Antologia de Contos do Algarve




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

A presente «Antologia do Conto do Algarve» é a prova concreta de que existe um mundo editorial paralelo ao dos grandes grupos económicos, que, controlando os canais de distribuição, tentam secar toda a concorrência, limitando o acesso ao mercado dos novos autores e impedindo a publicação de obras de cariz regional ou temático. Neste mundo editorial paralelo, os editores não são concorrentes, mas antes parceiros no objectivo de dar a conhecer ao mundo os novos valores literários, que procuram uma oportunidade para demonstrar a qualidade dos seus trabalhos. ¶¶ (…)¶¶ Vários contos ora publicados foram escritos em pleno período de confinamento dos seus autores, outros foram resgatados das gavetas, onde aguardavam uma oportunidade de publicação, que ora surgiu. ¶¶¶ [do PREFÁCIO]

Índice:

Nortada
Ana Cristina Pereira

Há sítios no Algarve onde os relógios não andam
Arménio Aleluia Martins

Coração
Augusta Panarra Inácio

A lenda do cavaleiro do tempo
Beatriz Rosário

O velho das pragas
Carlos Brito

Chronica do confinamento – O Joaquim Charrôco Caganita-Mól
Dinis Pires

Nu, baseado no conto tradicional “dom pimpão saramacotão e o seu criado pimpim”
Diogo Simão

O Ti Zé Aguadeiro
Fernando Reis Luís

Manuel Roberta
Gaspar Santos

Em Lagos com a Dona Bibita
Glória Maria Marreiros

Amor e mar… em Armação de Pêra
João Cabrita

Era uma vez a festa da pinha
Luís Barriga

O ti’ João Berganada
Manuel da Luz

Histórias algarvias
Manuel J. Marques da Silva

O xaile da avó
Maria Helena do Carmo

O carvoeiro
Nuno Campos Inácio

O varal das chouriças
Paulo Rosa

As irmãs Bajojo
Rogélio Mena Gomes

A gruta do xorino
Sérgio Santos Brito

Cimento, betāo e agregados
Vera Casaca


* * * * *


OS COORDENADORES:

FERNANDO MÃO DE FERRO nasceu em Portalegre, em 1953. É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Fez serviço militar na Marinha de Guerra Portuguesa, tendo sido mobilizado para a Guerra Colonial, onde prestou serviço em Angola durante 3 anos.
Após o 25 de Abril de 1974 fez parte de diversos organismos associativos e políticos. ¶ Fundou a Editora Colibri em 1991, mantendo-se como editor há 30 anos, tendo publicado, durante este tempo, cerca de 3 000 títulos, na sua grande maioria de autores portugueses.

NUNO CAMPOS INÁCIO, natural de Portimão, é licenciado em Direito e Oficial de Justiça de profissão.
Iniciou a sua actividade literária em 1999, contando actualmente com dezanove títulos publicados, três obras conjuntas e dezenas de artigos em revistas temáticas, incluindo na área científica. Frequentemente é convidado para colaborar com a imprensa, com a publicação de artigos de opinião. Tem obras traduzidas para inglês, francês e alemão.
Mentor e responsável pelo projecto de investigação «Genealogia do Algarve», com uma forte componente digital, está a coligir essa informação para formato de livro, tendo concluídos os Dicionários Enciclopédicos das freguesias algarvias de Alferce, Barão de São Miguel, Ferragudo, Budens e Sagres, todas obras de cariz histórico e monográfico com mais de 1000 páginas.
Em 2012 fundou com Fernando Lobo e Sérgio Brito a Arandis Editora, um projecto editorial algarvio, responsável pela publicação de mais de 200 títulos.
Recebeu uma menção honrosa no Prémio Literário Santos Stockler, na vertente de ensaio.

Detalhes:

Ano: 2020
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 236
Formato: 23x16
ISBN: 9789896899998
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
17/10/2020
CONTOS DE DIVÃ, da autoria Eduardo Luciano
LANÇAMENTO: dia 17 de Outubro (sábado) às 16h00, no Auditório do Colégio Espírito Santo, em Évora: Apresentação pelo jornalista António Costa Santos; Momento musical com Nuno do Ó

15/10/2020
OS “PRETOS DO SADO”, da autoria de Isabel Castro Henriques
LANÇAMENTO: dia 15 de Outubro (5.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Doutor Jorge Fonseca

10/10/2020
O MUNDO RURAL ONDE VIVI, da autoria de Acácio Alferes
APRESENTAÇÃO: dia 10 de Outubro de 2020: 10h00 – Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal; 17h00 – Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora. Apresentação: Arq. Helena Roseta

31/12/2019
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99