Nação e Narrativa Pós-Colonial – III – Literatura & Cinema

Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe – Ensaios




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Sinopse:

Os ensaios agrupados neste volume versam sobre as representações da nação na narrativa visual e literária em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e vão possibilitar uma análise comparativa da representação da nação entre os vários países africanos de língua portuguesa, tendo em conta os volumes já editados sobre Angola e Moçambique nesta mesma editora, orientando-se agora para os três outros países africanos de língua portuguesa, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, no quadro da reflexão sobre nação e narrativa pós-colonial. Acrescenta a novidade de incluir o cinema permitindo uma complexificação do conceito de “narrativa” e de “nação” e permitindo a pesquisa de laços interactivos entre diversos tipos de produção artística, nomeadamente entre a narrativa escrita e a visual.

Índice:

Nação e Narrativa Pós-Colonial, Cinema & Literatura
Ana Mafalda Leite

I. Cinema Africano Nacional, Transnacional, Decolonial e Lusófono?
Cinemas Lusófonos em Perspectiva Transnacional
Paulo de Medeiros

Cinema Africano, um Cinema Transnacional? O cinema decolonial
de Flora Gomes
Ute Fendler

Os “Sons” da Lusofonia: A questão da língua em dois filmes de temática cabo-verdiana
Ellen W. Sapega

II. Narrativas e Poéticas Visuais
Entre Realidades e Cenários: dever e autoridade de narrar a nação
entre imagens
Sheila Khan

A Poética de José Carlos Schwarz e a Nação Guineense: relações entre cinema, literatura, música, memória e história
Carmen Lúcia Tindó Ribeiro Secco

As Orações de Mansata de Abdulai Sila: escrever a pós-colónia
Elena Brugioni


III. O cinema de Flora Gomes
Flora Gomes: A insistência na esperança do incerto
Joana Passos

Marcas autorais nos Cinemas Africanos: o caso do guineense
Flora Gomes Jusciele Conceição Almeida de Oliveira e Mirian Tavares

Onde está Cabral? Cultura e libertação “pós-nacional” em Nha Fala
Mark Sabine

IV. O cinema sobre Cabo Verde de Leão Lopes e de Pedro Costa
Quando o Xadrez era só de Peças Brancas: um estudo de Ilhéu de Contenda, o livro e o filme
Jane Tutikian

Em Busca do Pai Branco: filmando a Ilha do Fogo no cinema
de Pedro Costa e Leão Lopes
Hilary Owen

Destroços, Fragmentos e Não Lugares: a vida dos emigrantes
cabo-verdianos em Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa
Doris Wieser

V. Narrativas documentárias sobre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
Histórias Entrelaçadas: narrativas documentárias entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde
Jessica Falconi

Focando as Margens: narrativas da nação são-tomense nos documentários
de Ângelo Torres
Kamila Krakowska

VI. Literatura Pós-Colonial e Pós-Nacionalista
Depois do Nacionalismo: configurações literárias de pós-colonialidades contemporâneas em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe
Emanuelle Santos

“Eva das Mil Pessoas”: política e hiper-sexualidade em Eva de Germano de Almeida
Luís Madureira

Referências bio-bibliográficas dos autores do volume

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 270
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-468-9
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