Sem Tempo para Ser Criança




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Para mim, um crónico adverso aos trabalhos agrícolas e à vida do campo – Ceres, a Deusa da agricultura, não queria nada comigo. A escola era o abrigo que me protegia, parcialmente, do frio no inverno, e do calor, no verão. Parcialmente, porque o frio, no inverno e o calor, no verão também entravam pela escola e pela maior parte das casas da aldeia sem pedir licença. Na nossa casa, o vento entrava pelos buracos das paredes de granito, pelas frestas da porta e pelos vãos das telhas. ************************************************************ Este livro, confessadamente, tem propósitos de transmitir um testemunho de vida. O autor, deliberadamente, dá-nos um Portugal, a preto e branco, cinzento, de fome, de perseguição, de ditadura… Ele entra, de corpo inteiro, nesta malfadada história. Uma narrativa na primeira pessoa. Um actor. Não um simples observador testemunhal. [José Manuel Trigo Mota da Romana (Professor de Português e de Literatura)] ************************************************************ Ler este livro é como ouvir o Autor numa conversa pessoal. Lê-se com gosto e permanente interesse. A obra tem vários méritos. Entre eles, o de ser um testemunho real do Poder da Vontade e um documentário valioso do passado recente da vida das nossas aldeias beirãs, hoje despovoadas, com as tradições perdidas. [Adriano Vasco Rodrigues (Professor e Investigador de História das Artes)] ************************************************************ Nesta emocionante obra, cuja elaboração tive a honra de acompanhar ‘pari passu’, Felisberto nos brinda, não só com o relato de sua vida, admirável sob todos os aspectos, mas também com descrições histórico-geográficas e dos costumes – com suas divisões de classe e suas injustiças – da região onde nasceu e cresceu. Ele é protagonista real, mas, para quem lê, aparenta ser um personagem saído de um romance ficcional. [Walter del Picchia (Professor da Universidade de São Paulo)]

Índice:

Apresentação do autor

Prefácio de José Manuel Trigo Mota da Romana

Prefácio de Adriano Vasco Rodrigues

Introdução

Situado no espaço

Vegetando nas veredas da vida
O calendário do tempo: Do véu branco de inverno ao calor tórrido do verão
Viver antes de nascer: não me lembro de ter nascido
Brinquedos: como diz o provérbio, a necessidade aguça o engenho

Sem tempo para ser criança: as agruras da vida
A escola: felicidade condicionada enquanto durou
Da escola à adolescência

Conturbada adolescência
Adversidades várias
Altos e baixos na reta final da adolescência

De cabeça erguida, caminhando em frente
O serviço militar: – viragem de uma vida
O estudo e o trabalho: contrariedades inesperadas

O exílio

A revolução dos cravos e o regresso a Portugal

Carreira académica: indesejado persistente
Início da vida académica em Portugal
Peripécias com o doutoramento
Da UTL para a UBI

Posfácio

Imagens


AUTOR:

Nasci em Cidadelhe / Pinhel, em 1939. Fiz a quarta classe. Comecei a trabalhar no campo ainda antes de iniciar o ensino primário. Continuei a trabalhar no campo, mesmo quando frequentava a escola, até aos 21 anos. Com 21 anos assentei praça no BT em Lisboa. Com 22 anos matriculei-me no ensino secundário; terminei o primeiro ciclo em 1962. Continuei a trabalhar e a estudar. Em 1965 terminei o ensino secundário, fiz exame de admissão ao ISCEF/ UTL com sucesso. No ano lectivo de 1965 / 1966 fiz o primeiro ano de economia incompleto. Em Julho de 1966, refugiei-me na Holanda. Consegui exílio político e licenciei-me em Ciências Económicas e Empresarias na Univ. de Amesterdão onde fui assistente. Regressei a Portugal no verão de 1974. Iniciei a carreira académica na UTL onde fiz o doutoramento. Pedi depois transferência para a UBI / Covilhã onde me aposentei como Professor Catedrático.

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 320
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-787-1
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]