A Lisboa de Miguel de Cervantes

Tierra, Tierra! Aunque Mejor Diria: Cielo, Cielo!




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Regressado do cativeiro em Argel, Miguel de Cervantes esteve uns meses em Lisboa. Tinha viajado pela Itália meridional, participado na Batalha de Lepanto, vivido em cativeiro no Norte de África e desembarcado em Barcelona no seu regresso à Península Ibérica, que depois veio a atravessar. Das costas mediterrânicas à costa atlântica, na cidade do Tejo. Na sua última obra, Los trabajos de Persiles y Sigismunda, historia setentrional, publicada um ano depois da sua morte, em 1616, conta dos mares, ilhas e gentes do Norte e das terras e gentes do Sul por onde peregrinam os seus protagonistas depois de desembarcar em Lisboa. ¶¶ Foi há 400 anos e este livrito pretende, modestamente, homenagear a obra e o autor. ¶¶ Um dos personagens do livro de Cervantes é Manuel de Sousa Coutinho – o futuro escritor português Frei Luís de Sousa que Camilo tanto admirou e Garrett consagrou no seu drama romântico. Movido pela «curiosidade a procurar na novela de Cervantes a prova da amizade íntima», «ou sequer a prova de se terem conhecido», ao tempo em que ambos estiveram cativos no norte de África, Camilo Castelo Branco traduziu e comentou o episódio do «enamorado português». Por isso, aqui se reproduz também parte desse texto de Camilo. ¶¶ Que o “leitor amantíssimo” de Cervantes disfrute, com muito gosto, de um livro enorme que o seu autor quis que fosse de entretenimento! Vale. ************************************************************ Enfim, vendo eu passado o limite dos dois anos, voltei a suplicar a seu pai ma desse por esposa. Ai de mim, que não é possível deter-me nestas circunstâncias, porque às portas da vida me está a chamar a morte e temo que não me vai dar já espaço para contar as minhas desventuras: que, se isso acontecesse, não as teria eu por tal! Finalmente, um dia avisaram-me que, num domingo próximo, me entregariam a minha desejada Leonor, notícia esta que pouco faltou para tirar-me a vida, tal foi o meu contentamento. Convidei os meus parentes, chamei os meus amigos, fiz trajes de gala, enviei presentes, com todos os requisitos que pudessem mostrar ser eu quem me casava e Leonor a que ia ser minha esposa.

Detalhes:

Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 80
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-721-5
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]