Teatro por Adolfo Bugalho

Organização: Grupo de Amigos de Castelo de Vide




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Adolfo Bugalho

Sinopse:

Reunir num único livro as peças de teatro escritas pelo médico Adolfo Bugalho (1907-1986) – natural do Porto como Francisco Bugalho (o seu irmão poeta), mas castelo-vidense por adoção como ele – foi sempre um compromisso do Grupo de Amigos de Castelo de Vide. É uma alegria cumpri-lo agora. ¶ Conheci em criança o Dr. Adolfo Bugalho quando me deslocava às suas consultas com os meus avós. Guardo na memória o seu pequeno porte, os fatos cinzentos, a mala do ofício e o seu sorriso discreto, a inspirar confiança. Mais tarde, já exercendo a minha profissão ligada ao Turismo, no rés-do-chão dos Paços do Concelho, tive o gosto de privar com mais dois dos seus amigos, em jeito de tertúlia, de quando em quando: o médico Amadeu Canário e o pintor Ventura Porfírio. Estas sessões culturais foram um raro privilégio de que pude desfrutar! ¶ Na qualidade de bibliotecária municipal, pude então organizar um dossiê de notáveis do concelho e, entre eles, figurava com destaque o Homem e a obra do médico, do artista e do escritor Adolfo Bugalho. ¶ A Câmara Municipal de Castelo de Vide, as instituições religiosas e de outra índole, bem como muitos particulares, guardam quadros e outras obras suas, incluindo reproduções das suas conhecidas gravuras em madeira. Proporcionar esta partilha e poder chegar às gerações mais novas através da Educação e do Teatro é para nós motivador, certos de que contribuir para a cultura e para a formação de novos públicos é a mais digna das missões. ¶¶ [MARIA DO CARMO FERNANDES ALEXANDRE (Grupo de Amigos de Castelo de Vide)]

Índice:

Introdução

O Pregão

A Sombra de um Brilho

Eu e o meu Chapéu

Toada

Apontamento Biográfico


* * * * *

SOBRE O AUTOR:

Adolfo Bugalho nasceu no Porto, a 21 de março de 1907 na Freguesia do Bonfim. Seus pais, Francisco José Bugalho, natural da vila de Castelo de Vide, e Sofia Sarmento Lahmeyer Bugalho, do Porto, viviam naquela cidade, onde seu pai era comerciante.
Fez os primeiros estudos na cidade que o viu nascer e licenciou-se em Medicina em 1933 em Lisboa. As suas férias porém eram passadas em Castelo de Vide. E como médico, exerceu, até se reformar, toda a sua atividade profissional nesta vila.
Fixara-se, assim, tal como seu irmão, o poeta Francisco Bugalho, em Castelo de Vide onde tinham as suas raízes familiares e onde era muito estimado e considerado.
Trabalhou como médico do Partido Municipal, como Subdelegado de Saúde, médico do Hospital de Santo Amaro da Santa Casa da Misericórdia, quer ainda como clínico da Casa do Povo, médico da CP – Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, companhias seguradoras, etc.
Deixou publicados na Revista Médica, em 1951, os trabalhos de investigação Clínica de Higiene e Hidrologia, “Rickettsioses – Casos de Ornitose – Alguns casos de doença com reacção de Weill-Felix positiva constatados no concelho de Castelo de Vide”.

Detalhes:

Ano: 2020
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 144
Formato: 23x16
ISBN: 9789895660063
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
17/10/2020
CONTOS DE DIVÃ, da autoria Eduardo Luciano
LANÇAMENTO: dia 17 de Outubro (sábado) às 16h00, no Auditório do Colégio Espírito Santo, em Évora: Apresentação pelo jornalista António Costa Santos; Momento musical com Nuno do Ó

15/10/2020
OS “PRETOS DO SADO”, da autoria de Isabel Castro Henriques
LANÇAMENTO: dia 15 de Outubro (5.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Doutor Jorge Fonseca

10/10/2020
O MUNDO RURAL ONDE VIVI, da autoria de Acácio Alferes
APRESENTAÇÃO: dia 10 de Outubro de 2020: 10h00 – Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal; 17h00 – Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora. Apresentação: Arq. Helena Roseta

31/12/2019
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99