Portugal / Brasil / PALOP

Relações Culturais




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Este livro resulta da vontade indómita e do reconhecimento de uma série de personalidades e de instituições, incluindo aquela em que nos filiamos enquanto professores, a Universidade da Beira Interior, de um trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Estudos Lusófonos do Departamento de Letras, pesem embora eventuais polémicas em torno do vocábulo “lusofonia”, devido a fantasmas que pretendemos, justamente, afastar com este tipo de estudos, versando a cultura em língua portuguesa, rica e diversa em termos diacrónicos e geográficos, nas áreas da literatura, da música, das artes plásticas e do cinema.

Índice:

Cristina Costa Vieira (Portugal / Universidade da Beira Interior)
“Prefácio”

António dos Santos Pereira (Portugal / Universidade da Beira Interior)
“Os livros e as leituras plurais de Fernando Pessoa”

Kelcilene Grácia-Rodrigues (Brasil / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
“Poesia é voar fora da asa: a ars poetica de Manoel de Barros”

Moacyr Rodrigues (Cabo Verde / etno-musicólogo)
“Criação e afirmação da morna de Cabo Verde no espaço luso-afro-brasileiro”

Adriano Mixinge (Angola / ensaísta e conselheiro cultural)
“A parede infinita: um panorama da arte angolana contemporânea
actual”

Fabíola Mourthé (Brasil / PUC-Minas Gerais)
“Urucungo, de Raul Bopp: poesia afro-brasileira?”

Fernando Paulouro (Portugal / escritor e jornalista)
“Portugais e Brasis: questões brasilusas”

Saguenail e Regina Guimarães (Portugal / cineastas e escritores)
“Apresentação e diálogo em torno do filme Trela curta, de Saguenail e Regina Guimarães”

Pires Laranjeira (Portugal / Universidade de Coimbra)
“Afirmação nacional, patriotismo e exclusão no campo literário de língua portuguesa: desafios da globalização e da liberdade”


OS ORGANIZADORES:

CRISTINA COSTA VIEIRA é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição onde obteve o grau de Mestre em Estudos Portugueses e Brasileiros. Doutorou-se em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade da Beira Interior. Destaca da sua obra O Universo Feminino n’A Esmeralda Partida de Fernando Campos (Difel, 2002), autor em que é especialista, e A Construção da Personagem Romanesca: processos definidores (Colibri, 2008). Integra o Centro de Literatura Portuguesa, da FLUC, e colabora no CEIL/IELT, da Universidade Nova de Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, onde dirige o Mestrado em Estudos Lusófonos. Colabora em várias revistas da especialidade, como Colóquio/Letras, Convergência Lusíada, Lusorama e Abusões, tem ensaios sobre autores portugueses, brasileiros e africanos de expressão portuguesa em diversos livros e coordenou a organização de quatro congressos internacionais ligados à lusofonia na UBI.

JOSÉ HENRIQUE MANSO é licenciado e mestre em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutor em Letras (Latim do Renascimento) pela Universidade da Beira Interior, tendo sido orientado pelo Doutor Sebastião Pinho da FLUC. A sua tese de doutoramento foi publicada em 2011 pela FCT/FCG sob o título Comentário de Aires Barbosa ao segundo livro da Historia apostolica de Arátor. É investigador integrado do CECH e Professor Auxiliar no Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior.

ANA RITA CARRILHO é Doutora em Letras pela Universidade da Beira Interior (Covilhã – Portugal). Nesta mesma instituição, é docente do Departamento de Letras, é diretora dos Cursos Não Conferentes de Grau de Línguas (alemão, espanhol, francês e inglês), do Curso de Português Língua Estrangeira e é coordenadora do Local de Aplicação e Promoção de Exames (LAPE), uma parceria com o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE), sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro integrado do centro de investigação LabCom.IFP, desenvolvendo investigação na área da Linguística Aplicada ao ensino do Português como Língua Não Materna.

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 170
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-176-3
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/06/2019
As Edições Colibri na 89.ª FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS NO STAND *D-30* Entre 29 de Maio (quarta-feira) e 16 de Junho (domingo) de 2019, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou São Sebastião), em Lisboa

24/05/2019
O MARINHEIRO DE FERNANDO PESSOA, da autoria de Thiago Sogayar Bechara
LANÇAMENTO: 24 de Maio (6.ª feira) às 18h00, na Faculdade de Letras de Lisboa.

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99