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Sinopse:
Este volume pretende assinalar o lugar de destaque que Manuel Carlos de Brito tem ocupado no campo da História da Música, não só em Portugal, a cujo passado musical dedicou a maioria dos seus estudos, como além-fronteiras. ¶ Enquanto musicólogo, Manuel Carlos de Brito adoptou como princípios orientadores a actualização científica, a perspectiva cosmopolita da investigação e a defesa de «um campo unificado da musicologia onde os seus diversos ramos possam colaborar, orientados por uma perspectiva por assim dizer antropológica dos fenómenos musicais». O seu principal campo de investigação abrange a música dos séculos XVII a XIX, particularmente o estudo da ópera em Portugal no século XVIII. À distância, esta abordagem à vida musical em Portugal que põe de parte os preconceitos dogmáticos e procura perspectivas inovadoras solidamente escoradas na documentação constitui um dos maiores contributos de Manuel Carlos de Brito para a disciplina. ¶ A Tabula gratulatoria deste volume testemunha o seu largo horizonte e o relacionamento privilegiado com o mundo latino europeu, reflectido também nas contribuições reunidas neste livro e assinadas por musicólogos de três gerações sucessivas, oriundos de Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, França e Itália.
Índice:
Tabula Gratulatoria Historiar a vida musical portuguesa: Um percurso exemplar Publicações de Manuel Carlos de Brito
Ensaios O caderno Barbieri e as Cantigas de Santa Maria: Uma nota de rodapé Manuel Pedro Ferreira
Relating History: Music and Meaning in the Relaciones of the Canonization of St Raymond Penyafort, Barcelona 1601 Tess Knighton
Patterns for Sixteenth- to Early-Seventeenth-Century Portuguese Polyphonic Settings of the Requiem Mass João Pedro d’Alvarenga
A presença do órgão na liturgia portuguesa entre o Concílio Tridentino e a Secularização Gerhard Doderer
Música política: Los embajadores en la vida musical de los siglos XVII y XVIII Anna Tedesco
Música, cerimonial e representação política: Sant’Antonio dei Portoghesi no contexto das igrejas nacionais em Roma durante a época barroca (1683-1728) Cristina Fernandes
Naples in Opera: Partenope by Domenico Sarro (1722) and Leonardo Vinci (1725) Dinko Fabris
El Facco que se ve Aníbal Enrique Cetrangolo
Sobre os primórdios da crítica musical em Portugal Paulo Ferreira de Castro
Gaieté et sensibilité dans Sophie et Moncars, ou l’intrigue portugaise (1797) Michel Noiray
Figaro and Musical Barbers and Hair Stylists in the Teatro de Cordel David Cranmer
Opera Houses in Eighteenth Century Portuguese America Rosana Marreco Brescia
O Te Deum e a obra conhecida de Luís Álvares Pinto: A trajetória de um espólio dos trópicos – Cronologia (comentada) das edições e registros discográficos disponíveis Sérgio Dias
El gran ausente: Reflexiones sobre el siglo XIX musical español Juan José Carreras
Os primeiros passos em direcção à crítica musical: Algumas considerações sobre a presença da música na imprensa da Lisboa liberal (1822-1855) Francesco Esposito
«Les deux pigeons» e as vicissitudes do amor: Transferências culturais e intertextualidade no teatro musical de Francisco de Sá Noronha Luísa Cymbron
Política, riso e censura: O caso da ópera cómica portuguesa As penas de um Pavão (1868) Isabel Novais Gonçalves
Tres óperas «montañesas» en la prensa: Un estudio comparativo de la recepción crítica de Serrana, La Fada y Mendi-mendiyan Teresa Cascudo
O Fado na composição erudita do final de oitocentos Maria José Artiaga
«Contribuir activamente para a educação musical dos portuguezes»: Augusto Machado e a reforma da vida musical em Portugal Joaquim Carmelo Rosa
Visão e perspectivas do projecto GermInArte: A qualificação de recursos humanos e profissionais nos cuidados prestados na infância como alicerce para o desenvolvimento social e humano Helena Rodrigues, Paulo Maria Rodrigues, Paulo Ferreira Rodrigues
Notas biográficas dos autores Índices remissivos
Detalhes:
Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 356
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-662-1
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