De uma Voz a Outra: Travessias

Livro em homenagem a João David Pinto Correia




Recomendar livro a um amigo
Coordenação: Thierry Proença dos Santos

Sinopse:

O tributo ao PROF. DOUTOR JOÃO DAVID PINTO CORREIA que o presente volume ora assinala resulta de uma feliz convergência de vontades entre amigos, discípulos e colegas que com ele conviveram ou que ao lado dele trabalharam. ¶ Trata-se do reconhecimento justo e merecido que o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) presta a este ilustre cidadão, reputado investigador e filólogo tranquilo. A sua obra é suficientemente elucidativa do saber e talento de um Homem a quem o ensino da literatura e da cultura portuguesa muito devem. Aliás, os seus ensinamentos em aulas, seminários e colóquios e a numerosa bibliografia que produziu ao longo de mais de cinquenta anos de trabalho foram-se constituindo como referência para estudiosos e novos investigadores. ¶ Pertencendo ao corpo docente do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 1974 a 2009, o Prof. Doutor João David Pinto Correia foi também Director, e posteriormente Coordenador Científico, do Centro de Tradições Populares Portuguesas «Prof. Manuel Viegas Guerreiro» (CTPP), entretanto integrado no CLEPUL, e da Revista Lusitana – Nova Série. Ao longo da sua carreira, colaborou, como docente e investigador, em diferentes universidades portuguesas e estrangeiras.

Índice:

Nota de apresentação

TEXTOS
Testemunhos
João Carlos ABREU: «Para o João David»

António FOURNIER: «Pomba Branca»

Poemas + um desenho
Irene Lucília ANDRADE: «Devagar»

José de SAINZ-TRUEVA: «vedutas»

Maria João REYNAUD: «In memoriam»

Fernando J.B. MARTINHO: um desenho


ENSAIOS
Temas de Literatura Portuguesa

Ernesto RODRIGUES: «Um mover d’olhos...»

Luísa M. Antunes PAOLINELLI: «O feminino em Baltazar Dias – diálogo entre a cultura erudita e a popular»
João Carlos Firmino Andrade de CARVALHO: «Peregrinação – Um livro. Um disco. Um filme.»

Annabela RITA: «As Viagens garrettianas e a Patrimonialidade (I)material Nacional»

Thierry Proença dos SANTOS: «A série “A Casa” de Ana Teresa Pereira: “revista e aumentada”»

Bernardette Capelo PEREIRA: «A dimensão interartística na Literatura Portuguesa para Crianças e Jovens»
História e Cultura Portuguesa

Maria de Lourdes CIDRAES: «Légende Historique et Mythe National - Réflexions sur la fonction des légendes historiques dans la construction des mythes de la nation au Portugal»

António MONIZ e Maria Celeste MONIZ: «O Infante D. Pedro de Avis (1492-1449): poeta, filósofo, tradutor e pedagogo»

Isabel Drumond BRAGA e Paulo Drumond BRAGA: «A receção das obras de monsenhor José de Castro na historiografia sobre D. Sebastião, D. Henrique e D. António»

Literatura Tradicional Portuguesa Paulo CORREIA: «Os vivos e os mortos: crenças em almas penadas nas lendas portuguesas»

Ana Maria Paiva MORÃO: «Achegas para o conhecimento da Literatura Oral Tradicional em Montalvão»

Lina Santos MENDONÇA: «Ad petendam pluviam: uma recolha de cânticos rogativos no concelho de Reguengos de Monsaraz»


Linguística e Retórica

Maria Celeste AUGUSTO: «Je la guérirai avec de bonnes paroles…» Parémia jocosa? Dialogismo? Wellerismo? Questões léxico-paremiológicas»

Temas de Cultura Madeirense José Eduardo FRANCO e Fernanda SANTOS: «A maçonaria madeirense nos primórdios da maçonaria portuguesa: Elites em conflito, denúncias e perseguições».

Jorge Freitas BRANCO: «Culturas, populares, subalternas e suas circunstâncias museológicas madeirenses»

Nelson VERÍSSIMO: «Mulheres Bomboteiras»

Discursos sobre Cultura e Campos Literários Isabel de Jesus Rato GARCEZ: «O espaço-tempo na criação, mediação e receção artísticas. O gosto e o valor estético»

Luís Machado de ABREU: «Cultura com paciência»

Breve nota biográfica

Uma Bibliografia incompleta de João David Pinto Correia

Tábula gratulatória



* * * * *


JOÃO DAVID PINTO CORREIA – Nasceu em 1939 na freguesia de São Gonçalo, no Funchal. Fez o Ensino Primário na Escola Primária de S. Gonçalo e o Ensino Secundário no Liceu Jaime Moniz.
Deu aulas no ISLA, Instituto Superior de Línguas e Administração, nos anos 60 e 70 do séc. XX. Em 1974, ao concluir a licenciatura em Filologia Românica, foi convidado pelo Professor Prado Coelho para trabalhar com ele como assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fez nessa instituição carreira, até 2009, no Departamento de Literaturas Românicas.
Era um especialista nas seguintes áreas de investigação: Literatura Oral Tradicional, Literatura e Etno-antropologia, Literatura Portuguesa Medieval, Literatura Portuguesa Clássica e Barroca, Literatura de Viagens e Estudos Regionais / Culturais (Cultura e Literatura Madeirense).
Foi também Director do Centro de Tradições Populares Portuguesas (CTPP) «Prof. Manuel Viegas Guerreiro», da Universidade de Lisboa, e da Revista Lusitana – Nova Série, publicada pelo mesmo CTPP, e ainda dirigente dos Estudos Gerais Livres.
Colaborou como docente na Universidade do Algarve, na Universidade da Madeira, na Universidade de Macau, na Universidade Católica, na Universidade Aberta e em diversas Universidades Estrangeiras.
De 23 de Abril de 1993 a 26 de Julho de 1996, foi Presidente da Comissão Instaladora da Universidade da Madeira (com atribuições de Reitor).
Em 4 de Janeiro de 1993, recebeu o galardão «Pena de Prata» / «Distinção de Mérito Cultural», atribuído pela Região Autónoma da Madeira, Governo Regional.
Homem com ligações a vários horizontes e a viver na área metropolitana de Lisboa, acompanhou e participou, sempre que pôde, na vida cultural madeirense.

Faleceu em Lisboa, no dia 19 de Agosto de 2018.

Detalhes:

Ano: 2020
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 350
Formato: 23x16
ISBN: 9789896899448
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
03/12/2020
MUNDO(S) – Livros 9 – Coletânea de Poesia Lusófona
APRESENTAÇÃO: dia 3 (5ª feira) de dezembro, pelas 21h30, via ZOOM

27/11/2020
AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – Os Desafios para Portugal depois do Acordo de Paris, coord. de José Almeida Silva
LANÇAMENTO: dia 27 de Novembro (sexta-feira), às 18h00, Via Youtube (em https://youtu.be/k4anrR7g8FQ), com Viriato Soromenho Marques (comentador), Ana Bastos e Mónica Truninge

27/11/2020
CASIMIRO FREIRE, com org. de Joaquim Pintassilgo e Isabel Freire Ferreira
APRESENTAÇÃO: dia 27 de Novembro (6.ª feira), às 18h00, via ZOOM (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86315834032). Intervenções: António Ventura (FLUL) e Justino Magalhães (IEUL)

26/11/2020
OS SONHOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS, de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: Dia 26 de Novembro de 2020 (quinta-feira), às 17h30, na Casa do Alentejo (Salão Agostinho Fortes), em Lisboa. Apresentação – Almirante Martins Guerreiro

31/12/2019
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99