Frege e Intérpretes de Frege

Seminário de Charles Travis




Recomendar livro a um amigo
Coordenação: Sofia Miguens, Susana Cadilha
Colecção: Episteme

Sinopse:

“Fala‐se aqui não apenas da natureza de pensamentos (comummente tratados sob o título de ‘proposições’), sentido, referência, conceitos e objectos, ou da natureza de uma Begriffsschrift ou escrita conceptual (o nome que Frege deu ao seu sistema de lógica), mas também de questões que se prendem com a natureza da representação, da primeira pessoa e da linguagem, e com uma concepção da lógica e da verdade. No fundo, e em suma, trata‐se de tentar definir o que é ser um pensador. Tal como aconteceu nos seminários que deram origem ao volume, os textos de Frege estão no centro da exploração dos temas.” (Prefácio).

Índice:

Prefácio

Programa (syllabus) do Seminário do Porto

Seminário Porto-Sidney

Três ideias fundamentais acerca da natureza dos pensamentos: a invisibilidade dos pensamentos, a prioridade lógica dos pensamentos relativamente aos conceitos, a generalidade dos pensamentos
Decomposição e Princípio do Contexto
A generalidade dos pensamentos e o abismo entre o conceptual e o não conceptual
Que tipo de relação é representar
Saturado e insaturado
Conceitos e objectos
Objectos e identidade
Introduzindo a referência (Bedeutung). O passo do conteúdo julgável para o sentido e a referência (Sinn e Bedeutung)
Über Sinn und Bedeutung
A disputa com Russell sobre Sinn e o Monte Branco
Primeira pessoa e modos de apresentação
Pensamentos singulares
Referência (Bedeutung) – conceitos e objectos
Analisando Ricketts
Lógica

A verdade. Por que razão Frege não é um minimalista quanto à verdade
Os dois rostos (aparentes) da lógica
Julgar e declarar

Anexo: Projecto The Bounds of Judgement – Frege, cognitive agents and human thinkers (Os limites do juízo – Frege, agentes cognitivos e pensadores humanos)
Principais hipóteses do Projecto
Referências bibliográficas iniciais do Projecto



COORDENAÇÃO:

Sofia Miguens é Professora e Investigadora na Universidade do Porto (Departamento de Filosofia e Instituto de Filosofia). Foi Visiting Scholar na Universidade de Nova Iorque (2000), no Institut Jean Nicod ‐ Paris (2007‐2008) e na University of Sydney ‐ Australia (2013) Autora de diversos livros, coordenadora de vários outros (entre eles, mais recentemente, Consciousness and Subjectivity (Frankfurt, Ontos Verlag, 2012) e Conversations on Human Action and Practical Rationality (Newcastle, CSP, 2013), trabalha sobretudo nas áreas da filosofia da mente e da linguagem, filosofia moral e história da filosofia contemporânea. Entre 2011 e 2014 foi a Investigadora‐Responsável do Projecto Os Limites do Juízo – Frege, agentes cognitivos e pensadores humanos.

Susana Cadilha é Investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. Autora de vários artigos sobre teoria da acção, ética e meta‐ética e coordenadora de livros como Acção e Ética ‐ Conversas sobre Racionalidade Prática (Colibri, 2011), está prestes a completar uma dissertação de doutoramento intitulada «O que é agir moralmente?»

Charles Travis é Professor Emérito do King’s College – London. Na sua obra, destacam‐se os três volumes de Collected Papers – Occasion‐Sensitivity (2008), Objectivity and the Parochial (2011) e Perception ‐ Essays after Frege (2013), publicados pela Oxford University Press – bem como interpretações de Wittgenstein de inspiração fregeana (Unshadowed Thought, 2001 e Thought’s Footing, 2006). Em 2011 e 2013 leccionou na Universidade do Porto e na Universidade de Sydney ‐ Australia os seminários sobre Frege que deram origem ao presente volume.

Detalhes:

Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 124
Formato: 16x23
ISBN: 978‐989‐689‐383‐5
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
04/09/2017
FÉRIAS EM AGOSTO
Estimado(a)s Clientes e Amigo(a)s Entre 31 de Julho e 1 de Setembro não podemos satisfazer quaisquer encomendas, por motivo de Férias do pessoal. A partir de 4 de Setembro retomamos a nossa actividade normal. Pedindo desculpas por eventuais incómodos, agradecemos a vossa preferência... COLIBRI com gosto, para LER também em AGOSTO!

02/09/2017
FRANCO ATIRADOR – Textos de Cidadania de um Alentejano de Estremoz, da autoria de Hernâni Matos
LANÇAMENTO: Dia 2 de Setembro de 2017 (sábado), às 16h00, na Igreja dos Congregados, em Estremoz

24/08/2017
O BARRANQUENHO - Língua, Cultura e Tradição, da autoria de María Victoria Navas
LANÇAMENTO: Dia 24 de Agosto de 2017 (5.ª feira), às 21h00, no Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia, em Barrancos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99