Feiras e Mercados de Odivelas




Recomendar livro a um amigo
Colaboração com a entidade: Câmara Municipal de Odivelas

Sinopse:

A descoberta da história e património locais, através da sua valorização e protecção, num movimento permanente de encontro com a identidade e o sentido de pertença, é factor decisivo para a uma participação mais activa e empenhada dos cidadãos na comunidade. É desta dicotomia entre identidade e participação, que as Cidades e os Municípios se desenvolvem, afirmam e reforçam os caminhos da inovação local. (Susana Amador – Presidente da Câmara Municipal de Odivelas) Esta obra recorda os almocreves, as primeiras feiras e os tipos de mercados e feiras no reinado de D. Dinis, figura incontornável da história de Portugal e alma simbólica do Centro Histórico de Odivelas. Mas também relembra os diversos mercados do termo de Lisboa e os seus regulamentos, alguns deles ainda persistindo metamorfoseados e relocalizados, tendo constituído ao longo de séculos a rede abastecedora primária da capital. (Mário Máximo – Vereador do Pelouro da Cultura)

Índice:

Abertura

Preâmbulo

Administração Local – Almocreves
Itinerários Principais (mapa)

Administração Local – Feiras e Mercados
As Feiras
Tipos de Cartas de Feiras
Quadro Cronológico – Feiras
As Boas Relações de D. Dinis com o Concelho de Santarém

Odivelas – D. Dinis – O Mosteiro na Perspectiva da Administração local
Breve Biografia de D. Dinis (1261-1325)

Mercados e Feiras em Lisboa e no seu Termo
a) Apresentação
b) Mercados Locais
Registo de Algumas Feiras e Mercados de Lisboa e do Termo

Caracterização do Ambiente de Mercados e Feiras

Odivelas – Concelho

Editais e Regulamentos Municipais

Regulamento de Venda nas Feiras do Município de Loures

Regulamento de Venda em Feiras e Mercados Municipais
Preâmbulo

Anexos

Conclusão

Referências bibliográficas



O AUTOR:
Luís Manuel de Sousa Peixeira, natural de Mozinhos – Souto – Penedono, Mestre em Cultura e Formação Autárquica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Licenciado em História.
Autor de: Da Mestiçagem à Cabo-verdianidade – registos de uma sociocultura, Edições Colibri; Penedono no Contexto da Reconquista – das origens à formação concelhia, Edições Colibri; Trancosã, Palimage Editorial; Do Tempo da Outra Senhora, Palimage Editorial; Trinta e Três Poemas Inteiros, Edições Ecopy; Feiras e Mercados de Odivelas, Edições Colibri. Prémio Investigação ANIM’ART, 2009, pelo GICAV./ Viseu.

Detalhes:

Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 128
Formato: 23x16
ISBN: 978-972-772-979-1
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
31/12/2020
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

30/04/2020
Por contingências da COVID-19, os nossos serviços estão reduzidos ao mínimo. Voltaremos em breve. Volte connosco! Cuide-se!


04/04/2020
adiado! VIAGENS E COMENTÁRIOS DE UM TEMPO SEM TEMPO, da autoria de Otilina Silva
Adiado! LANÇAMENTO: dia 4 de Abril (sáb.), às 16h00, na Casa do Concelho de Alvaiázere, em Lisboa. Apresentação: Luísa Nogueira

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99