Cooperação Internacional para o Desenvolvimento




Recomendar livro a um amigo
Coordenação: Marina Pignatelli

Sinopse:

O tema da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento tem recentemente preocupado um crescente número de técnicos, investigadores e agentes mais ligados aos modos como se interpreta, analisa e decide relativamente a estas matérias. A obra procura ilustrar e servir de base para a compreensão deste “mundo” da cooperação internacional” atendendo a um tempo e espaço globalizados e à forma como as estratégias e modelos de implementação de medidas relacionadas com o desenvolvimento emergente da contemporaneidade, se foram ajustando às mudanças de objectivos, alinhamentos e prioridades dos estados, das relações entre eles e dentro das sociedades. Estão nela reflectidas as áreas estruturantes deste “mundo da cooperação internacional para o desenvolvimento”, as suas noções, âmbito, instituições, políticas, instrumentos, mecanismos, princípios básicos e os actores principais. Cada autor oferece uma visão especializada de cada tema dos respectivos capítulos, de modo a, no conjunto, o leitor conseguir uma perspectiva completa e enriquecida que lhe permita reflectir e actuar sobre a temática com a necessária qualidade. **************************************************************** Este livro dedicado à Cooperação Internacional oferece uma estrutura de reflexão para a concepção de tentativas de soluções dirigidas a tais problemas que afectam o desenvolvimento dos povos, através da acção colectiva de agentes governamentais e não governamentais, que procuram colmatar as lacunas e estabelecer pontes entre pessoas, grupos e instituições.

Índice:

Prefácio

Introdução

Enquadramento da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
Marina Pignatelli

As Organizações Internacionais e a Cooperação
Manuel de Almeida Ribeiro

A Dimensão Civil da Cooperação Internacional: as ONGs
Cláudia Pedra

A Europa Global: Solidariedade e Responsabilidade na Acção Externa da União Europeia
Andreia Soares e Castro

Portugal e a Cooperação para o Desenvolvimento
Maria Manuela Afonso

Antropologia e Desenvolvimento: Uma Abordagem Sumária
Carlos Piteira

O Estudo dos Direitos Humanos
Isabel Cabrita

Direitos Humanos e Mobilidade: O Estudo dos Refugiados
Teresa Tito de Morais

Povos Indígenas e Direitos Humanos
Susana de Matos Viegas



COORDENADORA:

Marina Pignatelli é doutorada em Ciências Sociais na especialidade de Antropologia e Mestre em Ciências Antropológicas pela Universidade Técnica de Lisboa, ISCSP, onde lecciona. Completou pós-graduações em Etnologia das Religiões (UNL-FCSH) e em Estudos Sefarditas (Cátedra Estudos Sefarditas), bem como cursos livres em Judaísmo (CNC), Simbolismo (Fundação Casa Alorna), Tanatologia, Parapsicologia e Religião (UCP – Fac. Filosofia de Braga), Religiosidades Contemporâneas (UCP – Fac. Teologia de Lisboa), Peacekeeping e Resolução de Conflitos (UNITAR), Gestão Civil de Crises (IDN) e Património Cultural Imaterial (DGPA.UAb). Tem-se dedicado ao estudo da realidade judaica em Portugal desde 1991 e terminou um pós-doutoramento sobre os Judeus de Moçambique. É investigadora integrada do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia e vogal da direcção da Associação Portuguesa de Antropologia.

Detalhes:

Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 300
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-608-9
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
01/03/2018
MEMÓRIAS DE UMA FALSIFICADORA – A Luta na Clandestinidade pela Liberdade de Portugal, de Margarida Tengarrinha,
LANÇAMENTO: Dia 1 de Março de 2018 (5.ª feira), às 18h00, nos Arquivo Nacional / Torre do Tombo, em Lisboa

31/01/2018
ARQUIPATOLOGIA, de Filipe Montalto
LANÇAMENTO: Dia 31 de Janeiro de 2018 (4.ª feira), às 18h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Apresentação: António Barbosa (Fac. de Medicina - UL) e Luís Manuel Bernardo (FCSH-UNL)

20/01/2018
A MÚSICA NO CONVENTO DE CRISTO EM TOMAR e PEÇAS DE UM MOSAICO
LANÇAMENTO: 20 de fevereiro (sáb.), às 21h00, no Palácio Nacional de Queluz

20/01/2018
A GÉNESE DO MUSEU DO NEO-REALISMO, da autoria de Joana Lima
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Janeiro, Sábado, às 15h00, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira. Apresentação: Prof.ª Doutora Luísa Tiago e Oliveira

20/01/2018
REFUGIADOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NAS CALDAS DA RAINHA, de Carolina Henriques Pereira
LANÇAMENTO: 20 de Janeiro (sáb.), às 15h30, no Centro Cultural das Caldas da Rainha. Apresentação: Prof.ª Doutora Irene Vaquinhas

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99