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Sinopse:
Os museus fazem parte da nossa vida diária. Nunca tanto como hoje se falou e participou em eventos culturais, dentro das rotinas dos nossos lazeres. De facto, lazer e saber articulam-se entre si e dialogam com as nossas vidas profissionais e com as práticas de cidadania da contemporaneidade. Assim sendo, esta obra colectiva, assinada por diversos especialistas nas matérias tratadas, pretende facultar alguns materiais para o entendimento e aplicação, ao nosso quotidiano, da cultura científica percebida enquanto parte das nossas identidade e diferença Portuguesas.
Especificamente, procura-se lançar para a mesa algumas questões e desassossegos apoiados em reflexões históricas, semióticas e sociológicas, articuladas com a prática da museologia. Por exemplo, a Sociologia Reticular Interdimensional significa um estilo de fazer Sociologia através da organização de diversas redes sociais e históricas circulantes no museu, no seio das suas dimensões societais, como a economia, a política e a cultura.
Nesta perspectiva, foi realizado um estudo de terreno junto dos públicos de exposições sobre temas de Ciência, como os dinossáurios, ocorridas no Museu Nacional de História Natural e na Torre Vasco da Gama, em Lisboa.
Um tal estudo empírico aplica e desenvolve um diálogo inédito entre ideias ainda pouco discuti das nos Museum Studies, como a musealização, a museabilidade, a comunicação pública da Ciência, a compreensão pública da Ciência, os modos de literacia, as formações formal, semi-formal e informal, os museus virtuais, etc.
Em suma, a questão transversal que perpassa neste estudo é a seguinte: como traduzir o saber do cientista em conhecimento útil para informar e formar os cidadãos Portugueses, em termos de uma cidadania cultural dialógica?
Índice:
PREFÁCIO Fernando Barriga
RESUMO CONCEPTUAL (OU CONCEPTUAL ABSTRACT) I. OS MUSEUS CIENTÍFICOS ENTRE A MUSEABILIDADE E A MUSEALIZAÇÃO Introdução Pedro de Andrade
1. A Museabilidade e a Literacia da Ciência: consumos, cidadania e cultura 1.1. O Que é a Museabilidade Pedro de Andrade
1.2. O Público dos Museus Pedro de Andrade
2. A Representação da Ciência em Vista à sua Apresentação Pública no Museu 2.1. A Literacia Museológica: Textos, Espaços, Objectos e Eventos José Augusto Mourão
2.2. O Museu como Acto Comunicativo: Produção e Interpretação José Augusto Mourão
2.3. A Máscara dos Objectos: em torno de Um Beijo Dado Mais Tarde José Augusto Mourão
2.4. A Simbólica da Taxonomia Científica: Símbolos Alquímicos em Botânica Alexandra Escudeiro
2.5. Acervos e Razões de Ser das Colecções de História Natural: o Herbário do Museu e Jardim Botânico da Universidade de Lisboa Alexandra Escudeiro
3. A Mediação do Saber Científico veiculada pelo Museu 3.1. A Colecção ‘Naturalia’ de Frei Manuel do Cenáculo: Fonte para a História da Ciência em Portugal Ana Luísa Janeira e Alexandra Nascimento
3.2. O Gabinete de Curiosidades de Frei Manuel do Cenáculo: uma Museografia para o Público entre o Real e o Imaginário Ana Luísa Janeira e Alexandra Nascimento
3.3. Primórdios do Coleccionismo Moderno em Espaços de Produção do Saber e do Gosto Ana Luísa Janeira e Alexandra Nascimento 3.4. A Naturalia de Frei Manuel do Cenáculo (1724-1814) e o Espólio Ana Luísa Janeira e Alexandra Nascimento 3.5. A Sócio-Ecologia do Museu de História Natural César Lopes
4. A Reapropriação do Conhecimento realizada pelos Públicos de Ciência 4.1. Museus, Público e Literacia Ana Luísa Janeira e Alexandra Nascimento 4.2. Cidadania e Estética na Comunicação Pública da Ciência Maria Melo Giraldes 4.3. Virtualidades do Museu e Museus Virtuais Pedro de Andrade
II. PÚBLICOS, LITERACIA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E OPINIÃO PÚBLICA
Introdução Pedro de Andrade 1. Os Públicos de Conteúdos Científicos: Segmentos e Estrutura Pedro de Andrade 2. Comunicação Pública da Ciência: a Publicitação da Exposição pelos Mass Media e Internet Pedro de Andrade
3. Educação, Formação Formal na Escola e Formação Semi-Formal / Informal da Ciência no Museu 3.1. O Museu Científico-Tecnológico na Convergência entre o Ensino Oficial das Ciências Naturais e o Discurso Museológico Catarina Leal
3.2. Compreensão Pública de Ciência e Comunicação entre a Escola e o Museu Pedro de Andrade
III. CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
APÊNDICES 1. Diário do Museu Liliana Póvoas
2. Formulário de Questionário
INDEX
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 330
Formato: 23x16
ISSN: 978-989-689-055-1
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