Em Torno do Pensar na Torre de Babel

Micro-Ensaios e Afins




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Num mundo como o nosso actual, o seu funcionamento incorpora (e, quiçá, cultiva) os automatismos do não-pensar, os vazios de comunicação inter-subjectiva, a implantação pandémica do nada expresso, por exemplo, por via da militarização do léxico essencial das nossas línguas, das consciências e das subjectividades, uma militarização ao serviço da recorrente tentação da distopia, da sedução do niilismo, da incultura pedagógica – reinante hoje em dia – que, ora armazena os indivíduos, doravante tidos como pouco rentáveis ao passo que fabrica outros, doravante tidos como os futuros perpetuadores de um modelo societal destrutivo. ¶¶ Acordei viciado em luz. Adormeci quando, à tarde, a luz se tornou concavidade e cinza. À noite, o meu vício inicial desapareceu por trás de esquadrões de muros e arame. Então, ao andar em discretos círculos no meu quarto, decidi amar o que a escuridão apagara: esta fragilidade fugaz, este dia intempestivo da vida, este relógio roto do coração, esta caruma pisada. Por fim, cheguei à meia-noite em estado de êxtase quedo. E a luz encheu o espaço e o momento com a sua alma esfarrapada. E senti-me finalmente em casa.

Índice:

Prefácio

Cento e trinta e quatro micro-ensaios e afins em torno do pensar
(e do não-pensar) na Torre de Babel

Dezasseis desenhos, alguns dos quais hors-texte


O AUTOR:

Christopher Damien Auretta doutorou-se pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, EUA. Lecciona na Universidade Nova de Lisboa onde organiza seminários em Pensamento Contemporâneo e na área de Ciência e Literatura, focando, sobretudo, exemplos da representação estética da modernidade técnico-científica. Tem publicado e/ou participado em colóquios debruçando-se sobre a obra de António Gedeão, Fernando Pessoa, Jorge de Sena, Machado de Assis, Primo Levi e Roald Hoffmann, bem como sobre questões relacionadas com a bioarte. Tem traduzido e publicado em inglês poesia de Fernando Pessoa e António Gedeão.

Detalhes:

Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 200
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-590-7
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
04/09/2017
FÉRIAS EM AGOSTO
Estimado(a)s Clientes e Amigo(a)s Entre 31 de Julho e 1 de Setembro não podemos satisfazer quaisquer encomendas, por motivo de Férias do pessoal. A partir de 4 de Setembro retomamos a nossa actividade normal. Pedindo desculpas por eventuais incómodos, agradecemos a vossa preferência... COLIBRI com gosto, para LER também em AGOSTO!

02/09/2017
FRANCO ATIRADOR – Textos de Cidadania de um Alentejano de Estremoz, da autoria de Hernâni Maia
LANÇAMENTO: Dia 2 de Setembro de 2017 (sábado), às 16h00, na Igreja dos Congregados, em Estremoz

28/07/2017
VILA BOIM, da autoria de Rui Jesuíno
LANÇAMENTO: Dia 28 de Julho de 2017 (6.ª feira), às 19h00, em Vila Boim

28/07/2017
AO CAIR DA NOITE, da autoria de Albertino Bragança
LANÇAMENTO: dia 28 de Julho (6.ª feira), às 17h30, Auditório UCCLA, Lisboa. A apresentação contará com a presença de Dr. João Viegas de Abreu; Dr.ª Sheila Khan e Dr.ª Inocência Mata. Apontamento musical pelo cantor santomense Filipe Santo

24/07/2017
ESTÓRIAS DO ARCO DA VELA, da autoria de Roberto Robles
LANÇAMENTO: Dia 24 de Julho de 2017 (2.ª feira), às 18h30, na Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99