Cinema & Filosofia

Compêndio




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Da “Filosofia do Cinema” ao “Cinema como Filosofia”, a contemporaneidade do estudo do fenómeno cinematográfico é hoje predominantemente filosófica, essencialmente investindo na visão do filme como dispositivo de pensamento, instaurador de uma matriz social de percepção e compreensão. Mas se é verdade que do lado da Filosofia existe um crescente interesse pelo cinema, não é menos verdade que o discurso fílmico se tem tornado, ele próprio, década após década, crescentemente filosófico, tomando em consideração como o cinema moderno se foi assumindo como um cinema em busca de “mais pensamento”. Através do projecto Film & Philosophy, mapping an encounter, procurámos contribuir para o desenvolvimento das relações interdisciplinares entre o Cinema e a Filosofia na Universidade portuguesa, considerando o notável incremento de que esta problemática tem beneficiado ao longo das últimas duas décadas, incremento este plasmado na proximidade crescente entre diferentes domínios da Filosofia contemporânea – do cognitivismo às filosofias da mente, da percepção, da linguagem ou das emoções – e a teoria, a prática, a estética e a crítica do Cinema.

Índice:

APRESENTAÇÃO
João Mário Grilo

PERCEPÇÃO: Como caracterizar os processos perceptivos no cinema?
Teresa Pedro

ESPETADOR: Os Muitos Espetadores que Somos
Dina Mendonça

EMPATIA: Empatia e Consciência Moral
Ilda Teresa de Castro

TIMING: Apuramento da experiência do tempo através das distorções temporais das Emoções e do Cinema
Dina Mendonça

NARRATIVA: A estrutura narrativa. Da Poética de Aristóteles à arte cinematográfica de Hitchcock, Lubitsch e Wilder
João Constâncio

FANTASIA: Teoria Psicanalítica e Análise Fílmica
Jorge Gonçalves

MEMÓRIA: As Imagens da Vida nos Intervalos do Filme
Maria Irene Aparício

TEMPO: Deslocar o tempo: ontologia da imagem-cristal
Susana Viegas

FOTOGRÁFICO: Ensaios para o mapeamento do encontro entre fotografia e cinema (da fundação fotográfica ao carácter excessivo da imagem cinematográfica)
Inês Sapeta Dias

FORMA(S): Das Matérias do Filme ao Espírito nas Formas
Maria Irene Aparício

REALISMO: Da realidade e da sua representação: materialismo fílmico
Susana Viegas

CORPO / GESTO: Proposições para um Cinema do Gesto. O Corpo do Cinema a partir de uma leitura de Giorgio Agamben
João Mário Grilo

PAISAGEM: Sobre a reconfiguração cinematográfica da descrição da natureza
Inês Sapeta Dias

ABSTRACÇÃO: Da matematização à sensorialidade pura
Patrícia Castello Branco

FIGURAL: O Figural no Cinema
Susana Duarte

CINEMÁTICO: O Conceito Aberto de Cinemático
Sérgio Dias Branco

LINGUAGEM: Pode o significado no Cinema ser analisado a partir do Significado na Linguagem?
Teresa Pedro

ARQUIVO: O Cinema e o Arquivo Áudio-visual
Susana Duarte

Detalhes:

Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 406
Formato: 24x17
ISBN: 978-989-689-342-2
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/12/2017
CONTOS PRÓDIGOS (e outros) VADIOS, da autoria de Conceição Oliveira
LANÇAMENTO: dia 16 (sábado) de dezembro de 2017, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Aveiro

16/12/2017
EM NOME DO FILHO, da autoria de Manuel da Luz
LANÇAMENTO: Dia 16 de Dezembro de 2017 (sábado), às 15h15, no Museu de Portimão. Apresentação: Dr.ª Dália Paulo

16/12/2017
ANARQUISMO MODERNO, MAS NÃO PÓS-MODERNO, Org: António Cândido Franco, Carlos Abreu, João Freire, Manuela Parreira da Silva, Maria Alexandre Lousada
LANÇAMENTO: Dia 16 de Dezembro de 2017 (sáb.), às 15h00, no Museu do Aljube, em Lisboa. Apresentação: José Bragança de Miranda

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99