Resolução de Problemas em Contexto Escolar




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Este livro destina‐se a educadores em geral, professores, outros profissionais ligados à Educação e estudantes desta área de formação, na medida em que se dirige a todos aqueles que se preocupam com o saber ensinar de forma ativa e significativa. Neste sentido, procura esclarecer formas de implicar o educando nos processos de aprendizagem sobretudo através da resolução de problemas e de tarefas abertas e desafiantes, avançando‐se dados empíricos de caracterização de problemas e de processos tendentes à sua resolução. Aquilo a que a educação se propõe é aqui entendido em sentido amplo, pois, para além de se valorizar a instrução, valoriza‐se, igualmente, a aprendizagem da convivência e da cidadania, bem como a regulação do funcionamento pessoal. Deseja‐se, portanto, que tenha utilidade para todos os que trabalham ou aspiram trabalhar em Educação e espera‐se que a leitura dos diferentes capítulos constitua, em si mesma, uma tarefa desafiante e prazenteira.

Índice:

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1. PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN: PROCESOS DE APRENDIZAJE Y ENSEÑANZA EN SITUACIONES EDUCATIVAS
Alfonso Barca Lozano
1. Introducción
2. Nucleos conceptuales de la psicología para contextos educativos y aportaciones básicas de la psicología a la educación
2.1. Fuentes y estructura de los procesos de aprendizaje
2.2. Estructura del proceso de aprendizaje: variables
2.2.1. Variables externas de aprendizaje
2.2.2. Variables internas/cognitivas de aprendizaje
2.2.3. Variables contextuales de aprendizaje
2.2.4. Organización de contenidos y estilos instruccionales: su incidencia en la comunicación en el aula y en el ambiente motivacional
3. Psicología escolar y psicopedagogía: su incidencia en las prácticas educativas y estrategias de aprendizaje y enseñanza
Referencias Bibliográficas

CAPÍTULO 2. PREOCUPAÇÕES, PROBLEMAS E INTERESSES DOS ALUNOS NO QUADRO DA GESTÃO CURRICULAR
Margarida S. Damião Serpa, Suzana Nunes Caldeira, Carlos João Gomes
1. Introdução

2. Problema, conflito e interesse

3. Classificação de problemas, conflitos e interesses

4. Preocupações e interesses das crianças

5. Aspetos de intervenção em resolução de problemas

6. Papel da formação de professores no desenvolvimento da resolução de problemas

Referências Bibliográficas

CAPÍTULO 3. PROBLEMAS RELACIONAIS NA ESCOLA: EXPLICAÇÕES E SENTIMENTOS DOS ADOLESCENTES
Maria José D. Martins

1. Introdução

2. Conflito e agressão

3. Agressão de tipo relacional

4. Método
4.1. Participantes
4.2. Instrumento
4.3. Procedimento

5. Apresentação dos resultados
5.1. Explicações e sentimentos das vítimas
5.2. Explicações e sentimentos dos agressores
5.3. Explicações e sentimentos dos observadores

6. Semelhanças e diferenças nas explicações e sentimentos das vítimas, agressores e observadores
7. Implicações para a prevenção da violência em contextos educativos e comunitários
Referências Bibliográficas


CAPÍTULO 4. A INTERAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM DESAFIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Marie Stephanie Cabral, José Manuel Cascalho, Margarida S. Damião Serpa, Ricardo Cunha Teixeira

1. Introdução

2. A Resolução de Problemas na sala de aula
2.1. O processo de resolução de problemas
2.2. Fatores envolvidos na resolução de problemas
2.3. Abordagens do ensino da resolução de problemas
2.4. Construção da representação de um problema
2.5. Comunicação matemática e normas sociomatemáticas

3. O estudo das interações na resolução de problemas, em situação de estágio
3.1. Método
3.1.1. Procedimentos de análise
3.1.2. Caracterização das crianças
3.1.3. Modelo utilizado na resolução das situações problemáticas
3.1.4. Caracterização das situações problemáticas
3.2. Análise da comunicação realizada em cada situação problemática
3.3. Comparação entre as três situações de ensino analisadas
4. Conclusões
Referências Bibliográficas

NOTA SOBRE OS AUTORES

Detalhes:

Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 162
Formato: 16x23
ISBN: 978‐989‐689‐376‐7
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/12/2017
CONTOS PRÓDIGOS (e outros) VADIOS, da autoria de Conceição Oliveira
LANÇAMENTO: dia 16 (sábado) de dezembro de 2017, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Aveiro

16/12/2017
EM NOME DO FILHO, da autoria de Manuel da Luz
LANÇAMENTO: Dia 16 de Dezembro de 2017 (sábado), às 15h15, no Museu de Portimão. Apresentação: Dr.ª Dália Paulo

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99