção de textos: pistas do processo de construção identitária
Juliana Alves Assis

La médiation langagière: praxéologie et gnoséologie
Cristian Bota

Types de discours et interprétation de l’agir: le potentiel développemental des figures d’action
Ecaterina Bulea

Géneros de texto e recepção textual: estabilidade e dinâmica
Ana Caldes

Genres de textes oraux et la subjectivité de l’énonciateur
Glaís Sales Cordeiro e Tania Regina Taschetto

Sur la discrétisation et l’articulation discursive. Une approche complexe fractale
Maria Pilar Alonso Fourcade

El vuelco en la acepción de género o la heteroglosia constitutiva del lenguaje
Manuel García

Contar el mismo cuento a los 5 y a los 8 años. Una explicación desde la perspectiva del interaccionismo sociodiscursivo
Ines M. Garcia, Itziar Idiazabal e Luis M. Larringan

Entre unidades verbais e não verbais: a construção do conteúdo temático e a Literatura como actividade de linguagem
Matilde Gonçalves e Carla Teixeira

La alfabetización digital y los géneros discursivos. Un proyecto de escritura digital con alumnos de cuarto de secundaria obligatoria (15 16 años)
Carmen Rodríguez Gonzalo e Angustias Iglesias Solano

Trabalho docente, objecto ensinado e ferramenta de ensino. Uma tríade em (inter)acção sob análise
Luciana Graça e Luísa Álvares Pereira

Diversidade social e variedades de língua: variáveis a serem consideradas na interpretação do agir do professor
Ana Maria de Mattos Guimarães

Funcionamiento socio discursivo del discurso referido. Los sermones de un autor vasco del siglo XIX
Luis María Larringan e Arantza Ozaeta Elorza

La dinámica en el análisis discursivo de las prácticas verbales de los narradores contenporáneos en lengua vasca
Leire Diaz de Gereñu Lasaga

A modalização nos gêneros textuais icônico verbais
Audria Leal e Rosalice Pinto

Ações e representações do professor de língua materna – analisando efeitos identitários
Maria Ângela Paulino Teixeira Lopes

Gênero de atividade e estilo: o agir do professor representado e avaliado em diários de aprendizagem
Tania Maria da Frota Mattos Mazzillo

O discurso interactivo em diferentes géneros: uma abordagem empírica
Florencia Miranda

Categorias descritivas da expressão lingüística do agir humano: questões epistemológicas e de nomenclatura
Rosalvo Pinto

Los aspectos textuales en la producción de géneros escritos con alumnos de educación infantil
Paulina Ribera

Enseñar a razonar en lengua materna, las implicancias discursivas y textuales de la acción de lenguaje
Dora Riestra

A situação de produção da autoconfrontação simples
Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues

Primera relación entre paciente y profesional de la salud: rituales de interacción y estrategias discursivas en la entrevista podológica
Vicent Salvador e Cecili Macián

Detalhes:

Ano: 2009
Capa: capa mole
Tipo: Revista
N. páginas: 457
Formato: 23x16
ISSN: 1647-0346
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
05/06/2017
CONCELHO DE TONDELA – HERÁLDICA, HISTÓRIA E PATRIMÓNIO, de Luís Ferros, Manuel Ferros e Rui do Amaral Leitão
BREVEMENTE DISPONÍVEL

31/05/2017
ECLÉTICA II - em formação (Regulamento)
INFORMAÇÃO DETALHADA: clique em "links" *ECLÉTICA II, nesta página

26/05/2017
PATRIMÓNIO E TURISMO, de José Manuel Figueiredo Santos
LANÇAMENTO: dia 26 de Maio de 2017 (6.ª feira) às 18h00, em Portimão. Apresentação: Prof.ª Doutora Alexandra Rodrigues

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99