BRUNO MADUREIRA – Licenciado em Ciências Musicais, mestre em Ensino de Educação Musical (FCSH-NOVA) e doutorando em Estudos Artísticos (FLUC), com uma tese intitulada: Bandas civis no terceiro quartel do século XX: Estudo de Casos com as bandas de quatro concelhos. Investigador no IHC, membro da Banda de Música da Força Aérea e professor no Conservatório d’Artes de Loures e no Institut o de Ciências Educativas. Apresentou comunicações em Portugal, Espanha, Polónia e Brasil. É autor do capítulo “Music and gender: Women in Portuguese Wind Bands” (Crossing Borders in Gender and Culture, Cambridge Scholars Publishing) e tem artigos publicados nas revistas: Música Hodie e Opus, do Brasil; PSR, do Canadá; Ciencias y Humanidades, da Colômbia; Convergências, RPM, Studia e ERAS, de Portugal. Membro do projecto A Nossa Música, o nosso mundo: associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018).
Maestro Silva Dionísio (1912-2000)
O preço original era: 15,00 €.13,50 €O preço atual é: 13,50 €.
A presente monografia consiste numa redacção crítica do percurso, obra e pensamento de Manuel da Silva Dionísio, com especial enfoque na sua actividade de maestro, pedagogo, transcritor e promotor. Apresenta igualmente um inventário da sua obra musical (original, arranjos e transcrições), literária e pedagógica. A compreensão das múltiplas vertentes da vida profissional de Silva Dionísio faculta-nos uma visão mais fidedigna e abrangente da realidade das bandas na segunda metade do século XX. Ele é, em particular, uma figura chave para a compreensão do processo de reflorescimento das bandas civis ocorrido após a Revolução Democrática. Espera-se, com a publicação desta obra, trazer a público e despertar o interesse por esta personagem nuclear no contexto da história recente das bandas de música em Portugal.
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Considerada uma das personalidades mais relevantes e influentes do século XX no âmbito da história da música para sopros em Portugal, Silva Dionísio foi maestro, compositor, promotor, professor e clarinetista. Sob a sua direcção (1960-1973), a Banda da Guarda Nacional Republicana (GNR) atingiu um dos períodos áureos, obtendo o reconhecimento de audiências e, inclusive, dos seus pares em Portugal, Holanda, França, Espanha e Brasil. Pertenceu igualmente aos quadros da FNAT/ INATEL e foi durante a sua passagem por este organismo, que aquele teve a sua fase mais profícua e relevante no contexto do apoio à música amadora, particularmente às filarmónicas.
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