Conversas sobre História da Música
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Primeiro foi linguagem do homem primitivo, a sua invocação às divindades; em seguida foi ciência, como as matemáticas e a astronomia, durante longos séculos permaneceu oração, finalmente, misturando-se com o mundo profano, tornou-se uma Arte, um divertimento também, o que lhe trouxe considerável enriquecimento. ¶¶ A música é um ritual, exprime o mundo do irracional mais diretamente que a literatura ou a pintura, mas é também um fenómeno cujos elementos devem ser conhecidos. ¶ Uma interrogação se nos põe com frequência: de que é feita a música? ¶ Como se manifesta o fenómeno sonoro que consideramos altamente organizado da nossa civilização, e qual o seu significado? ¶ Há uma definição simplista que durante muito tempo perdurou e foi expressa pelo filósofo Jean Jacques Rousseau ¶¶ “A Música é a Arte de combinar os Sons de forma agradável ao ouvido”
Índice:
Prefácio A Essência da Música O que é o Som? Ordem dos Sons Pitágoras Arquitas / Eratóstenes / Dídimo / Ptolomeu Euclides / Aristóxeno Teoria da Música Escala S. Gregório I Boécio (Anicius Boetius) Neumas Claves Modos Escalas e Modos Notação
ANTIGUIDADE
OUTRAS MÚSICAS
ÉPOCA PRÉ-HISTÓRICA 5000/4000 A.C. Egipto China Acordeão Período Védico Período Clássico Período Moderno Índia Japão Koto Tibete Sueste Asiático Gamelão Europa
IDADE MÉDIA – 1000-1400
Guido d’Arezzo – Notação Hucbaldo Tropo & Sequência Cantochão ou Canto Gregoriano ou Canto Singelo Missa Polifonia Organum Léonin / Pérotin ARS ANTIQUA – ARS NOVA ARS NOVA Muris / Machaut / Filipe de Vitry Jacó de Bolonha / Viadona / João da Cascia Formas Musicais Balada / Rondó / Roda / Virola Madrigal / Canone / Caça
RENASCENÇA – 1400-1600
POLIFONISMO Guillame Dufay / Binchois Jean Ockeghem / Jacob Obrecht / Josquin Des Prés Henri Isaak / Cyprien De Rore / Roland De Lassus PORTUGAL 1140 Capela Real / D.Diniz D. Afonso V / Tristão da Silva Cancioneiros Damião de Góis Manuel Mendes Cosme Delgado Filipe de Magalhães João Lourenço Rebelo Manuel Cardoso Duarte Lobo Virginal John Dunstable Fabordão Josquin Des Prés
IMPRENSA Cristobal De Morales Tomas Luís De Victoria Madrigal Cipriano de Rore / Luca Marenzio / Carlo Gesualdo Cláudio Monteverdi Giovani Pierluigi da Palestrina / Orazio Vecchi
REFORMA E CONTRA-REFORMA Martinho Lutero Giovani Battista Doni
BARROCO – 1600-1750
ÓPERA Florença Ottavio Rinuccini /Jacopo Peri /Giulio Caccini Baixo Contínuo ou Baixo Cifrado Cláudio Monteverdi Alessandro Striggio Ottavio Renuccini É A MÚSICA MODERNA! Veneza Francesco Cavali / Marc’Antonio Cesti Alessandro Stradella / Benedetto Pallavicino Nápoles Francesco Provenzale Alessandro Scarlatti Giovanni Battista Pergolesi / Apostalo Zeno Metastasio, Pietro França Luigi Rossi / Robert Cambert / Perrin Jean-Baptiste Lully Molière / Quinaulte / Bensarade
ÓPERA-CÓMICA François-André Dani can Filiador Pierre-Alexandre Monsaigny André-Ernest-Modest Grétry Inglaterra Henry Purcell Alemanha Heinrich Schûltz / Giovanni Gabriele
BARROCO PORTUGUÊS José António Carlos Seixas Francisco António de Almeida António José da Silva António Teixeira Diogo Dias Melgás
CRAVO 81 François Couperin Jean-Phillipe Rameau Domenico Scarlatti George P. Telemann FORMAS MUSICAIS
VIOLINO-VIOLA-VIOLONCELO-CONTRABAIXO Gaspar de Saló Baltagerini Belgioso Carlo Farina Arcangelo Corelli Giuseppe Tartino Giovanni B. Viotti Antonio Vivaldi Albinoni
ÓRGÃO Ctesíbio Itália Francesco Landino Francesco da Pesaro / André Gabriele / Giovani Gabriele Claudio Merulo / Luzzasco Luzzaschi / Girolamo Frescobaldi Espanha Antonio Cabezon Holanda Jan Pieterszoon Sweelink Inglaterra Thomas Tallis / William Bird / Orlando Gibbons Alemanha Conrad Paunmann Samuel Scheidt Johann Jacob Floberger / Johann von Kaspar Kerll Giacomo Carissimi / George Muffat Diderik Buxtehude Johann Pachelbel Johann Joseph Fux Georg Frederich Händel Johann Sebastian Bach Gregorio Allegri / Johann Mattherson
TEMPERAMENTO
CLÁSSICO – 1750-1825
Johann Stamitz Franz Xaver Ritcher / Anton Filtz Ignaz Holzbaner / Carl Stamitz Christoph Willibald Gluck Wilhelm Friedemann Bach Carl Philipe Emanuel Bach Johann Gottfried Bernhard Bach Johann Cristoph F. Bach Johann Christian Bach Pedro Antonio Avondano Leopold Hofman Joseph Martin Kraus Giovanni Battista Sammartini Franz Joseph Haydn Antonio Rosetti Wolfgang Amadeus Mozart / Leopold Johan Georg Mozart Gregório Allegri Ludwig van Beethoven Fernando Sor Franz Peter Schubert
PIANO Bartolomeu Cristofori Ignaz Joseph Pleyel Luigi Cherubini Johann Michel Haydn Johann Baptist Krumpholz Nicoló Piccini Domenico Cimarosa Domingos Bomtempo Marcos Portugal João de Sousa Carvalho Antonio Salieri Muzio Clementi Antonio Leal Moreira Johann Nepomuk Hummel John Field
ROMANTISMO – 1825-1910
NACIONALISMO – FOLCLORE Mikhail Glinka Mily Balakirev Alexander Borodine César Cui Rimsky-Korsakov Modest Mussorgsky Edward Grieg Carl Nielsen Jean Sibelius Hugo Alfven Bedrich Smétana Antonín Dvořák Bela Bartok Zoltan Kodaly Felipe Pedrell Isac Albéniz Enrique Granados Manuel de Falla Joaquin Turina José Viana da Mota
PRÉMIO DE ROMA
ÓPERA ROMÂNTICA Gioachino Rossini Gaetano Donizetti Vicenzo Bellini
RISORGIMENTO Giuseppe Verdi VERISMO Rogero Leoncavallo Pietro Mascagni Amilcare Poncielli Giacomo Puccini Carl Maria von Weber Giacomo Meyerbeer Richard Wagner Richard Strauss Hector Berlioz Georges Bizet Charles Gounod Jacques Offenbach António Carlos Gomes Alfredo Keil
ORQUESTRA Barroco Jean-Baptiste Lully Clássico Romantismo
EUROPA Alemanha Felix Mendelssohn Robert Schumann Johannes Brahms Paul Hindemith Carl Orff Áustria Anton Bruckner Gustav Mahler Franz von Suppé Johann Strauss II / Johann Strauss I / Josef Strauss Arnold Schöenberg Anton Webern Alban Berg Emile Dalcroze Arménia Aram Katchaturian Bélgica César Franck Checoslováquia Leoš Janáček Bohuslav Martinú Dinamarca Niels Gade Espanha Ernesto Halffter Joaquin Rodrigo França Edouard Lalo Camille Saint-Saëns Emmanuel Chabrier Jules Massenet Gabriel Fauré Vincent D’Indy Paul Dukas Hungria Franz Liszt Polónia Frédéric Chopin Portugal Joaquim Casimiro Junior Augusto Oliveira Machado Alfredo Napoleão – Aníbal Napoleão – Artur Napoleão Francisco Lacerda Rússia Peter Tchaikovsky Sergei Rachmaninoff Alexander Glazunov Alexander Scriabine
AMÉRICA DO SUL Brasil Alberto Nepomuceno MODERNISMO – 1910-1950 França Claude Debussy Eric Satie Maurice Ravel Arthur Honnegger Darius Milhaud Jacques Ibert Francis Poulenc Grécia Yannis Markopoulos Holanda Alphonse Diepenbrok Inglaterra Edward Elgar John Ireland Vaughan Williams Gustav Holst William Walton Benjamim Britten Itália Ferrucio Busoni Ottorino Respighi Alfredo Casella Mario Castelnuovo-Tedesco Noruega Christian Sinding Polónia Witold Lutoslawsky Krzysztof Penderecki Portugal Ruy Coelho Luís de Freitas Branco Cláudio Carneyro Frederico de Freitas Armando José Fernandes Fernando Lopes-Graça Jorge Croner Vasconcelos Joly Braga Santos Filipe de Sousa Jorge Costa Pinto António Victorino de Almeida Eurico Carrapatoso Jorge Salgueiro Roménia George Enescu Rússia Igor Stravinsky Sergei Prokofiev Dmitri Shostakovich Suécia Kurt Atterberg Suiça Ernest Bloch
AMÉRICAS Argentina Alberto Ginastera Brasil Heitor Villa-Lobos Guerra Peixe Camargo Guarnieri Cláudio Santoro E. U. A. Charles Ives George Gershwin Aaron Copland Samuel Barber Leonard Bernstein México Carlos Chaves Humberto Allende
ÁSIA Japão Kojiro Kobune / Shukichi Mitsukuri / Akira Ifukube Bunya Koh / Yoritsune Matsudeira / Toshio Hosokawa Teize Matnmura / Toshiro Mayuzumi / Hiroshi Ohguri Hisato Ohzawa
OCEANIA Austrália Percy Aldrige Grainger
VANGUARDA – 1950-… INSTRUMENTOS ELECTRÓNICOS Ondas Martenot / Theremin / Moog / Synclavier Clotilde Rosa Filipe Pires Álvaro Salazar Cândido Lima Jorge Peixinho Constança Capdeville Emmanuel Nunes Edgar Varèse Luigi Dallapiccola Olivier Messian Gian Carlo Menotti Luciano Berio Pierre Boulez Pierre Schaeffer Pierre Henry Iannis Xenakis Karlheinz Stockhausen Luigi Nono György Ligeti Christopher Bochman António Pinho Vargas / Luís Tinoco / Sérgio Azevedo João Madureira / Isabel Soveral / João Pedro Oliveira António Chagas Rosa / Pedro Amaral
MINIMALISM O John Cage / Terry Riley / Philip Glass / Steve Reich John Adams / Michael Nyman / Avro Part
JAZZ Introdução Big Band Arranjo / Orquestração Solo / Solista
FILARMONIA
APÊNDICE Anúncio no jornal Resposta ao Anúncio Música e Método Poema a Fernando Lopes-Graça
FRASES
BIBLIOGRAFIA
AUTOR:
Jorge Costa Pinto. Compositor – Maestro. Cursa piano e composição na Academia Amadores de Música, com Fernando Lopes-Graça e Francine Benoit e música contemporânea com Jorge Peixinho e Louis Sager. Em Boston, USA, no Berklee College of Music, estudou Jazz, Arranging, com Herb Pomeroy e James Prógris. ¶Produtor e director musical de gravações discográficas para as etiquetas internacionais (EMI, Philips, RCA) e nacionais (Tecla, Radio Triunfo). Produziu também obras de compositores portugueses eruditos para o Ministério da Cultura, inseridos na Discoteca Básica. ¶ Com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, grava as suas composições: Timpanólic; Interlúdio; Paisagens; Bi-Tone; Aurora Boreal e Dialogus Tranquilis. ¶ Produz, realiza e apresenta desde 2006, o programa «Coreto», na Rádio Televisão Portuguesa-Rádio Clássica//Antena2, divulgando a música bandística Portuguesa e Internacional. ¶ É membro das Organizações nacionais e internacionais: WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles); APRS (Association of Professional Recording Services); IMMS (International Military Music Society); SPA (Sociedade Portuguesa de Autores); AES (Audio Engineering Society); IAJE (International Association for Jazz Education).
Detalhes:
Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 284
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-713-0
|
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978 -2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala
28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)
20/04/2024
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADANIA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Abril (sáb.), às 16h00, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal
19/04/2024
POR UM MUNDO NOVO, A SÉRIO – UMA IDEOLOGIA PROGRESSISTA DO SÉCULO XXI, da autoria de Pedro Ferraz de Abreu
LANÇAMENTO: dia 19/04/2024 (6.ª f.), às 17h30, na Associação 25 de Abril, Rua da Misericórdia, n.º 95, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos Matos Gomes
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
“Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador”
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|