Olhares Sobre a Música em Portugal no Século XIX
Ópera, virtuosismo e música doméstica
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Sinopse:
“[Olhares sobre a música em Portugal no século XIX] é um volume repleto de informação inédita e profundamente estimulante para todos os que se dedicam aos estudos artísticos e culturais em Portugal, cuja leitura vem demonstrar a riqueza e complexidade de uma época à qual começamos enfim a prestar justiça. Com este livro, ficamos a dever à autora a confirmação inequívoca de que a história da música em Portugal no século XIX merecia, de facto, ser contada.” [Paulo Ferreira de Castro].
Índice:
Prefacio Introdução Siglas 1. Entre a tradição italiana, a reforma garrettiana e as motivações politicas – os compositores de opera na Lisboa de meados do século XIX 2. A contratação dos cantores e a formação das companhias nos teatros de S. Carlos e de S. Joao (1833-1853) 3. As orquestras dos teatros de opera em Lisboa e no Porto durante o século XIX 4. “Algumas modinhas de bom gosto, e duetos Italianos para Meninas”: a musica e a educação de uma família açoriana do inicio do século XIX 5. A Arcádia nas Laranjeiras ou os faustos da elite liberal: Il sogno del zingano de Antonio Luis Miró 6. O teatro de Scribe em Lisboa após a vitória liberal (1834-1853) 7. “O celebre auctor dos Lombardos e do Hernani”: a recepção de Verdi em Portugal na década de 1840 8. Revisitando uma obra de juventude: Jose Francisco Arroyo e a ópera Bianca di Mauleon 9. “[E]sta sempre macadora opera”: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX 10. A descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista 11. Aspectos da recepção de Wagner no Portugal dos anos 1861 a 1883: em torno de Eurico de Miguel Ângelo Pereira Índice dos principais nomes citados no texto
A AUTORA:
Luísa Cymbron ensina no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa. É autora, em colaboração com Manuel Carlos de Brito, de História da Música em Portugal (Universidade Aberta, 1992), editou um volume da Revista Portuguesa de Musicologia inteiramente dedicado ao século XIX (nº 10, 2000) e o catálogo da exposição Verdi em Portugal 1843-2001 organizada pela Biblioteca Nacional de Portugal e o Teatro Nacional de S. Carlos aquando do centenário da morte do compositor. Desde 2007, é membro do CESEM tendo integrado a equipa de diversos projectos de investigação, todos eles ligados aos estudos operáticos.
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 356
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-248-7
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