Os Sonhos da Revolução dos Cravos




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Neste Livro Maria José Maurício revelou, com mestria, factos pouco conhecidos de como o Movimento das Forças Armadas ¶ preparou e concretizou, a acção libertadora do 25 de Abril de 1974; de como um Povo Inteiro não hesitou em fazer parte activa desse Movimento; e de como um grito de Alegria – “O Povo está com o MFA!” – um outro se sentia como resposta imediata – “O MFA está com o Povo!”. (...) ¶ A autora propõe-nos, pois, um desafio oportuno e urgente: que, hoje mais do que nunca, é imperioso compreendermos as Emoções, interiorizarmos as Razões, e assumirmos as Acções. Porque a História da Humanidade é feita por todos nós. E quanto mais livres a soubermos Viver, mais Humana ela será. ¶ Mais do que um livro de História, ou sobre a História, é um desafio de pedagogia cívica que nos convoca, cada um de nós para sermos parte activa na construção do Futuro comum que desejamos, Inteiro, Livre, Digno, Humano. ¶¶ [ALMEIDA MOURA – Capitão-de-Mar-e-Guerra] ********************************************************** A grandiosa manifestação do 1.º de Maio confirmava a adesão do povo ao 25 de Abril e legitimava o poder militar revolucionário instituído, abrindo horizontes de acção transformadora, cimentando a esperança nascida cinco dias antes. (...) ¶ Abril abriu as portas da liberdade e os portugueses assim o mostravam. Queriam ser cidadãos inteiros, falar sem medo, exercer o direito de livre expressão e de pensamento. À igualdade de direitos (cívicos, laborais e sociais) para as mulheres, discriminadas durante séculos. (...) ¶ Abril abriu as portas por onde passariam as grandes transformações políticas, económicas, sociais e culturais que ficariam na História como as «Conquistas da Revolução». (...) ¶ Era o sonho tornado realidade para muitas gerações de democratas e antifascistas que, durante quase meio século, foram perseguidas, torturadas e, por vezes, perdendo a vida por defenderem as suas convicções políticas ou por lutarem pelos mais elementares direitos humanos.

Índice:

Prefácio

Os valores de Abril e a cidadania participativa

O branco que antecipou o vermelho dos cravos

Agradecimentos

Reviver Abril

A noite dos capitães

A revolução está na rua

O rumo e o horizonte


FOTOGRAFIAS

As portas que abril abriu – a acção transformadora

O nascimento de um sindicato

A greve das mulheres de lenço branco

MFA – Dinamização cultural, educação, escola – a construção da cidadania
1. A 5.ª Divisão (EMGFA) e a dinamização cultural
2. As Campanhas de dinamização e acção cívica no País
3. A educação e o serviço cívico estudantil
4. A Escola de Abril e a construção da cidadania

Epílogo


*****


AUTORA:

MARIA JOSÉ MAURÍCIO nasceu em Setúbal em 1950. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos sobre Mulheres pela Universidade Aberta de Lisboa. ¶ Foi professora do ensino particular e cooperativo. Actualmente é investigadora independente na área da Educação para a Cidadania. ¶ Tem diversos trabalhos e artigos publicados sobre igualdade entre Mulheres e Homens em revistas como Seara Nova, Vértice, Philoso-phica e outras. É co-autora do livro Pensar o Feminino, organização de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, publicado pelas Edições Colibri em 2001; autora do livro Mulheres e Cidadania: Alguns Perfis e Acção Política (1949-1973), publicado pela Editorial Caminho, em 2005 e do livro Memória e Vida em Tempos de Abril. Estórias de Liberdade e de Libertação, publicado pelas Edições Colibri, em 2015.

Detalhes:

Ano: 2020
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 200
Formato: 23x16
ISBN: 9789896899530
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978 -2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

20/04/2024
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADANIA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Abril (sáb.), às 16h00, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

19/04/2024
POR UM MUNDO NOVO, A SÉRIO – UMA IDEOLOGIA PROGRESSISTA DO SÉCULO XXI, da autoria de Pedro Ferraz de Abreu
LANÇAMENTO: dia 19/04/2024 (6.ª f.), às 17h30, na Associação 25 de Abril, Rua da Misericórdia, n.º 95, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos Matos Gomes

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]