Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
(…) Magalhães-Vilhena segue um método de pesquisa aferido na melhor prática científica internacional a fim de investigar uma problemática nacional com raízes teóricas europeias que sempre o interessou no país como no estrangeiro.
Referimo-nos à multímoda filosofia de António Sérgio, considerada na sua unidade e coerência íntimas; na genuína criatividade que levou Sérgio “a ultrapassar largamente os quadros [das nossas] condições sociais retardatárias”; e na sua dimensão sociológica, na qual se fazem sentir “contraditoriamente as contradições mesmas que Sérgio se propõe estudar, para em retorno, contribuir para a sua transformação”.
Trata-se de uma obra inédita, de grande fôlego, que Magalhães-Vilhena iniciou em 1965 sobre o idealismo filosófico de António Sérgio – estrangeirado no próprio país como de si mesmo escreveu – mas que não conseguiu ultimar. Com este trabalho, o Autor pensava pôr termo ao diálogo filosófico que encetara aos dezassete anos com Sérgio e a sua obra (1883-1969) – após o regresso deste do exílio em 1933 – e que prosseguiu para lá da morte de Sérgio, em circunstâncias por vezes bastante difíceis.
[Do Prefácio]
Índice:
PREFÁCIO DO EDITOR: A PERMANÊNCIA DE UM DIÁLOGO
CRITÉRIOS DA EDIÇÃO
AGRADECIMENTOS
PREÂMBULO ANEXO AO PREÂMBULO
CAPÍTULO I: O IDEALISMO CRÍTICO E A QUERELA DOS IDEALISMOS 1 – António Sérgio e o Idealismo Crítico 2 – Raízes Gnoseológicas do Idealismo Sergiano 3 – O Idealismo Crítico Sergiano
CAPÍTULO II: O IDEALISMO E A CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA ADENDA I: TEXTOS POR COLOCAR
CAPÍTULO III: IDEALISMO HISTÓRICO SOCIAL ADENDA II: TEXTOS POR COLOCAR
CAPÍTULO IV: IDEALISMO ÉTICO E SÓCIO POLÍTICO
CAPÍTULO V: “UM IDEALISTA NO MUNDO REAL” ANOTAÇÕES FINAIS
CONCLUSÃO
APÊNDICE I: ACRESCENTOS POR COLOCAR
APÊNDICE II: CARTAS
NOTAS DA EDIÇÃO
ÍNDICE ONOMÁSTICO
O AUTOR:
Vasco Magalhães-Vilhena nasceu em 1916. Licenciatura em Ciências Históricas e Filosóficas na Universidade de Coimbra, 1939. É impedido pela Guerra de usufruir duma bolsa para a Universidade de Cambridge a fim de estudar as implicações episte¬mo¬lógicas dos novos fundamentos da Ciência. (…). Doutoramento na Sorbonne com a defesa de duas teses sobre Sócrates, 1949. Publicação das teses de Doutoramento nas P.U.F., 1952. Prémio da Association des Etudes Grecques, 1954. (…) Colaborador do “Centre de Recherches sur la Pensée antique” (…), na Sorbonne (…). Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, 1975. Professor Catedrático da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu intensa actividade científica, pedagógica e cívica, 1975-1980. Membro de várias instituições e associações científicas nacionais e estrangeiras. Faleceu em 1993.
Detalhes:
Ano: 2013
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 556
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-235-7
|