A Arte do Sonho

Vozes de Maeterlink em Pessoa




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

O presente texto apresenta uma abordagem comparativa de dois autores, Maurice Maeterlinck e Fernando Pessoa, e três textos dramáticos: L’Intruse, LesAveugles e O Marinheiro. Com este estudo comparativo pretende-seanalisar a forma como Maeterlinck, através de dois dos seus primeiros dramas simbolistas datados de finais do século XIX, influenciou a subsequente produção do drama O Marinheiro de Pessoa. Com a análise de L’Intruse e de LesAveugles sublinha-se a importância do teatro do final do século XIX em França e a forma como muitas das concepções simbolistas foram reaproveitadas no texto de Pessoa no início do século XX, prestando especial atenção a quatro aspectos emblemáticos: inacção, sonho, palavra e silêncio. Os elementos que apontam para a leitura que Pessoa efectuou dos dois dramas de Maeterlinck – anotados e sublinhados nas edições existentes na sua biblioteca pessoal - evidenciam a componente inovadora do texto do autor português ao trabalhar situações e personagens em alguns aspectos semelhantes às apresentadas nos dramas do autor belga.

Índice:

Prefácio
I. Introdução
II. Maeterlinck no Templo do Sonho
III. L’Intruse e Les Aveugles como Expressão do Drama das Almas
IV. Continuidade e Inovação na Génese de O Marinheiro
V. Fernando Pessoa e a Arte do Sonho
VI. Conclusão
VII. Bibliografia Primária
VIII. Bibliografia Secundária



A AUTORA:

Carla Isabel Ferreira de Castro nasceu e vive em Lisboa. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, e mestre em Literatura Comparada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Literatura Inglesa, pela Universidade de Évora, onde lecciona desde 1992, e é membro integrado do Centro de Investigação em Letras. Dedica-se à investigação na área da literatura inglesa e da literatura comparada e artes centrando os seus trabalhos nas épocas moderna e contemporânea.

Detalhes:

Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 100
Formato: 20,5x14,5
ISBN: 978-989-689-115-2
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
19/03/2020
JARDINS IMAGINÁRIOS, da autoria de Francisco Martins da Silva
LANÇAMENTO: dia 19 de Março de 2020 (5.ª feira), às 18h30, na Galeria SPGL, em Lisboa

21/02/2020
ESTORIETAS VADIAS, da autoria de Eurico Figueiredo
LANÇAMENTO: dia 21 de Fevereiro (6.ª feira) às 18h30, na FNAC NorteShopping, Senhora da Hora (Porto). Apresentação: Luísa Feijó (tradutora) e Alexandre Alves da Costa (arquitecto)

08/02/2020
UM RANGER NA GUERRA COLONIAL – Guiné-Bissau (1973-74), da autoria de José Saúde
APRESENTAÇÃO: dia 08 de Fevereiro (sábado) às 15h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Major-General Raul Cunha e Dr. Luís Graça

01/02/2020
O CAVADOR QUE LIA LIVROS NO TEMPO DE SALAZAR, da autoria de Francisco Cantanhede
APRESENTAÇÃO: dia 1 de Fevereiro (sábado) às 15h00, na Biblioteca Municipal de Faro. Apresentação: Fernando Évora

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99