Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
A Escola Secundária Gabriel Pereira, detentora de um passado quase centenário, tem as suas origens num período muito conturbado da vida nacional: a I República, regime liberal marcado pela dura crise internacional e pelo gigantesco esforço de participação portuguesa na I Guerra Mundial.
Hoje, numa altura muito complexa da nossa vida colectiva, na qual se questiona o rumo da nossa existência enquanto país independente, é crucial olhar o passado sob um ponto de vista crítico e pedagógico.
Ao estudar a história da instituição, procura-se compreender como existiu o engenho e a arte para ultrapassar as enormes dificuldades com que a instituição se deparou. Em 1914, ano em que foi criada a Escola Industrial da Casa Pia de Évora, foram lançadas as bases para uma escola inovadora que perdurou no tempo: formou, ao longo de quase um século, sucessivas gerações profissionais.
O estudo aceita a matriz que deu sentido ao longo do percurso institucional, pois a engenharia e a arte estiveram desde as origens inscritas nos currículos e no quotidiano escolar: desde há um século, até hoje, asseguraram uma passagem pela ponte que liga o passado ao presente.
Ancorado nos paradigmas da sociologia e da história, Com Engenho e Arte – Ensino Técnico em Évora durante a I República ensaia um olhar sobre a sociedade eborense a partir de uma instituição de ensino: conjugando a biografia com a história institucional e a política com a educação
Índice:
Agradecimentos Normas de transcrição e lista de siglas Prefácio Introdução
1. Os contextos A cidade com a Escola O ensino técnico durante a Monarquia Constitucional O ensino técnico durante a I República: um projeto com resultados
2. A estrutura e a organização Instalações e equipamentos A Escola Industrial da Casa Pia de Évora (1914 1919) Da Escola Industrial de Évora à Escola Industrial e Comercial de “Gabriel Pereira” (1919 1926) As elites parlamentares e o ensino industrial e comercial em Évora A escolha de Gabriel Pereira para patrono
3. A Escola com gente dentro O tempo dos engenheiros e dos professores A oferta formativa: resposta persistente aos estímulos da transformação As lições de Taylor e a organização do trabalho oficinal Alfabetização: a importante questão de género
O tempo dos alunos. O crescimento e a longevidade da Escola Industrial e Comercial O crescimento sustentado da procura O segredo da longevidade O tempo das famílias: origens sociais e trajectória ocupacional CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA CITADA FONTES CITADAS ANEXOS
Detalhes:
Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 150
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-122-0
|