O Marquês de Pombal e a Família Távora




Recomendar livro a um amigo
Autoria: César Gomes

Sinopse:

Algo que me sensibilizou, foi a paixão sobre o passado que percebi existir em inúmeros médicos. Será, eventualmente, por se tratar de duas áreas humanistas, cada uma à sua maneira? Será por, na espinhosa tarefa de conviver com o sofrimento humano, sentirem necessidade de “fantasiar” outras épocas, outras vivências do Homem? ¶ De forma muito grata, vejo o meu pai, César Gomes, passar para o papel e para a posteridade, esse interesse, do qual já me tinha apercebido pelos temas que conversamos em conjunto e pelos muitos livros de História que foi adquirindo ao longo da vida; devo dizer que alguns já me foram úteis! ¶ A presente obra surge a propósito de um episódio familiar, a morte do cunhado de sobrenome Távora, que o inspirou para uma incursão na História de Portugal. A partir das suas pesquisas, destaca a época da perseguição à família Távora, ocorrida no tempo do Marquês de Pombal. Vem a propósito, a referência a questões religiosas, nomeadamente, pelo facto daquele estadista ter abolido a diferença entre cristãos-novos e cristãos-velhos e de ter modificado a Inquisição para a colocar ao serviço da Coroa e dos interesses do Estado. ¶¶ [do prefácio Ana Paula Beleza Gomes Nobre] ********************************************************* O propósito desta obra é chamar a atenção para o que concerne ao papel que teve Sebastião José de Carvalho e Melo, ministro de D. José I, na aniquilação de uma família de prestígio da aristocracia, os Távoras. ¶ Não pretendemos aceder ao mister de historiador, pois a profissão que possuímos é suficiente para nos dedicarmos, inteiramente, a causas humanas, às pessoas que sofrem e se nos entregam de corpo e alma, no entanto, dedicamos horas de ócio ao conhecimento da História, sobretudo a de Portugal, onde encontramos matéria para nos deliciarmos. ¶ [César Gomes]

Índice:

Prefácio

Introdução

A Inquisição

Os Autos de fé

O Santo Ofício

A Inquisição em Portugal e na Europa

As Torturas em Portugal

O Marquês de Pombal

O Terramoto de 1755

A Expulsão dos Judeus

O Processo dos Távoras

Os Távoras

Os Távoras de Escalhão

Curiosidades sobre os reis no período da Inquisição

Lisboa Antiga

Bibliografia



AUTOR

CÉSAR AUGUSTO GOMES nasceu em Escalhão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, em 1931.
Foi responsável do Serviço de Medicina I do Hospital de Santo António dos Capuchos, e Monitor da Escola de Enfermagem Artur Ravara. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia na Faculdade de Medicina do Porto, e especializou-se em Medicina Interna, e em Gastrenterologia.
Em Barcelona trabalhou no Serviço do Prof. Villardel, onde fez a especialização em Laparoscopia e, na Fundação Calouste Gulbenkian efetuou a de Ecografia.
Foi Assistente na Faculdade de Medicina de Luanda, e na Faculdade de Medicina do Porto. No Serviço de Gastrenterologia do Hospital de S. João fundou as Unidades de Laparoscopia e de Proctologia.
Foi Co-fundador da Sociedade Nacional de Coloproctologia, e criou as Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro a nível Nacional, de que foi seu presidente durante 10 anos.
Proferiu palestras em Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Checoslováquia e Polónia.
Presentemente é Diretor Clínico de uma Clínica Médica de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva.
Publicou os livros Via Sacra e meditação; Traços de uma Vivência; Raia Molhada; Ontem Futuro de Amanhã; ANGOLA, o 4 de fevereiro de 1961 e Ser ou não Ser, Tradições de uma Aldeia Portuguesa.

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 128
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898946
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
23/11/2019
ROSÁLIA – A menina Exposta da Roda, da autoria de Florbela Teixeira
LANÇAMENTO: dia 23 de Novembro de 2019 (sábado), das 16h00 às 18h00, na Biblioteca Municipal de Palmela

20/11/2019
A ILHA É UMA LUPA, da autoria de Maria José Nazaré
LANÇAMENTO: dia 20 de Novembro (4.ª feira) às 18h30, no Espaço UCCLA, em Lisboa

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99