Rogério Santos, licenciado em História e mestre e doutor em Comunicação, foi responsável de comunicação nas empresas Telefones de Lisboa e Porto e Portugal Telecom (1983-2001) e docente na Universidade Católica Portuguesa (2002-2016). Aqui, foi professor associado e coordenador da área científica de Ciências da Comunicação. Lecionou nomeadamente Teorias da Comunicação, Públicos e Audiências, Sociologia dos Media e História dos Media. No presente, é investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da mesma universidade. Tem escrito sobre jornalismo, media e história das telecomunicações e da rádio.
“Queria dedicar este disco à minha namorada” – Cultura, Política e Programação na Rádio
O preço original era: 15,00 €.13,50 €O preço atual é: 13,50 €.
O livro tem capítulos sobre os três primeiros presidentes da Emissora Nacional (António Joyce, Henrique Galvão e António Ferro), a defesa do início das emissões regulares da Emissora Nacional em 2 de abril de 1934 (e não em agosto de 1935), a censura a partir de frase usada em Rádio Clube Português Entregar os Textos 48 horas Antes da Emissão, Como Está Regulamentado, o caso dos jornalistas António Cartaxo e Jorge Ribeiro em litígio contra a BBC onde trabalhavam na secção portuguesa e uma análise política e documental detalhada do movimento das rádios livres.
Em grande parte do período aqui apresentado, a rádio é um meio de comunicação de registo efémero, com o emitido a perder-se no momento da emissão, pelo que o número de registos guardado para memória é reduzido se comparado com a imprensa e a televisão. Mas, por outro lado, a rádio, antes das redes sociais na internet, foi o meio que mais contactos pessoais possibilitou.
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Os discos pedidos incidiam fundamentalmente sobre a gravação de editoras nacionais, como a Rádio Triunfo, com catálogo impressionante já na década de 1950. A música ligeira que nascia a partir de 1947 do Centro de Preparação de Artistas da Rádio, da Emissora Nacional, reconhecia-se nas edições da Rádio Triunfo e alimentava os programas dos Serões para Trabalhadores na Emissora Nacional e noutros programas nas outras estações. Os programas de discos pedidos são geralmente patrocinados por uma marca, obrigando-se o ouvinte a citar uma frase de promoção dessa marca.
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