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Música Católica em Macau no Século XX – Os Compositores e as suas Obras Vocais num contexto histórico único

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“O trabalho do professor Dai permite-nos conhecer que a música católica surgiu em Macau, desde os primeiros dias como porto comercial. Um sistema cultural relativamente intacto, que constituiu um dos indícios mais importantes e fundamentais da história da música em Macau. [Este livro] é o resultado inevitável do desenvolvimento da música nos tempos modernos.
[Lei Pang Chu (Escritor e ex-diretor de Macao Daily News)]

A música católica em Macau, no século XX, é um importante trabalho de pesquisa da antropologia musical. Este trabalho forneceu detalhes relativos à história do intercâmbio musical Sino-Ocidental e à história do desenvolvimento da música religiosa. Também nos relembra que o desenvolvimento da música em Hong Kong, Macau e Taiwan é fundamental e indispensável para a história da música chinesa. A pesquisa de Dai expandiu o espólio da história musical da China para as comunidades chinesas no mundo.
[Lin Hua (Professor do Conservatório de Música de Shanghai e Compositor)]

Nos meados do século XVI, a música ocidental entrou num florescente período renascentista, orientado pelo saber do Humanismo. A música medieval católica teve um longo processo de formação, desde a monofonia à polifonia (Dai Dingcheng, 2000, p. 148), atingindo a idade de ouro da música modal, na sua forma típica a cappella (sacra ou secular). No mesmo período do século XVI, a cultura musical da China continental desfrutou de uma civilização chinesa bastante diferente, marcada pela música de corte, pela música folclórica, pela música de literato e pela música religiosa (Taoista e Budista). As múltiplas escolas de música formaram uma emocionante paisagem sonora. Na fronteira com o mar do Sul da China, Macau era um pequeno e primitivo porto de pesca, quando recebeu pela primeira vez viajantes Portugueses. Após o ano 1553, os moradores desta aldeia piscatória observaram com curiosidade os novos colonos (Jin Guoping & Wu Zhiliang, 2002, pp. 47-68), mas não esperavam que a cultura da música católica se tornasse uma componente importante das múltiplas culturas de Macau. A partir de então, esta cultura musical não só é uma marca do sincretismo cultural entre a China e o Ocidente em Macau, como constitui também uma das principais origens do movimento de introdução da música ocidental.”

REF: 9789896897253 Categorias: , , ,

Dai Dingcheng, doutorado em teoria de composição, é professor de Musicologia da Escola de Artes no Instituto Politécnico de Macau (MPI).
A sua investigação abrange desde a polifonia europeia, entre os séculos IX e XVI, até à música contemporânea.
Desde que chegou a Macau em 2003, Dai tem estado envolvido em projetos relacionados com a musicologia urbana.
É membro do Conselho Cultural do Comité de Macau S.A.R. (2013-), membro do Comité da Sociedade de Etnomusicologia da Ásia Pacifica (2008-), Vice-diretor do Comité Nacional do Ensino Académico Superior em Teoria Musical e Composição (2008-), membro do Comité World Choir Council (2012-), membro convidado e especial do Comité Musical da Sociedade da Educação da China (2003-), investigador convidado do Conservatório Central, professor convidado do Conservatório da Música de Xinghai e da Universidade Normal do Sul da China (2005-).
É, também, conselheiro da Orquestra de Macau (2007-), presidente honorário e diretor artístico de várias sociedades em Macau, tais como: Associação Musical de Cheong Hong de Macau e da Orquestra da Música Taoista de Macau.

Peso 0,700 kg
Dimensões (C x L x A) 1,6 × 17 × 24 cm

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