Uma Família nos Tempos de Salazar

a luta diária pelo pão e pela dignidade




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Florbela Teixeira

Sinopse:

Uma Espreitadela à lupa na história de vida de uma matriarca do povo, nortenha, nascida em finais do século XIX, em que são recriados sonhos, ambientes, rotinas, odores, sabores e rituais. Maria de Sousa orienta as suas ações pelos ditames da igreja, da sabedoria popular e do travesseiro que muito a aconselha. ¶¶ A história de Portugal entrelaça-se com a história da personagem e através dela podemos viajar pelo Portugal monárquico, republicano, salazarista, marcelista e democrático e compreender pequenos detalhes da história nacional e da cultura portuguesa profundamente marcada pela religiosidade e pelo humanismo, mas com alguns resquícios de paganismo. ¶¶ O ambiente em que decorre a ação é o Portugal rural e provinciano. As questões centrais prendem-se com os pequenos nadas do quotidiano, da vivência de uma família de parcas posses que um dia almejou traçar o seu próprio destino. ****************************************************** Este é um livro onde a envolvente narrativa que prende o leitor até à última página, nos revela um trabalho que ultrapassa a dimensão de uma história familiar, iluminando a vida social de uma região e, em especial, o papel da mulher. ¶¶ (…) ¶¶ A história e a literatura trabalham o passado, cada uma a seu modo. Muitas vezes, o passado relacionado com os conteúdos históricos parece ter pouco a ver connosco, pois esquecemo-nos de acrescentar a curiosidade, a surpresa e o espanto diante da descoberta do modo como homens e mulheres viveram há muitos e muitos anos atrás. Já na literatura, entramos em contacto com o passado por meio de personagens que têm nome próprio e somos mais facilmente envolvidos pelo enredo que nos aproxima de experiências vividas em outros tempos. ¶¶ (…)¶¶ Estamos perante uma viagem no tempo que nos oferece um sentido e sensível testemunho de um árduo quotidiano, vivido nos silêncios de uma longa ditadura. ¶¶ (Álvaro Arranja)

Índice:

Prefácio
Maria, menina e moça
Um mau presságio
Uma história de amor
Crime na aldeia
Ventos de mudança
Uma enorme tragédia
Tempos de privação
Pequenos nadas
A chefe de família
Filhos são cadilhos
Ritos, sabores e odores
Sonhos e mercas
Trejeitos de vilanagem
Emoção e saudade
Folia na paróquia
A matriarca
Alegrias, preocupações e outras mágoas mais
Desaguisados na paróquia
Vivências de uma família
Sinais dos tempos
O legado de Maria

Glossário



AUTORA:

Florbela Teixeira nasceu em Varziela, concelho de Felgueiras, distrito do Porto, a 17 de agosto de 1964. Licenciou-se em 1987, em História variante Arqueologia, na Faculdade de Letras do Porto. Iniciou a sua actividade como professora, no ano letivo de 1987-88, na Escola Secundária de Santiago do Cacém. Ao longo da sua carreira profissional, lecionou em inúmeras escolas, tais como: Escola Secundária de Vendas Novas; Escola Secundária Lima de Freitas e Escola Básica Barbosa du Bocage, em Setúbal; Escola Básica 2+3 Pedro Nunes de Alcácer do Sal. Atualmente, leciona as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português na Escola Hermenegildo Capelo, em Palmela. ¶ Foi ainda professora tutora da C P C J de Palmela. Reside em Palmela e é uma mãe orgulhosa de três filhos. “Uma família nos tempos de Salazar” é o seu primeiro livro publicado.

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 198
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-744-4
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
07/10/2018
HISTÓRIAS DE VIDA NO PORTUGAL DO SÉCULO XX, da autoria de Grupo de Amigos de Montemor-o-Novo
LANÇAMENTO: dia 07 de Outubro (domingo), às 16h00, na Biblioteca do Convento de S. Domingos, em Montemor-o-Novo

29/09/2018
A GUERRA NA ANTIGA JUGOSLÁVIA VIVIDA NA PRIMEIRA PESSOA, Coord. de Carlos Branco, Henrique Santos, Luís Eduardo Saraiva
APRESENTAÇÃO: 28 de setembro (6.ª feira), às 16h00, no Quartel de Santo Ovídeo, no Porto. Apresentação: D. Manuel da Silva Rodrigues Linda (Bispo do Porto)

28/09/2018
OS MOINHOS E OS MOLEIROS DO RIO GUADIANA, da autoria de Luís Silva
APRESENTAÇÃO: Dia 28 de Setembro de 2018 (6.ª feira), 14h00-16h00, no Auditório 2, Torre B, 3º Piso, NOVA FCSH, em Lisboa. Apresentação: Pedro Prista (CRIA/ISCTE-IUL)

28/09/2018
DICIONÁRIO DE FILOSOFIA E ONTOLOGIA, da autoria de Francisco Limpo Queiroz
LANÇAMENTO: 28 de setembro (6.ª feira), às 21h30, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja

27/09/2018
A GUERRA NA ANTIGA JUGOSLÁVIA VIVIDA NA PRIMEIRA PESSOA, Coord. de Carlos Branco, Henrique Santos, Luís Eduardo Saraiva
APRESENTAÇÃO:dia 27 de setembro de 2018 (quinta-feira), às 18h00, em Vila Real. Apresentação: Elísio Amaral Neves

27/09/2018
INVESTIGAÇÃO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, da autoria de António Domingos, Elisabete Xavier Gomes, José Manuel Matos, Mariana Gaio Alves
LANÇAMENTO: Dia 27 de Setembro de 2018 (5.ª feira), às 18h00, na Biblioteca Municipal dos Coruchéus, em Lisboa. Apresentação: Nair Rios Azevedo; Comentário: António Nóvoa

26/09/2018
GRANDE GUERRA 1914-1918, da autoria de Ana Maria Paiva Morão
APRESENTAÇÃO: dia 26 de Setembro (4.ª feira), às 18h00, na Casa dos Burgos em Évora

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99