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Sinopse:
SINOPSE:
Em Dança Teatral: Ideias, Experiências, Ações, a dança é entendida como uma prática através da qual os artistas refletem sobre o mundo. A autora começa por discutir a noção de dança e examinar os materiais que a constituem. Concentra-se, em seguida, no trabalho de Merce Cunningham, Bill T. Jones e Francisco Camacho. As obras são interpretadas tendo em consideração as visões dos criadores sobre a sua própria prática e as especificidades contextuais que informam o seu trabalho e as suas experiências. São analisadas obras de outros autores, tais como Yvonne Rainer, Pina Bausch, Mathilde Monnier, Jérôme Bel e Vera Mantero, exemplificativas da diversidade de conceitos artísticos e expressões performativas.
“[Este livro] estabilizará para os próximos tempos um conjunto de valores e de prerrogativas das quais eu gostaria de destacar três. A primeira é a estabilização de um conjunto de conceitos operatórios para o universo dos falantes da língua portuguesa, realizada a partir do cruzamento da antropologia com a terminologia e com a coreografia. […] Um segundo aspecto que destaco é o esclarecimento sem reservas da distinção entre a dança teatral e a dança social […]. O terceiro aspecto, que decorre do privilégio da autora conseguir reunir duas dimensões da prática de dança – foi professora de técnica de dança clássica, bailarina e crítica e é, há muito, antropóloga –, tem a ver com a demonstração da necessidade de recusar apenas a dimensão impressionista na recepção de um qualquer espectáculo de dança teatral, porque esta é, enquanto prática cultural, complexa, com códigos com práticas de incorporação, muito mais do que um acto de um corpo ou corpos espontâneos ou agindo naturalmente.”
António Pinto Ribeiro, Etnográfica (Vol. 12-1, 2008)
Índice:
ÍNDICE
Agradecimentos
Introdução
1. A dança: conceitos e propósitos As práticas e as ideias dos agentes artísticos Exemplo 1. Vera Mantero Exemplo 2. Jérôme Bel Exemplo 3. Judson Dance Theater Propósitos e contextos de ocorrência da dança Dança teatral O lugar ao espectador Dança social O entretenimento no espetáculo Dança ritual Deslocações e transformações
2. A dança teatral: técnicas, estilos e elementos O corpo é agente, instrumento e objeto Saber estar e saber fazer Intensificar a presença Dispor formas de pensar “O corpo de ideias” O sentido cinestésico Estilos de movimento O gesto e as outras ações do corpo Espaço, tempo, peso e fluência O movimento no espaço Outros elementos do espetáculo
3. “Não há pontos fixos no espaço”: Merce Cunningham Posições e hierarquias Mudanças imprevisíveis Indeterminação e acaso Coexistências O “político” na criação coreográfica Liberdade percetiva
4. “O mundo tal como gostaríamos de o ver”: Bill T. Jones Eu danço contigo e tu danças comigo Diversidade estilística Uma “voz afro americana” A experiência emocional Reorganizar o mundo Uma resposta a si próprio Esperança, confiança e entreajuda 5. A representação do “ser português”: Francisco Camacho A Nova Dança Portuguesa Instituições e programações Novos corpos Infraestruturas da dança contemporânea A contração e a expansão Um equilíbrio precário O lugar ao intérprete
Conclusão
Anexo – Espetáculos Analisados
Bibliografia
Filmografia
A AUTORA: Maria José Fazenda é Professora Adjunta na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Doutorada em Antropologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Investigadora do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 230
Formato: 16x23
ISBN: 978-989-689-210-4
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