pequeno vade-mécum ad loca infecta

– para docentes, estudantes e outros mártires (= testemunhas) da modernidade cansados mas ainda capazes de uma técnue esperança




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Sendo assim, docentes e alunos – bem como outros mártires desta modernidade que nos incumbe viver e, dentro dos possíveis, tornar viável – encontram-se nas trincheiras de uma humanidade ainda por inventar e amparar; situam-se na linha de frente de um agon que vai decidindo a toda a hora quem nós somos, qual a natureza da nossa liberdade e dignidade, como havemos de viver amanhã e o que devemos dizer uns aos outros em nome desse imperativo de sermos mais (do que hoje somos), visando sempre a verdadeira mobilidade transformadora – amorosamente destrutiva e/ou criativa – em radical contraste com essas forças de mobilização da Engrenagem. Recorde-se que a mobilização (que pertence à lógica da Engrenagem que nos esmaga) deixa no seu rasto a arregimentação da sensibilidade. Tal arregimentação acarreta, por sua vez, a redução – por definição, mutiladora – dos campos semióticos do ser ainda por imaginar. A Engrenagem quer obrigar-nos a ser menos do que humanamente somos e humanamente podemos chegar a ser.

Índice:

O PRÓLOGO: em torno deste vade-mécum para quem deseje ler uma espécie de manifesto pedagógico, ou diário íntimo de um docente que decidiu escrever com os pés (já que as suas mãos se encontram atadas), ou, ainda, a confissão de um esperançoso crónico.

O GLOSSÁRIO: uma pequena bússola em forma de prosa a fim de esclarecer o léxico assumidamente (e amorosamente) obsessivo do autor.

O CALENDÁRIO: Dois dias destacados de cada um dos Doze Meses do Calendário da República Francesa, anos 219-220 a contar de 1792, época da Convention Nationale sob a égide dos Jacobinos. O calendário deve-se à colaboração do matemático Gaspard Monge, o astrónomo Alexandre Guy Pingré, o astrónomo Joseph Jérôme Lefrançois de Lalande, o químico Louis-Bernard Guyton de Morveau, o matemático e astrónomo Joseph-Louis Lagrange, o poeta Fabre d’Églantine e o jardineiro do Jardin des Plantes du Musée National d’Histoire Naturelle de Paris, André Thouin.

Incluem-se, no final do calendário, dois dias, ditos complementares ou «complémentaires» correspondentes aos «jours sans-culottides», especificamente, o de «La Fête des Récompenses» e o de «La Fête de la Révolution». Estes dias feriados celebravam-se no final de cada ano durante os aproximadamente doze anos de funcionamento deste calendário republicano.

E, ao longo deste vade-mécum, o electrocardiograma de um coração que resiste.

Detalhes:

Ano: 2013
Capa: capa dura
Tipo: Livro
N. páginas: 144
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-310-1
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
10/04/2024
O GENERAL SPÍNOLA E A GUINÉ-BISSAU – Contra os Ventos da História, da autoria de Carlos Santos Pereira
LANÇAMENTO: dia 10 de abril (4.ª feira), às 18h00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos de Matos Gomes

30/03/2024
MEMÓRIA HISTÓRICA DA MUITO NOTÁVEL VILA DE CASTELO DE VIDE, da autoria de César Videira
APRESENTAÇÃO: dia 30 de Março de 2024 (sábado), às 18h30, na Feira do Livro de Castelo de Vide. Apresentação: António Ventura (Professor Emérito da Universidade de Lisboa)

23/03/2024
ARTE MEDIEVAL PORTUGUESA – NOVAS INTERPRETAÇÕES, da autoria de José Custódio Vieira da Silva
LANÇAMENTO: 23 de Março de 2024 (sábado) 17h00, na Casa d’Avenida, em Setúbal. Apresentação: Prof. Doutor Luís V. Afonso (Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

20/03/2024
MEMÓRIAS DE UM COMBATENTE, ANTES E DEPOIS DO 25 DE ABRIL DE 1974,da autoria de João Pedro Quintela Leitão
LANÇAMENTO: 20 de Março de 2024 (4.ª feira) 17h00, no CASlisboa. Apresentação: Dr. Bruno Miguel Galeano Quintela Leitão Dr. Pedro Eugénio Galeano Quintela

16/03/2024
AI, ALENTEJO… – Memórias Rurais, da Autoria de Abílio Maroto Amiguinho
APRESENTAÇÃO: Dia 16 de Março de 2023 (sábado), às 16h00, na Sede da Junta de Freguesia de Santa Eulália (Elvas). Apresentação: Dr.ª Ana Maria Maroto

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]