Escola de Música da Sé de Évora

Conferências




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Autoria: Eborae Musica

Sinopse:

A Eborae Musica – Associação Musical de Évora estreou com a apresentação do Coro Polifónico, Coro Infantil e Cantores Solistas, em Setembro de 1987, num Concerto integrado no certame “Os Povos e as Artes”. ¶ Tem como objetivos a interpretação e divulgação da Música, em especial da Obra dos grandes Mestres Compositores da Escola de Música da Sé de Évora, fomentar a aprendizagem do Canto, da Formação Musical e a formação de Músicos em vários instrumentos, contribuindo para a valorização pessoal e social de crianças, jovens e adultos. ¶ A Associação organiza, anualmente, entre outras atividades, as Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora” que já tiveram vinte e duas edições, o Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” que conta já com dezassete edições e vários Concertos pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” para a divulgação da Obra dos Mestres da Escola de Música da Sé de Évora (secs. XVI e XVII). ********************************************************* Decorridos quinze anos da publicação do primeiro livro de conferências sobre a Escola de Música da Sé de Évora, realizadas nas seis edições das Jornadas Internacionais que aconteceram até 2003, temos concretizado, com regularidade, até hoje, as Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”. ¶ A perseverança que caracterizou o trabalho do Cónego José Augusto Alegria, durante mais de sessenta anos, no estudo, investigação e valorização do que foi a Escola de Música da Sé de Évora, continua a ser um incentivo e uma forma de homenagear o seu legado que se mantém com uma clara e inequívoca importância para o conhecimento da obra dos Mestres Polifonistas da Sé de Évora, nos séculos XVI e XVII, a qual deu um enorme prestígio à cidade de Évora. ¶¶ * * * ¶¶ O Cónego José Augusto Alegria (nascido em Évora, 1917) teve um papel importantíssimo para o desenvolvimento da atividade da Associação nomeadamente no que diz respeito ao Coro Polifónico pois foi sempre a figura presente no arranque do mesmo com permanente disponibilidade para acompanhar o trabalho que desenvolvemos incentivando e motivando o que deu uma dimensão mais larga ao seu papel de investigador e pessoa empenhada na valorização da polifonia eborense; o seu incentivo traduziu-se também na cedência de algumas partituras, presença nos ensaios e gravação do primeiro CD, e nas primeiras seis edições das Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora” em que participou proferindo a conferência de Abertura e assistindo aos Concertos. Foi Doutorado "Honoris Causa" pela Universidade de Évora em 1988.

Índice:

Prefácio

Maria Helena Zuber “Évora e Vila Viçosa: Ligações musicais do século XVII relacionadas com D. João IV”, Resumo

Michael Ryan “D. João IV como compositor de motetos: Vivo ego dicit Dominus e Anima mea turbata est valde”

Owen Rees “A música de Estêvão de Brito em contexto”

Owen Rees “Cantar bem”: a OrdenançaouRegimento de El-Rei D. Duarte e a prática musical na Capela Real portuguesa no início do século XV”

Bernadette Nelson “História Recente dos Cartapácios da Universidade de Coimbra – Homenagem aos Pioneiros da Musicologia Portuguesa”

Paulo Estudante “Continuidade do repertório polifónico na Catedral de Évora no séc. XVIII”

Luis Henriques “Os salmos concertados dos mestres de capela da Sé de Évora no século XVIII”

Rita Faleiro “Relações musicais entre as Catedrais de Évora e Elvas”

Hugo Porto “Estêvão de Brito entre Badajoz e Málaga”

Hector Archilla Segade “Instrumentos e Instrumentistas de Sopro no sec XVI”

Isabel Monteiro Lista de Conferências proferidas nas Jornadas a partir de 2004


CONTENTS Foreword

Maria Helena Zuber“Évora and Vila Viçosa: Seventeenth century musical connections relating to D. João IV” (abstract)

Michael Ryan “D. João IV as motet composer: Vivo ego dicit Dominus and Anima mea turbata est valde”

Owen Rees “The music of Estêvão de Brito in context”

Owen Rees ‘Cantar bem’: King Duarte’s Ordenança or Regimento and musical practice in the Portuguese royal chapel in the early fifteenth century

Bernadette Nelson “Recent History ofthe Cartapácios atthe University of Coimbra – Tribute tothe Pioneers of Portuguese Musicology”

Paulo Estudante “The continued use of Polyphonic Repertoire at Évora Cathedral in the 18th century”

Luis Henriques “Concertato psalm arrangements by 18th century chapel masters at Évora Cathedral”

Rita Faleiro “Musical relations between the Cathedrals of Évora and Elvas”

Hugo Porto “Estêvão de Brito in Badajoz and Málaga”

Hector Archilla Segade “Wind Instruments and players on the 16th century”

Isabel Monteiro List of Conferences after 2004

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 354
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898977
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