Elites e Educação

O Liceu de Évora




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

«Este estudo histórico sobre a relação entre as elites portuguesas e a educação durante os Liberalismos Monárquico e Republicano e as primeiras décadas da Ditadura (Estado Novo), reconstituída a partir da experiência das instituições, professores e alunos do ensino secundário da cidade de Évora, é um excelente contributo para a história cognitiva da formação e evolução da sociedade portuguesa “contemporânea” e, pelo interesse alargado que merece suscitar, para a cultura histórica da sociedade portuguesa actual. ¶¶ Os leitores encontrarão nele, além de uma extensa e invulgar informação factual, uma sólida análise histórica sobre o lugar institucional do Liceu de Évora no sul do país; a afirmação social e política do seu corpo docente, crescentemente mais profissionalizado; a função deste estabelecimento escolar como o topo regional de um quadro de educação formal pública desde o início (meados do Séc. XIX) ideologicamente imaginado e politicamente constituído mais como um dos instrumentos de reprodução do que como um canal de oportunidade de ascensão na «escada» social, um propósito que a Primeira República diferenciou mas não superou; e sobre a origem e destino social de muitos dos seus estudantes, em grande parte sugados pelos espaços em formação do “Portugal Moderno”. Em suma, o estudo torna claro o processo de constituição, a partir de 1841, da centralidade regional do Liceu de Évora, que persistiu até que a instalação do ensino superior e, em particular, a (re)fundação da Universidade de Évora (1973), a estiolou, num momento de maior abertura social do sistema de ensino público, tanto nas oportunidades de acesso como de transição escolar.(…)» ¶¶¶ [HELDER ADEGAR FONSECA ¶ (Professor Catedrático da Universidade de Évora) – Prefácio.]

Índice:

Nota do autor

Prefácio

Normas de Transcrição e Lista de Siglas
Introdução

Capítulo 1 – Elites, sociedade e ensino secundário: a Europa e Portugal
1.1. Introdução
1.2. Ensino secundário na Europa: os casos
1.3. O ensino secundário em Portugal: entre o clássico e o técnico
1.4. O ensino em Portugal: um balanço
Capítulo 2 – Elites e instituições de ensino em contexto regional
2.1. Introdução
2.2. O ensino secundário liceal e a bifurcação do currículo durante a Monarquia Constitucional
2.3. O ensino técnico: a segmentação
2.4. Elites e estatuto das instituições de ensino: um quadro sumário

Capítulo 3 – O lugar das escolas na «cidade dos equipamentos»: o quadro material
3.1. Introdução
3.2. As escolas na «cidade dos serviços»
3.3. A Monarquia Constitucional. A função educativa de Évora à dimensão do sul
3.4. República. O primado do ensino técnico
3.5. O Estado Novo. O primado da política do ensino clássico
3.6. A função educativa na «cidade dos equipamentos»: um quadro
sumário

Capítulo 4 – O liceu com gente dentro: os professores, a vida cívica e a política (1890-1926)
4.1. Introdução
4.2. A diacronia: o corpo docente 1841-1926
4.3. Da Monarquia Constitucional à I.ª República: o envolvimento dos professores na vida cívica
4.4. Os professores. Carreira escolar e ação pública: um quadro sumário

Capítulo 5 – Oferta e procura de ensino clássico e de ensino técnico em Évora (1841-1926)
5.1. Introdução
5.2. Ensino primário e ensino secundário na Europa: historiografia e comparação
5.3. Portugal: depois do ensino primário
5.4. A procura no segmento de ensino clássico
9.5. O Alentejo: a surpreendente questão do género
5.5. O ensino clássico e o ensino técnico em Évora
5.6. A procura: um quadro sumário

Capítulo 6 – Os descendentes. Recrutamento dos estudantes
do ensino secundário em Évora
6.1. Introdução
6.2. Metodologia
6.3. Critérios para o cruzamento de dados. Codificação e classificação
6.4. Geografia e mobilidade
6.5. Recrutamento social no ensino secundário: um quadro no final do século XIX
6.6. Estrutura ocupacional dos pais dos alunos do Liceu de Évora
6.7. Grupos ocupacionais e rendimento
6.8. O recrutamento geográfico e o recrutamento social: um quadro sumário

Capítulo 7 – Trajetórias e destinos ocupacionais
7.1. Introdução
7.2. A procura de ensino superior pelos alunos do Liceu de Évora
7.3. Alunos do Liceu de Évora que prosseguiam estudos: ocupações
7.4. Os alunos: geografia e trajetória profissional. A geografia dos destinos ou a atração dos centros sobre as periferias
7.5. Trajetórias e destinos: um quadro sumário

Conclusão

Anexos

Fontes manuscritas
Arquivo Histórico do Liceu André de Gouveia
Arquivo Histórico da Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira
Arquivo Distrital de Évora
Arquivo da Câmara Municipal de Évora
Arquivo Geral do Seminário Diocesano de Évora
Arquivo da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Arquivo Histórico Militar
Arquivo da Universidade de Coimbra
Arquivo do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (Escola Politécnica)
Centro de Documentação do Ministério da Educação
Biblioteca Nacional
Instituto Superior de Agronomia (Biblioteca-Arquivo)
Fontes Impressas
Biblioteca do Estado Maior do Exército
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Biblioteca Nacional

Legislação

Estatísticas

Relatórios

Anuários

Imprensa

Bibliografia

Detalhes:

Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 446
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-629-4
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
11/05/2019
A NOITE MAIS LONGA DE TODAS AS NOITES, de Helena Pato
Tertúlia "Café com Livros" – LEIRIA – dia 11 de Maio (sáb.), às 15h00, a convite de Rosa Maria Neves

13/04/2019
A NOITE MAIS LONGA DE TODAS AS NOITES, de Helena Pato
Conversa com a AUTORA – MONTIJO – dia 13 de Abril (sáb.), às 16h00, no Espaço Sociocultural PICA, a convite de Sara Loureiro

05/04/2019
A NOITE MAIS LONGA DE TODAS AS NOITES, de Helena Pato
APRESENTAÇÃO – SANTARÉM: dia 5 de Abril (sex.), às 21h30, no Forum Actor Mário Viegas (Centro Cultural Regional de Santarém), integrado nas Comemorações do 25 de Abril

16/03/2019
CONTOS FANTÁSTICOS, da autoria de Albano Estrela
APRESENTAÇÃO: Dia 16 de Março de 2019 (sáb.) às 16h00, na Casa da Cultura de Paranhos, no Porto. Apresentação: Doutor Licínio Lima (Professor Catedrático da Universidade do Minho)

09/03/2019
CONTOS FANTÁSTICOS, de Albano Estrela
APRESENTAÇÃO: dia 9 de Março de 2019 (sáb.), às 15h30, na Livraria Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. Apresentação: Prof. Doutor Joaquim Cerqueira Gonçalves

23/02/2019
OS JOELHOS DO MEU PAI, da autoria de António Jacinto Pascoal
LANÇAMENTO: 23 de Fevereiro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Portalegre. Apresentação de António Conde

23/02/2019
MUNDO(S) – Livro 3, com coord. literária de Ângelo Rodrigues
LANÇAMENTO: dia 23 (sábado) de fevereiro de 2019, pelas 16:30 horas, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa

23/02/2019
DIOGO TAVARES DE ATAÍDE, da autoria de Daniel Santana
APRESENTAÇÃO: Dia 23 de Fevereiro de 2019 (sábado), às 18h00, no Museu Municipal de Faro

22/02/2019
SOLIDÃO D’AMOR E ÓPIO – De Lisboa a Saigão, da autoria de de Carmo Miranda Machado
LANÇAMENTO: Dia 22 de Fevereiro de 2019 (6.ª f) às 20h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Prof. Doutor Machado Caetano e Escritora Sara Rodi

21/02/2019
A PINTURA DE GIUSEPPE TRONO NA CAPELA DO PAÇO DA BEMPOSTA, da autoria de Giuseppina Raggi e Michela Degortes
LANÇAMENTO: Dia 21 de Fevereiro de 2019 (5.ª feira) às 18h00, na Sala D. João IV do Palácio da Bemposta, em Lisboa. Apresentação: Prof. Doutor Vítor Serrão

20/02/2019
AS GARGALHADAS DE MESTRE JUJU, da autoria de Goretti Pina
LANÇAMENTO: 20 de fevereiro (4.ª feira), às 16h30, nas CORRENTES D'ESCRITA (sala de Poesia – Galerias Euracini 2), na Póvoa de Varzim

16/02/2019
FERNANDO BELO – Ler, Escrever, Escutar, Pensar
SESSÃO DE HOMENAGEM: Dia 16 de Fevereiro (sáb.), às 16h00, na Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa, em Lisboa

16/02/2019
SEM CHÃO, da autoria de João Mário Caldeira
APRESENTAÇÃO: dia 16 de fevereiro, na Biblioteca de Serpa

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99