Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Este livro reúne dez críticas de espetáculos de artistas portugueses entre os anos 2010-2015, realizadas em vários pontos do país. Sem pretender traçar uma geração com temas e preocupações comuns, o seu objetivo é olhar para um momento específico nas artes performativas portuguesas no qual a noção do contemporâneo aparece no discurso de artistas e críticos para descrever espetáculos nas áreas da dança e do teatro. As críticas neste livro exploram a diversidade das configurações do contemporâneo nestes trabalhos, proporcionando uma memória das mesmas e uma proposta de reflexão. ¶ ¶ “Estas críticas referem-se a trabalhos que me comoveram, inspiraram, que me deram vontade de sair e agir, ou simplesmente de os voltar a ver. Deste ponto de vista, é um livro festivo que exibe sem pudor o seu amor pelo teatro.” [Francesca Rayner]
*************************************************************
THIS book brings together ten pieces of performance criticism on Portuguese performances around the country between 2010-2015. Without aiming to create an idea of a generation with themes and concerns in common, it aims to look at a particular moment in time when the notion of the contemporary appears in artistic and critical discourse to describe performances in the area of dance and theatre. The reviews in this book explore the diversity of these configurations of the contemporary as a memory of performance and as a basis for reflection. ¶ ¶ “These reviews deal with work that has moved me, inspired me, made me want to go out and act or simply want to see the performances again. In this sense it is a celebratory book which unashamedly wears its love of theatre on its sleeve.” [Francesca Rayner]
Índice:
TEATRO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO
Introdução
(Re)ativar a História: A Coleção Privada de Acácio Nobre, de Patrícia Portela
Perfeito equilíbrio: A Gaivota, de Nuno Cardoso
Cartografias políticas: Atlas, de Ana Borralho e João Galante
A política do espetáculo: Sonho de uma noite de Verão,do Teatro Praga
O que nos reserva o futuro?: Os Negócios do Senhor Júlio César, do Teatro Experimental do Porto
A performance como (re)construção: Projeto Paraíso/The Paradise Project de mala voadora e Third Angel
Atos de generosidade em tempos de crise: A Boa Alma, de Mónica Calle
Tudo menos clássico: A Ballet Story, de Victor Hugo Pontes
Ver pelos olhos de outro: António e Cleópatra, de Tiago Rodrigues
Representar a memória: Retornos, exílios e alguns que ficaram, do Teatro do Vestido
CONTEMPORARY PORTUGUESE THEATRE
Introduction
(Re)performing History: Patrícia Portela’s The Private Collection of Acácio Nobre
Perfect Poise: Nuno Cardoso’s The Seagull
Political cartographies: Atlas by Ana Borralho e João Galante
The Politics of Spectacle: Teatro Praga’s A Midsummer Night’s Dream
What does the future hold?: The Teatro Experimental do Porto’s The Business Affairs of Mr Julius Caesar
Performance as (Re)construction: mala voadora and Third Angel’s Projeto Paraíso/The Paradise Project
Acts of generosity in times of crisis: Mónica Calle’s The Good Soul
Anything but classical: Victor Hugo Pontes’ A Ballet Story
Looking though the eyes of the other: Tiago Rodrigues’ Antony and Cleopatra
Performing Memory: Teatro de Vestido’s Returnees, Exíles and Some who remained
AUTORA:
Francesca Rayner é Professora Auxiliar na Universidade do Minho, Portugal, onde lecciona unidades curriculares de graduação e pós-graduação em Teatro e Performance. A sua investigação incide sobre a política cultural da performance, com destaque para a performance de Shakespeare em Portugal e questões de género e de sexualidade.
Francesca Rayner is Assistant Professor at the Universidade do Minho where she lectures on graduate and postgraduate courses in Theatre and Performance. Her research centres on the cultural politics of performance with a particular interest in the performance of Shakespeare in Portugal and questions of gender and sexuality.
Detalhes:
Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 116
Formato: 21x15
ISBN: 978-989-689-705-5
|