Mozart, Marcos de Portugal e o seu tempo / and their time




Recomendar livro a um amigo
Coordenação: David Cranmer
Colecção: Estudos Musicológicos

Sinopse:

O presente volume reúne textos de investigadores nacionais e estrangeiros que realizam pesquisas, por um lado, sobre Mozart – o compositor mais emblemático do último quartel do século XVIII – e, por outro, sobre o seu contemporâneo mais novo, Marcos Portugal – compositor, eventualmente, mais característico da Europa do seu tempo e, sem dúvida, mais largamente em voga do que o próprio Mozart – assim como sobre a época em que os dois se inserem. A aparente disparidade entre as vidas e fortunas destes dois compositores resulta numa ampla e fascinante discussão dos contextos de composição e recepção das obras de ambos.

Índice:

Prefácio / Foreword

David Cranmer – Mozart, Marcos Portugal and their time: a Portuguese perspective

• A ópera / Opera
Michael Collins – Mozart’s La clemenza di Tito (1791) and Marcos Portugal’s Tito Vespasiano (1807): their musical relationship
Rachel Cowgill – Of science and Nature: Mozart versus the modern bel canto in early nineteenth-century London
Rejane Ferreira de Paiva – A Vingança da Cigana: o diálogo do repertório lírico com o imaginário do teatro de cordel
Bárbara Villalobos – Identidade e alteridade: o sultão Orosmane em La Zaira de Marcos Portugal
Luísa Cymbron – A estreia de Don Giovanni no Teatro de S. Carlos em 1839: um projecto romântico adiado?

• A música religiosa / Sacred music
David Black – Mozart and Viennese sacred music: some new discoveries
António Jorge Marques – The sacred music of Marcos Portugal: its influence and dissemination
Alberto Pacheco & Adriana Giarola Kayama – Reflections on the vocal parts written for specific singers in the sacred works of Marcos Portugal and Father José Maurício Nunes Garcia

• Outras perspectivas setecentistas / Other eighteenth-century perspectives
Jorge Matta – A forma sonata na música orquestral portuguesa da segunda metade do séc. XVIII
Vanda Anastácio – Alcipe and music

• Perspectivas da actualidade / Current perspectives
Paula Gomes Ribeiro – No laboratório dos sentimentos: prática alquímica ou artifício da verdade – quadros da recepção actual de Così fan Tutte
Ângelo Martingo – Um olhar sobre o génio: O “efeito Mozart” e a recepção musical

Apêndice / Appendix
Rachel Cowgill – Performances and critical reception of productions of operas by Marcos António Portugal and Wolfgang Amadeus Mozart in London, up to the end of 1817

Detalhes:

Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 258
Formato: 29,5x20,5
ISBN: 978-972-772-959-3
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
28/11/2017
E ANICETO VEM À LUZ, da autoria de Joseia Matos Mira
LANÇAMENTO: Dia 28 de Novembro de 2017 (3.ª feira), às 18h00, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa. Apresentação: Fernando Couto e Santos

28/11/2017
CONVERSAS SOBRE HISTÓRIA DA MÚSICA, da autoria de Jorge Costa Pinto
LANÇAMENTO: dia 28 de Novembro de 2017 (3.ª feira), entre as 11h30 e as 12h30, na Salão Nobre Academia Sénior, na Parede

27/11/2017
ROMEU CORREIA, com coordenação de Edite Simões Condeixa
LANÇAMENTO: Dia 27 de Novembro de 2017 (2.ª feira), às 18h00, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada. Apresentação: Vitor Fernandes – poeta e romancista

25/11/2017
ANTÓNIO MARIA LISBOA – Eterno Amoroso, da autoria de Joana Lima
LANÇAMENTO: dia 25 de Novembro de 2017 (sábado), às 17h00, na Livraria Letra Livre, Galeria Zé dos Bois, em Lisboa

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99