Interesse Histórico

Casqueiro, Palito Métrico, Matança Artesanal do Porco, Viagens e Cultura




Recomendar livro a um amigo
Autoria: César Gomes

Sinopse:

Neste livro, o autor começa por descrever o casqueiro, história que já conhecia, mas que é agradável recordar. O que achei interessante foi a história do palito métrico, assim como a descrição, tão simpática, sobre o seu amigo de enfermaria, que desconhecia. Sobre as praxes, que não chegou a viver, deixa o seu recado. Para mim, elas foram um grande lenitivo; vivi-as desregradamente, considerando-as próprias de um caloiro daquela idade. A matança artesanal do porco é uma história que poucos conhecem e que não mais será apreciada, porque a asae não o permite; por isso, o escritor teve a mestria de a contar com pormenor. Quanto à parte intitulada “As minhas viagens”, nas quais o acompanhei algumas vezes, o autor mostra o mundo que visitou e que, em parte, lhe era desconhecido. (...) ¶ Bem hajas, pela tua obra, César. Espero que, no futuro, nos continues a dar muitos pormenores da tua experiência, com a qual ficaremos mais enriquecidos. ¶ Um forte abraço do teu filho, ¶¶ [JOSÉ MIGUEL] ********************************************************* Os capítulos que deixamos constituem a vivência do mundo que visitamos, e que num repente surgiram na nossa memória. Trazemo-los à ribalta, por julgarmos terem interesse. Pode parecer subjetividade, mas tem alguma sapiência e capacidade em relação à consciência. É um conceito filosófico que nos leva a entender entre si e o ambiente. Não falamos de consciência de acesso, visto para nós ser em parte desconhecido como o daquela folha amarelada desbotada pelo tempo passado.

Índice:

Agradecimentos

Prefácio

Introdução

O casqueiro

Palito métrico

Praxes académicas

Matança do porco

As minhas viagens

Continente europeu

Continente asiático

Continente africano

Continente americano

Continente da Oceânia

Continente antártico

Cultura económica

Bibliografia


* * * * *


AUTOR:

CÉSAR AUGUSTO GOMES – Escalhão, 1931 Monitor da Escola de Enfermagem Artur Ravara. Licenciado em Medicina-1969 na Faculdade de Medicina do Porto. Especialista em Medicina Interna e Gastrenterologia. Trabalhou com o Professor Villardel e Marti Vicete em Barcelona. Fez o curso de Ecografia. Foi assistente da Faculdade de Medicina em Luanda, e na Faculdade de Medicina do Porto. Fundou as Unidades de Laparoscopia e de Proctologia no Hospital de S. João. Co-fundador da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia. Criou as Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro e foi seu diretor durante 10 anos. Fez palestras em Portugal, Brasil, Espanha Itália, Checoslováquia, Polónia e Moçambique. Publicou Via Sacra e Meditação – Traços de uma Vivência; Raia Molhada; Ontem futuro de Amanhã; Angola – o 4 de fevereiro de 1961; Ser ou não Ser... Tradições de uma Aldeia Portuguesa e O Marquês de Pombal e a Família Távora.

Detalhes:

Ano: 2020
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 152
Formato: 23x16
ISBN: 9789896899882
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
31/12/2019
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99