Educação Intercultural e Literatura Infantil
Vivemos num Mundo sem Esconderijos
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Sinopse:
Esta obra apresenta uma reflexão sobre as potencialidades da formação da educação intercultural através da literatura para crianças. Com um enquadramento teórico alargado analisam-se em particular as obras recomendadas em Portugal pelo Plano Nacional de Leitura para o 4.º ano do Ensino Básico, propondo-se também actividades pedagógicas.
Índice:
Prefácio
Agradecimentos
Introdução: Vivemos num mundo sem esconderijos Os mitos do nosso tempo O potencial de transformação social O projecto de investigação para o livro Método e objectivos Plano e organização
Parte 1 Capítulo 1. Diálogo cultural e literatura infantil As sociedades contemporâneas: conflitos em linhas de falha Em prol do diálogo intercultural O projecto de uma literatura universal e internacional Educar pela literatura infantil O estudo cultural da literatura infantil Perspectivas de abordagem da literatura infantil Conclusão
Capítulo 2. Representações do ‘Outro’ no Plano Nacional de Leitura O Plano Nacional de Leitura e a produção da ‘criança leitora’ Lógicas de exclusão A criança enquanto receptor de literatura infantil As listas de livros Conclusão
Capítulo 3. Fios Discursivos sobre ‘Educação Intercultural’ Introdução Do multicultural ao intercultural O que é a educação intercultural? Educação para a cidadania multicultural Caso prático: A educação intercultural no contexto de alguns projectos europeus Como se usa a literatura infantil em projectos europeus Bibliotecas e bases de dados Pensar e agir interculturais Comparar culturas Pontos críticos Conclusão
Capítulo 4. Modelos de Análise Introdução Ler… A utilização pedagógica de materiais de leitura multiculturais Limites dos conteúdos multiculturais Modos de ler Leitura de desocultação Modelo de Leite e Rodrigues Modelo de Botelho e Rudman Ler como preparação para a vida Modelo de Morgado e Pires Guião de questões Conclusão
Parte 2 Capítulo 5. Fichas de Leitura Introdução O Capuchinho Cinzento Contos da Mata dos Medos O gato e o escuro A história da pequena estrela A lenda do viajante que não podia parar O pavão do abre e fecha Uma Questão de Cor
Capítulo 6. África minha? Argumento e ideias principais Obras abordadas no capítulo Proposta de leitura crítica A Viagem de Djuku Uma Aventura nas Ilhas de Cabo Verde Uma Questão de Cor Ynari, A Menina das Cinco Tranças O Beijo da Palavrinha Sugestões pedagógicas Conclusão
Capítulo 7. Lendas de Árabes e Mouros Argumento e ideias principais Obras abordadas no capítulo Proposta de leitura crítica Textos sobre Mouros e Árabes Lendas de Mouras Nação e narração Contos Populares Árabes Sugestões pedagógicas Conclusão
Capítulo 8. Justiça e injustiça: local, nacional e do mundo Argumento e ideias principais Obras abordadas no capítulo Proposta de leitura crítica A diferença dos tolos e dos pequenos O papel da ilustração na representação do mundo Correr mundo Justiças e Injustiças do Mundo Contos transculturais Contos paralelos Sugestões pedagógicas Conclusão
Bibliografia primária
Bibliografia secundária
AS AUTORAS:
Margarida Morgado nasceu em Lisboa, em 1960. É doutorada em estudos culturais ingleses e professora coordenadora no Instituto Politécnico de Castelo Branco na Escola Superior de Educação. Tem coordenado projectos europeus e nacionais no âmbito da educação intercultural e literatura infantil, sendo co¬ autora de diversas monografias sobre o assunto.
Maria da Natividade Carvalho Pires nasceu em Portalegre, em 1960. É doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra e professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É também investigadora do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova.
Detalhes:
Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 232
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-021-6
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