Abade de Faria

O Luso Goês criador do Hipnotismo Científico, precursor da Psicanálise | no Bicentenário da sua Morte




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

José Custódio de Faria (1756-1819), Abade de Faria para a posteridade, autor do livro De la Cause du Sommeil Lucide ou Étude de la Nature de l’Homme, obra matricial do hipnotismo científico, em que estudou a mente humana, foi um injustiçado da História que, sumária e negligentemente, o olvidou, não obstante ele ter sido um homem à frente do seu tempo. À luz dos conhecimentos actuais sobre os estados de consciência, em especial no que respeita ao sono não pode deixar de surpreender que Faria tenha então conseguido ir tão longe, empiricamente, onde agora chegam as modernas abordagens científicas. ¶ Aliás, a sua obra foi um dos esteios em que se edificou a Psicanálise: Sigmund Freud, quando fez formação clínica em França (Paris e Nancy), aprendeu a técnica de sugestão hipnótica criada pelo Abade e utilizou-a na fase inicial da sua carreira médica. ¶ Todavia, com o devir do tempo, o nome do Abade de Faria subsistiu quase só graças ao popular romance de Alexandre Dumas, O Conde de Monte Cristo. Dado que existe basta documentação historiográfica que comprova que, nas suas obras, Alexandre Dumas recorria, frequentemente, à ‘colaboração’ de vários outros autores (é a perene questão dos “nègres literaires” de Dumas, já então dilucidada por vários críticos literários seus coetâneos), no presente livro abordar-se-á, também, a candente problemática da génese e autoria do personagem ficcional Abade Faria daquele romance.

Índice:

Tábua cronológica sumária

Introdução

Capítulo I – Vida e obra do Abade de Faria

Capítulo II – Do hipnotismo científico do Abade de Faria à Psicanálise

Capítulo III – O abbé Faria na obra de Alexandre Dumas: mito e realidade

Capítulo IV – Considerandos finais

Bibliografia consultada


AUTOR

JOÃO AUGUSTO DAVID DE MORAIS nasceu em Angola mas reside, e exerceu as suas actividades profissionais, em Évora desde 1976.
Em Portugal, licenciou-se, doutorou-se e fez a agregação em Medicina, especializando-se, sucessivamente, em Medicina Interna, Infecciologia e Medicina Tropical. Na Bélgica, obteve o master's degree em Saúde Pública, no Institut Prince Leopold de Antuérpia. Em Roma, no Istituto di Parassitologia da Universidade La Sapienza, estagiou com a prestigiada geneticista Prof.ª Lia Paggi.
Foi Chefe de Clínica e Director de Serviço no Hospital do Espírito Santo de Évora. Como Professor Convidado da Universidade de Évora, com a qual colaborou durante 30 anos, leccionou as disciplinas de Ecologia Humana, Parasitologia Humana e Antropologia Aplicada. Tem cooperado em diversos mestrados e cursos de pós graduação, no país e no estrangeiro.
Publicou cerca de 150 trabalhos científicos e vários livros, nas áreas da Medicina, Ecologia Humana, Antropologia Social, Religiosidade Popular e História.
Foi galardoado com 15 prémios por trabalhos científicos e agraciado com as medalhas de grau ouro do Ministério da Saúde e da Câmara Municipal de Évora e com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos.

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 250
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898892
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
15/12/2019
ALCUNHAS DE MARVÃO, de Teresa Simão
LANÇAMENTO: dia 15 de Dezembro (dom.) às 15h00, em Santo António das Areias – Marvão. Apresentação: Prof. Doutor Jorge Oliveira

10/12/2019
UM RANGER NA GUERRA COLONIAL – Guiné-Bissau (1973-74), da autoria de José Saúde
LANÇAMENTO: dia 10 de Dezembro (3.ª feira), às 21h30, em Beja

07/12/2019
LINHAS DE ÁGUA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: dia 7 de Dezembro (sáb.) às 16h00, em Estremoz. Apresentação: Carlos Nuno (ESCS / Instituto Politécnico de Lisboa)

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99