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Sinopse:
O presente livro tem como principal objectivo traçar, para o caso português, o percurso histórico da formação de professores, tanto ao nível do ensino primário como ao nível do ensino secundário. O olhar histórico sobre as instituições de formação de professores, na tentativa de caracterizar os modelos de formação que lhes estavam subjacentes, permite-nos um aprofundamento da reflexão sobre algumas das grandes questões que atravessam, na longa duração, a formação de professores e com que esta se continua a confrontar: Como articular as diversas componentes da formação e qual o papel de cada uma? Como pôr em interacção a teoria e a prática na formação? Qual a relação entre as disciplinas científicas e os conteúdos de ensino? Como seleccionar os futuros professores? Uma reflexão lúcida e aprofundada sobre as respostas possíveis a estas (e outras) perguntas é, na nossa opinião, uma condição fundamental para a implementação, hoje, de uma formação de professores equilibrada, eficaz e de qualidade, simultaneamente nos planos científico, pedagógico e humano.
Índice:
Introdução 1. A formação de professores do ensino primário 1.1. Institucionalização e consolidação da formação de professores do ensino primário 1.2. Republicanismo e ensino normal (1910¬ 1926): sob o signo da pedagogia escolanovista 1.3. O Estado Novo e as escolas do magistério primário: formar para uma escola concebida como “sagrada oficina das almas” 1.3.1. As escolas do magistério primário 1.3.2. O papel do director 1.3.3. Os professores e o significado da sua produção científica e pedagógica 1.3.4. As actividades escolares, as práticas, os rituais e os quotidianos 1.4. A Revolução de Abril de 1974 e as reformas na formação de professores
2. A formação de professores do ensino secundário 2.1. Primórdios da formação de professores – o Curso de Habilitação para o Magistério Secundário 2.2. O projecto de formação das Escolas Normais Superiores 2.3. A organização da «iniciação na prática pedagógica» 2.4. A 3.ª secção das Faculdades de Letras 2.5. Reajustes 2.6. “Happening pedagógico” 2.7. Formação contínua e em exercício Antologia Estudos e Documentos Referências bibliográficas Legislação seleccionada
OS AUTORES: Joaquim Pintassilgo é professor e investigador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, doutor em História pela Universidade de Salamanca e autor de obras diversas nas áreas de História da Educação e de História da Cultura.
Maria João Mogarro é investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre; é doutora em Pedagogia e em História da Educação pela Universidade de Lisboa e autora de várias obras sobre formação de professores, história da educação e património cultural.
Raquel Pereira Henriques é doutora em História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é actualmente professora auxiliar convidada e investigadora do Instituto de História Contemporânea. É professora de História do ensino básico e secundário.
Detalhes:
Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 142
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-022-3
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