Raia Molhada

Contrabandistas – Emigrantes, Exilado e Deportados




Recomendar livro a um amigo
Autoria: César Gomes

Sinopse:

Relata-se o passado de gentes de um povo, e o que sucedeu a homens de garra que lutaram pela sobrevivência e pela liberdade do jugo dos donos de um regime ditatorial. A primeira estória reporta-se a uma profissão clandestina, o contrabando, praticada numa região onde o autor esteve integrado. Destacam-se episódios difíceis e o sofrimento porque passaram os que constantemente tinham as vidas em risco nas veredas do contrabando. A segunda, não menos interessante, dá-nos a conhecer o que levou muita gente de Escalhão a emigrar, na procura de melhores condições de vida. A terceira estória, que poderia ser aqui a primeira, é totalmente desconhecida na sua veracidade. Conta-se, ao pormenor, o que Augusto César Henriques nos relatou e as contrariedades que teve, conjuntamente com o “padre Elvas” – José da Silva Elvas –, ao ajudar Armando Cortesão na passagem para o exílio, e o que sofreram, no degredo, depois de tão desinteressada ajuda.

Índice:

Agradecimentos
Notas do autor
O rapaz de oito anos
Gentes da aldeia
Contrabandistas
Emigrantes
O segredo do baú
Exílio, Repúblicas e Estado Novo
Homens
A confissão de Augusto
Caminho do exílio
Os deportados
Esclarecimento
O que resta
Fotografias
Bibliografia


O AUTOR:

César Augusto Gomes – nasceu a 4 de Agosto de 1931, na Freguesia de Escalhão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Foi Enfermeiro-chefe interino no Hospital de Santo António dos Capuchos e Monitor da Escola de Enfermagem Artur Ravara. Concluiu o Curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Porto, em 1969. Em Angola foi Assistente na Faculdade de Medicina de Luanda. Trabalhou no Hospital de Santa Cruz e San Pablo, em Barcelona, com os Professores Francisco Villardel e Armando Marti Vicente. Foi integrado no serviço de Gastrenterologia do Hospital de S. João como Médico Graduado em Chefe de Serviço, onde fundou as Unidades de Lapa-roscopia e de Proctologia. Foi co-fundador da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia. Completou o Curso de Ecografia na Fundação Calouste Gulbenkian, e foi Assistente na Faculdade de Medicina do Porto. Em 1985 criou, a nível Nacional, as Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro de que foi seu presidente durante dez anos. Proferiu palestras sobre temas médicos em Portugal, Espanha, Itália e na Polónia. Livros publicados: Via Sacra e Meditação; Traços de uma Vivência.

Detalhes:

Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 202
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-478-8
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
31/01/2018
ARQUIPATOLOGIA, de Filipe Montalto
LANÇAMENTO: Dia 31 de Janeiro de 2018 (4.ª feira), às 18h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Apresentação: António Barbosa (Fac. de Medicina - UL) e Luís Manuel Bernardo (FCSH-UNL)

20/01/2018
A MÚSICA NO CONVENTO DE CRISTO EM TOMAR e PEÇAS DE UM MOSAICO
LANÇAMENTO: 20 de fevereiro (sáb.), às 21h00, no Palácio Nacional de Queluz

20/01/2018
A GÉNESE DO MUSEU DO NEO-REALISMO, da autoria de Joana Lima
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Janeiro, Sábado, às 15h00, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira. Apresentação: Prof.ª Doutora Luísa Tiago e Oliveira

20/01/2018
REFUGIADOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NAS CALDAS DA RAINHA, de Carolina Henriques Pereira
LANÇAMENTO: 20 de Janeiro (sáb.), às 15h30, no Centro Cultural das Caldas da Rainha. Apresentação: Prof.ª Doutora Irene Vaquinhas

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99