Ditos e Ditotes Populares

da Beira Alta




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Este livro de ditos populares foi escrito entre 4 de Fevereiro de 2002 e 1 de Dezembro de 2019. A sua valia está na mensagem que contem. É feito de apontamentos de oralidade que se transmitiram de geração em geração na Beira Alta Portuguesa (…). Mais do que adágios, os ditos são manifestações da cultura local desta região. São pedaços de sabedoria popular que eram prontamente usados de acordo com cada situação ou cada circunstância. Evocam tempos idos, de pequenas sociedades locais aldeãs, onde prevalecia uma agricultura penosa, de grande esforço e pequenos rendimentos. Terras pobres, de escassez e de pobreza, condicionavam o modo de vida. A baixa literacia da maior parte da população encontra nestes ditos a criação de uma identidade coletiva para uma população com modos de vida simples. Breves, os ditos populares foram prontos meios de aconselhamento ético, ou de ensinamento instantâneo. Difundiam-se facilmente como solução para tudo. Não raro deixam transparecer alguma sátira e irreverência. Fazem parte de um imaginário cultural regional, que pode ajudar a entender a transmissão de valores e comportamentos, individuais ou coletivos.

Índice:

*****

MARIA DE ALMEIDA MORGADO nasceu no distrito da Guarda, (concelho de Pinhel, freguesia do Pereiro, lugar de Gamelas). Ali passou a infância e adolescência até casar em 1952, viveu no Ultramar até 1970, e passou a viver em Lisboa de então em diante.

Detalhes:

Ano: 2020
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 80
Formato: 21x15
ISBN: 9789896899585
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
31/12/2020
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99