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Colaboração com a entidade: Universidade de Lisboa
Sinopse:
Este é um estudo de caso - A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia - sobre a promoção de práticas da leitura na Biblioteca Escolar, que analisa o papel desta no envolvimento da comunidade escolar, da família e da comunidade local e na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da literacia da leitura. Um estudo cientificamente estruturado e desenvolvido exemplarmente, que permite alcançar resultados e conclusões surpreendentes: o papel fulcral da Biblioteca Escolar na implementação e na promoção de práticas de leitura, envolvendo
todas as áreas disciplinares, bem como a comunidade; a existência de um ambiente favorável à leitura e ao desenvolvimento da comunidade escolar com ações e experiências de leitura, que permite contrariar o efeito do contexto social; a definição de perfis de leitor; a valorização e o acompanhamento de percursos individuais de leitura; a aproximação aos resultados dos relatórios internacionais – PISA e PIRLS – com a tendência para um desempenho superior das raparigas face aos rapazes, o efeito do contexto social da escola, que minimiza os constrangimentos
socioeconómicos dos alunos a nível individual, e a influência dos ambiente positivo para a aprendizagem, a literacia da leitura e outras literacias e, consequentemente, o sucesso escolar; por fim, o reconhecimento externo desse papel pelo Plano Nacional de Leitura, enquanto Agrupamento aLer+, e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em projetos no âmbito da “Medida Ideias com Mérito”.
[MARIA MARGARIDA PINO]
Índice:
Prefácio
Agradecimentos
Resumo Abstract
Introdução
1. Problemática e Metodologia 1.1. Investigação Existente 1.2. Objeto e questões de Estudo 1.3. Tipologia do Estudo 1.4. Delineamento do Estudo 1.5. Amostra 1.6. Instrumentos 1.6.1. Passaporte da Leitura 1.6.2. Questionário perfil de leitor 1.6.3. Contrato de Leitura 1.6.4. Questionário Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar – Domínio B – Leitura e Literacia 1.7. Procedimento 1.8. Resultados
2. As Bibliotecas Escolares e a Promoção da Leitura 2.1. A Biblioteca 2.2. A Biblioteca Pública e a Biblioteca Escolar 2.3. As Políticas Educativas e a Promoção da Leitura 2.3.1. A Rede de Bibliotecas Escolares 2.3.2. O Plano Nacional de Leitura 2.4. A Política de Gestão da Coleção
3. A Leitura 3.1. Da aprendizagem da leitura à formação do leitor 3.1.1. A aprendizagem da leitura 3.1.2. A formação do leitor 3.2. A Mediação em Leitura 3.2.1. Na Família 3.2.2. Na Escola 3.3. Motivação: O papel da motivação na formação do leitor 3.3.1. Dimensões do construto – Motivação para a leitura 3.3.2. Práticas de escola versus motivação para a leitura 3.3.3. O incentivo à leitura 3.4. Literacia da Leitura 3.4.1. Os alunos portugueses no contexto Internacional 3.4.2. Os alunos portugueses nos Estudos Nacionais
4. A Biblioteca Escolar e a promoção da leitura no Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia 4.1. O Contexto Geográfico e Educativo do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia. 4.2. A representatividade da promoção da leitura nos normativos do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia 4.3. As bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia 4.3.1. O desenvolvimento da Política de Gestão da Coleção 4.3.2. Caraterísticas e equilíbrio por área temática 4.3.3. Acesso à informação e promoção da leitura 4.4. Projetos e Práticas de promoção da Leitura e das Competências da Literacia da Informação 4.4.1. Projetos de Promoção da Leitura e das Competências da Literacia da Informação 4.4.2. Práticas de Promoção da Leitura 4.4.2.1. Na Escola 4.4.2.2. Na Família 4.4.2.3. Na Comunidade Local
5. Práticas de acompanhamento e monitorização da leitura 5.1. Análise do Processo do Passaporte da Leitura 5.1.1. Registos em Base de Dados e Passaporte da Leitura 5.2. O Contrato de Leitura 5.3. Estudo do Perfil de Leitor 5.3.1. Alunos do 2.º Ciclo 5.3.2. Alunos do 3.º ciclo 5.4. Análise do questionário Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar relativo ao domínio B – Leitura e Literacia
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
A AUTORA:
CARLA MARIA GOMES DE ANDRADE é licenciada em Psicologia Aplicada e mestre em Psicologia Social e das Organizações (2009) pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Tem o Curso de Especialização em Ciências da Documentação e Informação, no ramo de Biblioteconomia (2008), e o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação, na área de Biblioteconomia (2014), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É mediadora de cursos de Educação e Formação de Adultos e Formadora de Formadores creditada pelo IEFP. Exerceu a atividade de Professora de Educação Moral e Religiosa Católica durante vários anos e integrou a equipa de autores dos novos manuais de Educação Moral e Religiosa Católica. Em 2014, ingressou num mosteiro de vida contemplativa e, atualmente, é monja Carmelita Descalça. É, ainda, coautora de diversas obras, como escritora ou ilustradora.
Detalhes:
Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 320
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-807-6
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