Dicionário de Falares das Beiras




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Esta seara vocabular, dirigida à generalidade da população escolarizada e não aos filólogos, está organizada nos moldes de um dicionário tradicional. No final das definições encontra-se a sigla correspondente ao nome do autor da fonte bibliográfica consultada – optámos por mencionar apenas um autor, mesmo quando, com o mesmo valor semântico, o vocabulário ou a expressão se encontram referenciados em vários autores – e/ou o local de origem do(s) nosso(s) informador(es) – a indicação da localidade ou localidades destes não significa que a palavra em questão não seja de uso corrente noutros lugares das Beiras, comum à região, ou até usual noutras zonas rurais do país.

Índice:

O AUTOR:

Vítor Fernando Barros, transmontano por filiação e cultura, nasceu ocasionalmente no Porto, e viveu cerca de sete anos na Beira Litoral.
Com estudos de Direito e Línguas e Literaturas Modernas, exerce a profissão docente na Escola Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira (Moita), leccionando a disciplina de Língua Portuguesa. É sócio da Cooperativa de Criativos e Produtores de Trás-os-Montes e Alto Douro em Lisboa.
É dirigente do SPGL (Sindicato de Professores da Grande Lisboa). Fez parte do Conselho Editorial do quinzenário do distrito de Setúbal, O Rio.
Publicou, entre outras, as seguintes obras: Uma Aldeia Transmontana: Morfologia Social de Fornos, Dicionário do Falar de Trás-os-Montes e Alto Douro e Dicionário de Falares do Alentejo (em co-autoria).
Desenvolveu dois trabalhos de campo (ainda não publicados) institulados Estudo Fonético do Concelho de Freixo de Espada à Cinta e Retrato dos Professores da Escola D. João I (Baixa da Banheira).

Detalhes:

Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 394
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-051-3
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
04/09/2017
FÉRIAS EM AGOSTO
Estimado(a)s Clientes e Amigo(a)s Entre 31 de Julho e 1 de Setembro não podemos satisfazer quaisquer encomendas, por motivo de Férias do pessoal. A partir de 4 de Setembro retomamos a nossa actividade normal. Pedindo desculpas por eventuais incómodos, agradecemos a vossa preferência... COLIBRI com gosto, para LER também em AGOSTO!

02/09/2017
FRANCO ATIRADOR – Textos de Cidadania de um Alentejano de Estremoz, da autoria de Hernâni Maia
LANÇAMENTO: Dia 2 de Setembro de 2017 (sábado), às 16h00, na Igreja dos Congregados, em Estremoz

28/07/2017
VILA BOIM, da autoria de Rui Jesuíno
LANÇAMENTO: Dia 28 de Julho de 2017 (6.ª feira), às 19h00, em Vila Boim

28/07/2017
AO CAIR DA NOITE, da autoria de Albertino Bragança
LANÇAMENTO: dia 28 de Julho (6.ª feira), às 17h30, Auditório UCCLA, Lisboa. A apresentação contará com a presença de Dr. João Viegas de Abreu; Dr.ª Sheila Khan e Dr.ª Inocência Mata. Apontamento musical pelo cantor santomense Filipe Santo

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99