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Sinopse:
Professora aposentada, com cerca de quarenta anos de experiência lectiva, neste campo, gostaria de passar esta minha vivência, com a divulgação deste trabalho, pelo que passo a apresentar as razões que vêm justifica-la: ¶ Criar, nos meus alunos, o gosto pela leitura e, a pouco e pouco, criar neles o prazer da escrita, através de estratégias várias, levando-os a não poderem passar a semana sem recorrerem, com assiduidade, a estas actividades, ou melhor, a enfrentar estes grandes desafios que, por certo, irão contribuir para uma produção textual coesa e coerente. Se a Escola não abraçar, com paixão, este árduo trabalho, por certo, as novas tecnologias, sobretudo, as mais recentes, tomarão o seu lugar, mas quando unidas poderão dar um grande contributo à sociedade actual. Separadas, creio que não vão conseguir o trabalho que todos (pais, professores e alunos) ambicionamos. De facto temos de acompanhar os nossos alunos, não os deixar sozinhos entregues à sua sorte. Eles precisam de estímulos, pois, quando isso acontece, eles superam-se. Há que dar tempo ao tempo, deixá-los crescer, deixá-los procurar e finalmente encontrar o gosto pela leitura e pela escrita. É preciso entusiasma-los, envolve-los… e, eu senti, muitas vezes, essas experiências. Eu procurei marcá-los, tocá-los, prepará-los para a vida…
Índice:
Homenagem
Parecer
Agradecimentos
Nota Prévia
Introdução 1.Apresentação e importância do estudo 2.Objectivos
Capítulo I – Enquadramento teórico
1.Noção de Texto
2.Características / Factores da textualidade 2.1. Coerência 2.2. Coesão 2.2.1. Tempo 2.2.2. Conectores 2.3. Coesão e Coerência – Halliday/ Hassan, Charolles, Widdowson 2.4. Intencionalidade e Aceitabilidade 2.5. Situacionalidade 2.6. Informatividade 2.7. Intertextualidade
3.Texto Narrativo 3.1. Competência Narrativa / Competência Textual 3.2. Modelos de Análise Narrativa 3.2.1. Labov/Waletzky 3.2.2. Paul Larivaille 3.2.3. Weinrich 3.2.4. Modelo Proposto
Capítulo II – Da Teoria à Prática
1. Estratégias remediativas da produção escrita
2. Estudo Feito 2.1. Estudo comparativo: Escola E.B. 2/3 de Telheiras e Escola E.B. 2/3 da Amadora n.º 585 D
3.Tratamento e Análise de Dados 3.1. Organização Estrutural da Narrativa 3.2. Tempos Verbais /Marcadores Temporais e Conectores 3.3. Relação sujeito Enunciador / Nível Sócio Cultural da Família e Linguagens Várias
Capítulo III – Relação Sujeito Enunciador / Leitura e Escrita
1. Análise das Questões – O que significa Ler? / O que significa Escrever? A Importância do video – Escola da Amadora n.º 585 D
2. Análise das Questões – O que significa ler? O que significa escrever? – Escola E.B 2 /3 de Telheiras
3. Estudo Comparativo: Textos de Escritores Escolhidos e Textos de Alunos da Escola E.B 2/3 de Telheiras
Conclusão
ANEXOS 1. A Lenda do Sal 2. Recontos dos Alunos (um exemplar) 3. Inquérito (pequena amostragem) 4. Capas dos “Livrinhos” com alguns textos e fotos ilustrativas da vinda dos Escritores à Escola
Bibliografia
Posfácio
AUTORA:
Maria Bárbara Serrano André finalizou o Magistério Primário, em 1968, em Castelo Branco. Licenciou-se em Filologia Românica, em 1980, na Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa. Fez Mestrado em Linguística Aplicada, em 1995, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tirou Licença sabática em 2004/2005 para efeitos de trabalho de investigação. Foi Docente durante 39 anos e 4 meses; tendo leccionado no ensino primário (11 anos) e no ensino preparatório (28 anos e 4 meses).
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 212
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-742-0
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