Diálogos no Silêncio

… Na Senda do Eu!




Recomendar livro a um amigo
Temas: Ficção, Alentejo

Sinopse:

«Num penetrante texto, e com um estilo inconfundível, singularizado pela precisão e por uma notável naturalidade, o autor resume o seu conteúdo central numa pequena mas ambiciosa frase: “a busca da felicidade na sua plenitude mais pura. Não dos prazeres esporádicos e fugazes que a vida nos vai dando aqui e ali, mas antes de uma felicidade absoluta e plena”. (…) A complexidade e a vulnerabilidade das relações pessoais, a experiência da vida como aventura principalmente interior e, sobretudo, o inconformismo e a inadaptação encontram¬ se bem presentes no trabalho de Ricardo Barros, onde a nitidez e a articulação das ideias que assinalam o seu estilo adquire uma precisão extraordinária. Não é estranho que no universo narrativo desta obra sobreleve a sensação de que está muito particularizado um latejo íntimo que reflete a desorientação e a perplexidade do ser humano, que emerge de um olhar literário muito peculiar do seu autor e que responde, sem dúvida, à sua própria experiência vital. Talvez a parte mais importante desta obra seja o lugar que é conferido às perguntas contínuas que a personagem fictícia formula acerca do significado dos comportamentos e das atitudes e que abre caminho à exploração de mundos novos e, muitas vezes, ocultos, situando como objeto da literatura as contradições da condição humana. Certamente que a natural diversidade de opiniões sobre uma obra desta natureza indica que é nova, complexa e vital. Quando os críticos e os leitores divergem o autor está de acordo consigo mesmo.» [Licínio Lampreia]

Índice:

Ricardo Rodrigues Osório de Barros nasceu em 1972 em Évora, embora se assuma, de corpo e alma, como calipolense dado que reside em Vila Viçosa desde o seu terceiro dia de vida.
Formou-se em Engenharia Biofísica – Universidade de Évora – em 1996, fez a sua Pós-Graduação em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental na Perspectiva das Comunidades Europeias – Universidade Nova de Lisboa – em 1998. Mais tarde, em 2010, concluiu o Curso de Mestrado em Ciências da Paisagem – Especialidade: Ordenamento da Paisagem e do Território – Universidade de Évora.
Desde o início do seu percurso profissional, tem colaborado em trabalhos eminentemente técnicos e científicos, tendo desenvolvido a sua atividade em diversas instituições. Publicou, neste âmbito, vários artigos técnicos e científicos.
Após encetar a sua militância no Partido Socialista, em 2002, ocupou cargos políticos, nomeadamente na Câmara Municipal de Évora, sendo atualmente Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa e Secretário Coordenador da Seção do PS de Vila Viçosa.
Católico convicto e praticante detém uma empenhada devoção por Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.
Paralelamente a toda a atividade técnica e política, desde sempre nutriu um grado prazer pela literatura e pela escrita, muito embora este “Diálogos no Silêncio … Na Senda do Eu” seja a sua primeira experiência editada.

Detalhes:

Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 108
Formato: 21x15
ISBN: 978-989-689-278-4
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
13/06/2017
FILOSOFIA E HISTÓRIA, de Fernanda Henriques
LANÇAMENTO: Dia 13 de Junho de 2017 (2.ª feira), às 19h00

05/06/2017
CONCELHO DE TONDELA – HERÁLDICA, HISTÓRIA E PATRIMÓNIO, de Luís Ferros, Manuel Ferros e Rui do Amaral Leitão
BREVEMENTE DISPONÍVEL

31/05/2017
ECLÉTICA II - em formação (Regulamento)
INFORMAÇÃO DETALHADA: clique em "links" *ECLÉTICA II, nesta página

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99