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Sinopse:
Autor de vasta obra publicada, João Miguel dos Santos Simões (1907-1972) foi figura marcante para o estudo da azulejaria e cerâmica portuguesa e holandesa.
Passados mais de quarenta anos sobre o seu desaparecimento, a obra legada é não só de referência imprescindível, como serviu também de estímulo a inúmeros investigadores, cujo trabalho reflecte o dinamismo de uma geração que soube trilhar os caminhos abertos por Santos Simões.
O livro que agora se dá à estampa tem como objectivos o de apresentar novas perspectivas histórico-científicas em torno dos estudos sobre Azulejaria e Cerâmica e o de prestar bom testemunho da recepção da herança de Santos Simões. A afirmação da História da Arte como ciência aberta tem-se reforçado em Portugal nos últimos anos, justamente porque soube prosseguir a lição dos seus grandes nomes-referência. ******
João Miguel dos Santos Simões (1907-1972) was a prolific author and an outstanding figure in the study of Portuguese and Dutch tiles and ceramics. More than forty years after his passing, his research still serves as an indispensable reference and a source of inspiration for many scholars. Their work reflects the dynamism of a new generation capable of following the paths created by Santos Simões.
The aim of this book is to present new historical and scientific perspectives for the study of tiles and ceramics and to showcase the reception of Santos Simões' scientific legacy. In the recent years the History of Art in Portugal has asserted itself as an open science, precisely thanks to its capacity to learn the lessons thought by its key figures.
Índice:
PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL Investigação no Museu Nacional do Azulejo: Entre um projecto de Centro de Estudos e uma Rede Temática Paulo Henriques Os azulejos da igreja de São Lourenço de Carnide: um caso de estudo entre a incúria e a valorização Maria João Neto, Clara Moura Soares 14X14: Apresentação do PISAL, Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa Maria Bispo ‘Projecto SOS Azulejo’: da Prevenção Criminal à Salvaguarda Global do Património Azulejar Português Leonor Sá O Património Cultural dos antigos hospitais de Lisboa: Um tesouro desconhecido e ameaçado Luiz Damas Mora
PROJECTOS CIENTÍFICOS Devolver ao olhar Alexandre Pais, Lurdes Esteves Projecto PRINTART: Sistema computacional para apoio ao estudo da azulejaria portuguesa Gustavo Carneiro, Duarte Lázaro O Inventário do Património em Azulejo do Século XVIII. Na continuidade de um modelo de inventário do Azulejo em Portugal Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara, Patrícia Alexandra Rodrigues Monteiro, Isabel Augusto dos Santos Pires RADIART – um projecto interdisciplinar centrado no uso de técnicas não invasivas para o diagnóstico, descontaminação e conservação da herança cultural M. Isabel Prudêncio Datação, autenticidade, materiais e pigmentos. Estudos laboratoriais sobre Faiança Portuguesa e Porcelana Chinesa produzida para o mercado Português (séculos XVI a XVIII) M. Isabel Dias Estudo de painéis de azulejo atribuídos a Gabriel del Barco R. S. Carvalho, A. P. Carvalho, M. F. Vaz Investigação ao abrigo do Projecto “Degradação e Conservação de Azulejos Históricos” João Manuel Mimoso Os mestres do azulejo no tempo dos Filipes (1580-1640): A encomenda azulejar Céline Ventura Teixeira
ESTUDOS DE AZULEJARIA (SÉCS. XV-XVIII) Developments in Research on Dutch Tiles Johan Kamermans A fauna e a flora nos azulejos do antigo colégio de Santo Antão-o-Novo. Estudo e aprofundamento de inventário Rosário Salema de Carvalho, Luís Mendonça de Carvalho, Ana Maria Costa Figuras de Convite Luísa d’Orey Capucho Arruda Romantismo: o período áureo da azulejaria portuguesa Francisco Queiroz, Ana Margarida Portela O Azulejo Publicitário: evolução e aspectos Cristina Carvalho “Em Portugal o azulejo continua vivo!” João Miguel dos Santos Simões e a produção cerâmica do seu tempo Ana Almeida
ESTUDOS DE CERÂMICA Loza dorada de Sevilla en el siglo XVI: Testimonios documentales, analíticos y materiales Alfonso Pleguezuelo Esculturas Della Robbia em Portugal: Estado da questão e novas metodologias de análise Pedro Flor As faianças da Rua Pedro Dias, em Tomar Estudo composicional, tipológico e decorativo Joana Magalhães, Ana Guilherme, Salete da Ponte, Ricardo Triães, Luísa Carvalho, João Coroado, Fernando Rocha João Miguel dos Santos Simões e a Cerâmica das Caldas da Rainha Cristina Ramos Horta
CONTAMINAÇÕES ARTÍSTICAS NA AZULEJARIA E CERÂMICA Pavimentos Cerâmicos na Pintura Portuguesa do século XVI (1500-1550) Teresa Peralta Construindo identidades: reconhecimento dos elementos decorativos comuns na azulejaria, embutidos marmóreos e talha dourada Maria João Pereira Coutinho e Sílvia Ferreira
A presença de artistas estrangeiros no Portugal Restaurado Susana Varela Flor Da Gravura à Iconografia: Uma metodologia de investigação no estudo da azulejaria barroca Ana Paula Rebelo Correia A actividade artística de António de Oliveira Bernardes na Igreja da Conceição da Luz: um exemplo de cripto-história de arte Vítor Serrão
Detalhes:
Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 476
Formato: 24x17
ISBN: 978-989-689-400-9
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