Carta aberta a António Lobo Antunes com conhecimento a Ana Leonor Pateira




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Carlos Pateira
Temas: Memórias

Sinopse:

[…]Ó António, eu que de ti nada conheço, que não seja de todo público, escrevo-te porque, por omissão de qualquer outra possibilidade, só te posso querer bem. Já sei, já sei… Presumo que não seja caso único e, por isso mesmo, estou bem distante de querer ser original ou esperar surpreender-te. Nota que até podia acontecer que, se te conhecesse, pudesse até nem te gramar. Eu, um (in?)comum mortal sem… vergonha! Tu um (i?)mortal incomum cuja “vergonha” foi, potencialmente, por ti mesmo hipotecada. Eu, um singular anónimo, deitado ao mundo pela minha mãe na vulgar… “casa do povo”! Tu, pluralmente celebrado, superiormente reconhe¬cido e distinguido, bem-nascido. […]. ********************** um livro / três personagens em cena / um, António Lobo Antunes / porque então viu, contou e mais… / um outro, Carlos Pateira / porque então tudo viveu e mais… / Ana Leonor Pateira / porque sem o tanto mais que dela então emanava, os outros dois / nunca teriam sido actores naquela cena de vida ************************** A ler de um fôlego se não lhe faltar o ânimo

Índice:

Nota Introdutória
Crónica de António Lobos Antunes
Carta aberta a António Lobo Antunes
30
Sorrindo o teu riso
Um pedido e mais


O AUTOR:

Carlos Pateira nasceu em Lisboa, em 1951. Quando aos 9 anos rumou a São Paulo, ignorava que passara a ser aluno da Viajem, a melhor Universidade que alguma vez a vida lhe proporcionaria. Volvido mais de meio século, essa Viajem continua a oferecer-lhe naturezas, povos e diversidades, uma singular cultura sempre revisitada por culturas. No Brasil dos anos 60 descobriu aquilo que o levou a concluir que o planeta era bem mais vasto do que a tela neo-realista que os seus sentidos retinham quando, ainda bem menino, passava dias felizes, infindos, à janela da velha casa da Graça debruçada sobre o Tejo. Era ali que a avó, doce, o mimava com as lendas da tradição transmontana. As memórias da sua outra raiz, a alentejana, não tardaram em chegar.
Tantos anos depois, estreia-se no mundo editorial com o presente livro que, apesar de desprovido de enredo, é farto de uma história feita de incomuns episódios e ásperas sequelas. Afinal, a história pela qual ele tudo teria dado para a poder assinar como obra de ficção. Reconhece-se na missão, no risco, na proacção, na exigência do ser e do estar, no prazer da partilha, no valor ímpar da cumplicidade.
Carlos Pateira fez dois filhos, fê-los com amor.

Detalhes:

Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 70
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-144-2
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]