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Sinopse:
O lugar de onde escrevo é um entre-lugar entre a criação e a teoria, e cada livro meu procura ser um percurso vivenciado emocionalmente entre a leitura de livros, de pessoas, de lugares e de teorias, por isso sempre necessariamente incompleto. ¶ Este livro reúne ensaios realizados aproximadamente nos últimos dez anos (entre 2006-2016), que seleccionei, tentando agrupar as minhas preocupações e interesses de ordem teórica na primeira parte, intitulada Cenografias Pós-Coloniais. ¶ A segunda parte do livro organiza-se com um conjunto de estudos dedicados à História da Literatura Moçambicana e também oferece um roteiro pessoal de vários ensaios sobre a Literatura Moçambicana, necessariamente marcados pela cronologia da escrita, ciente de que nos últimos anos a actividade editorial em Moçambique tem revelado muitos novos autores, com obras que merecem uma especial atenção crítica, ainda não contemplada nestas escritas. ¶ A demora na organização deste livro é também reveladora do desejo de uma travessia teórico-crítica plural, todavia enquadrada nas minhas opções teóricas, recolocando questões iniciadas em livros anteriores. [Nota da Autora]
Índice:
I – Cenografias Pós-Coloniais
O “Entre-lugar” dos Discursos Pós-Coloniais Cenografias Pós-Coloniais Modelos Críticos das Representações da Oralidade Heterolinguismo e Hibridismo de Géneros Encenação Genológica nas Literaturas Africanas Tematização linguística e arte narrativa em Luuanda Formas e Lugares da Memória Colonial e Pós-Colonial Escrita de Mapas e Fantasmas Pós-(Coloniais A Escrita Reinventando a História e a Nação Memória, Arquivo, Viagem na Narrativa Moçambicana Outras Cenografias: as Ilhas como lugar de negociação Alguns Percursos das Literaturas Africanas Perspectivas teóricas e críticas nas literaturas africanas
II – & Estudos sobre Literatura Moçambicana
Tópicos para uma História da Literatura Moçambicana Escritas Moçambicanas Alegorias do Universo Colonial em Luís B. Honwana Duas Poéticas Fundacionais na Poesia Moçambicana A Morte como Exílio na Poesia de José Craveirinha A Construção do Oriente em A Ilha de Próspero de Rui Knopfli Virgílio de Lemos: Uma Poética Múltipla O Heterónimo Feminino de Virgílio de Lemos Sobre Poéticas e Poeticidades na obra de Mia Couto A Viagem como Escrita e a Escrita da Viagem na poesia de Eduardo White Filimone Meigos, a Poesia como Prática Profanatória e como Arte da Paródia Seis Tempos, Seis Leituras, Seis Poetas Parágrafos Ainda Muito Incompletos sobre a Poesia Moçambicana Contemporânea A Enunciação do Sujeito Feminino na Poesia Moçambicana Os Ângulos da Casa de Hirondina Joshua e a Questão das Identidades Livro Mulher de Adelino Timóteo, um Livro Sempre Inacabado Naguib: Uma Arte de Sonhar no Feminino
AUTORA:
Ana Mafalda Leite é Investigadora e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Como ensaísta o seu percurso inclui várias obras que problematizam as literaturas africanas nas suas vertentes teórico-críticas, nomeadamente, entre outros tópicos, a problematização de géneros, a relação entre oralidade e escrita e os estudos pós-coloniais.
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 328
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-306-4
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