|
|
As Violências nas Escolas
Recomendar livro a um amigo
|
Colaboração com a entidade: Universidade Nova de Lisboa
Sinopse:
Este livro do José Leonardo é o resultado de uma investigação levada a afeito no âmbito do mestrado em Sociologia, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, na área da Violência, Crime e Insegurança.
Trata-se de um trabalho original, rigoroso e pioneiro em Portugal no campo do estudo sociológico das violências ocorridas e reflectidas no meio escolar.
Ao abranger uma faixa etária de jovens que combinam processos diversos de socialização primária e secundária, a pesquisa de José Leonardo torna-se um espaço de observação privilegiado para a análise de diferentes tipos de violência, alguns que vêm do espaço doméstico, outros da escola, ou mesmo do meio envolvente.
Apesar de tardia, a publicação do livro de José Leonardo revela-se plenamente actual, pela pertinência social do tema em Portugal e pela ausência de obras sociológicas de referência neste domínio.
Manuel Lisboa
Índice:
Nota prévia Introdução
PARTE I ENQUADRAMENTO TEÓRICO E MODO DE INVESTIGAÇÃO
Capítulo I – Os conceitos de violência 1.1. Violência escolar – um fenómeno antigo 1.2. A construção do conceito de violência na escola 1.3. As perspectivas de abordagem das violências nas escolas 1.3.1. Os crimes e os delitos 1.3.2. A indisciplina 1.3.3. O “bullying” 1.3.4. As incivilidades
Capítulo II – Aspectos metodológicos 2.1. Objectivos da investigação e hipóteses de trabalho 2.2. Estratégia metodológica 2.3. Instrumentos de recolha de dados – o inquérito aos alunos 2.4. O universo em estudo – breve caracterização
PARTE II AS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS
Capítulo III – As vitimações por formas de violência 3.1. Caracterização das vítimas 3.2. As vitimações por ameaças e agressões físicas 3.2.1. As vitimações dos alunos 3.2.2. Caracterização da vitimação mais grave 3.3. Os roubos 3.3.1. As vitimações dos alunos 3.3.2. A caracterização da situação mais grave 3.3.3. Os roubos contra as escolas 3.4. Os assaltos 3.4.1. As vitimações dos alunos 3.4.2. A caracterização da vitimação mais grave 3.5. As ofensas sexuais
Capítulo IV – A autoria de violências 4.1. A autoria de formas de violência 4.1.1. A autoria genérica de formas de violência 4.1.2. A autoria de ameaças e agressões físicas 4.1.3. Os roubos 4.1.4. Os assaltos 4.1.5. As vitimações e autorias simultâneas 4.2. Outros tipos de autoria 4.2.1. A posse de armas 4.2.2. Prática de “danos” contra a escola, professores ou funcionários 4.2.3. A prática de “infracções” às regras escolares 4.2.4. O convite para fazer algo de ilegal ou proibido 4.2.5. As práticas de risco
Capítulo V – A percepção da violência 5.1. A observação de actos violentos 5.2. A comparação do nível de violência (as escolas, o bairro) 5.3. O nível de medo/receio 5.4. O ambiente geral da escola
Conclusões
Bibliografia
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 158
Formato: 23x16
ISBN: 978-972-772-887-9
|
Outros livros da colecção
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
07/03/2021
MUNDO(S) – Livro 11 – Coletânea de Poesia Lusófona
Sessão de apresentação – Online – dia 07 (domingo) de março, pelas 15h30, através do link: https://us04web.zoom.us/j/71397341650?pwd=cjBkQ1QxNXUycHA1Tm1LVkJtR3pZUT09
ID da reunião: 713 9734 1650
Senha de acesso: Q3Usq3
31/12/2019
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
|