Investigação em Ciência da Informação




Recomendar livro a um amigo
Colaboração com a entidade: Universidade de Lisboa

Sinopse:

De um modo geral, os textos que se perfilam neste volume constituem consistentes intentos, teóricos ou empíricos, que procuram responder, direta ou indiretamente, a cada uma dessas questões, trazendo-as inclusivamente para o contexto e a realidade portuguesa. Não obstante a aridez que, não raro, acompanha a abordagem dessas matérias, os textos que aqui se encontram são frutos de um discurso clarividente, que releva tanto pelo caráter pedagógico e científico quanto pela inegável capacidade de argumentação, que é demonstrada pelo autor, que habilmente conduz a escrita, propugnando pela forma crítico-reflexiva e construtiva do discurso, desvelando e revelando, em cada página ou argumento, as principais inclinações teóricas, assumindo-as também como suas, inclusivamente, em diversos pontos cruciais. ¶ Assim, devotada à Ciência da Informação e à Arquivística, e publicada sob o manto de uma coletânea de estudos, a obra em causa é, pois, um desses pertinentes exemplos de articulação de conteúdos que se desenvolvem singularmente, mas sem perder a necessária visão de unidade e de conjunto. Incluída numa série muito apropriadamente identificada como “Ciência da Informação”, que o próprio autor dirige, trata-se de uma relevante “pedra” que se assenta numa sólida construção e que tem como repto oferecer alternativas de leitura especializada e de qualidade, em língua portuguesa, e provocar o debate e a reflexão de ideias e de experiências que gravitam em torno de temas em voga na contemporaneidade. ¶ ¶ [Maria Cristina Vieira de Freitas] ¶ ¶ ¶ Assim, de um elenco de temas afetos à Ciência da Informação, que “desfilam” por esta obra, os principais, e que dão nome aos capítulos, são: as tendências (atuais) de investigação; o acesso e a censura à informação (no âmbito local); os repositórios digitais portugueses; a exemplificação de uma política editorial adotada no âmbito da administração local, em Portugal; as fontes de informação para o estudo da cidade de Lisboa, no período Medieval. Esse primeiro conjunto de textos, consumados não necessariamente nessa mesma ordem, versa sobre estudos quer de caráter teórico, quer de índole empírica. E os temas discutidos são realmente atuais, sendo que, se alguns deles são, de facto, mais visíveis, no âmbito da literatura científica (e.g., os repositórios e as políticas editoriais), outros, com certeza, menos serão (e.g., a discussão das questões que envolvem a censura, num tempo e num espaço circunscritos e a título de exemplificação e de discussão; ou as notas do autor sobre as fontes de informação destinadas ao estudo de um período histórico específico e num contexto igualmente específico).

Índice:

Prefácio

Nota introdutória

Perspetivas de investigação em Ciência da Informação

O conceito de arquivo revisitado: com e sem adjectivação

A classificação da informação arquivística da administração local nos países ibéricos: uma análise comparada

Para um novo paradigma na gestão da informação arquivística da Administração Local: o plano de classificação

Indicadores de desempenho em Sistemas de Informação
para a Administração Local

Fontes de informação para o estudo de Lisboa Medieval: algumas notas

Os repositórios digitais e o seu objeto: perpetiva(s) dos estudos acerca das experiências portuguesas
Carlos Guardado da Silva
Luís Corujo

A Política Editorial do Município de Torres Vedras
A Censura e o Jornal Badaladas durante o Estado Novo
AtoM – Access to Memory: a memória partilhada de Torres Vedras



O AUTOR:

CARLOS GUARDADO DA SILVA é Doutor em História Medieval (2004), pela Universidade de Lisboa, e Agregado em Ciência da Informação (2016), pela Universidade de Coimbra. É Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o mestrado em Ciências da Documentação e Informação, desde 2015.
É Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM), Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (APH), membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Sócio da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). É Vice-Presidente da Assembleia Geral da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e vogal da direção do Capítulo Ibérico da ISKO – International Society for Knowledge Organization. É, ainda, membro do Conselho Técnico Nacional da BAD e do Conselho Consultivo da Rota Histórica das Linhas de Torres.
É (co)autor de diversos títulos, no âmbito da História, do Património Cultural e da Ciência da Informação.

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 238
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898359
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978 -2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

20/04/2024
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADANIA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Abril (sáb.), às 16h00, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

19/04/2024
POR UM MUNDO NOVO, A SÉRIO – UMA IDEOLOGIA PROGRESSISTA DO SÉCULO XXI, da autoria de Pedro Ferraz de Abreu
LANÇAMENTO: dia 19/04/2024 (6.ª f.), às 17h30, na Associação 25 de Abril, Rua da Misericórdia, n.º 95, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos Matos Gomes

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]