Música e História

Estudos de Homenagem a Manuel Carlos Brito




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Colecção: Estudos Musicológicos

Sinopse:

Este volume pretende assinalar o lugar de destaque que Manuel Carlos de Brito tem ocupado no campo da História da Música, não só em Portugal, a cujo passado musical dedicou a maioria dos seus estudos, como além-fronteiras. ¶ Enquanto musicólogo, Manuel Carlos de Brito adoptou como princípios orientadores a actualização científica, a perspectiva cosmopolita da investigação e a defesa de «um campo unificado da musicologia onde os seus diversos ramos possam colaborar, orientados por uma perspectiva por assim dizer antropológica dos fenómenos musicais». O seu principal campo de investigação abrange a música dos séculos XVII a XIX, particularmente o estudo da ópera em Portugal no século XVIII. À distância, esta abordagem à vida musical em Portugal que põe de parte os preconceitos dogmáticos e procura perspectivas inovadoras solidamente escoradas na documentação constitui um dos maiores contributos de Manuel Carlos de Brito para a disciplina. ¶ A Tabula gratulatoria deste volume testemunha o seu largo horizonte e o relacionamento privilegiado com o mundo latino europeu, reflectido também nas contribuições reunidas neste livro e assinadas por musicólogos de três gerações sucessivas, oriundos de Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, França e Itália.

Índice:

Tabula Gratulatoria
Historiar a vida musical portuguesa: Um percurso exemplar
Publicações de Manuel Carlos de Brito

Ensaios
O caderno Barbieri e as Cantigas de Santa Maria: Uma nota de rodapé
Manuel Pedro Ferreira

Relating History: Music and Meaning in the Relaciones of the
Canonization of St Raymond Penyafort, Barcelona 1601
Tess Knighton

Patterns for Sixteenth- to Early-Seventeenth-Century Portuguese
Polyphonic Settings of the Requiem Mass
João Pedro d’Alvarenga

A presença do órgão na liturgia portuguesa entre o Concílio
Tridentino e a Secularização
Gerhard Doderer

Música política: Los embajadores en la vida musical de los siglos
XVII y XVIII
Anna Tedesco

Música, cerimonial e representação política: Sant’Antonio dei
Portoghesi no contexto das igrejas nacionais em Roma durante a época barroca (1683-1728)
Cristina Fernandes

Naples in Opera: Partenope by Domenico Sarro (1722) and Leonardo
Vinci (1725)
Dinko Fabris

El Facco que se ve
Aníbal Enrique Cetrangolo

Sobre os primórdios da crítica musical em Portugal
Paulo Ferreira de Castro

Gaieté et sensibilité dans Sophie et Moncars, ou l’intrigue portugaise (1797)
Michel Noiray


Figaro and Musical Barbers and Hair Stylists in the Teatro de Cordel
David Cranmer

Opera Houses in Eighteenth Century Portuguese America
Rosana Marreco Brescia

O Te Deum e a obra conhecida de Luís Álvares Pinto: A trajetória de um espólio dos trópicos – Cronologia (comentada) das edições e
registros discográficos disponíveis
Sérgio Dias

El gran ausente: Reflexiones sobre el siglo XIX musical español
Juan José Carreras

Os primeiros passos em direcção à crítica musical: Algumas considerações sobre a presença da música na imprensa da Lisboa liberal (1822-1855)
Francesco Esposito

«Les deux pigeons» e as vicissitudes do amor: Transferências culturais e intertextualidade no teatro musical de Francisco de Sá Noronha
Luísa Cymbron

Política, riso e censura: O caso da ópera cómica portuguesa As penas de um Pavão (1868)
Isabel Novais Gonçalves

Tres óperas «montañesas» en la prensa: Un estudio comparativo de la recepción crítica de Serrana, La Fada y Mendi-mendiyan
Teresa Cascudo

O Fado na composição erudita do final de oitocentos
Maria José Artiaga

«Contribuir activamente para a educação musical dos portuguezes»:
Augusto Machado e a reforma da vida musical em Portugal
Joaquim Carmelo Rosa

Visão e perspectivas do projecto GermInArte: A qualificação de
recursos humanos e profissionais nos cuidados prestados na infância como alicerce para o desenvolvimento social e humano
Helena Rodrigues, Paulo Maria Rodrigues, Paulo Ferreira Rodrigues

Notas biográficas dos autores
Índices remissivos

Detalhes:

Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 356
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-662-1
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