Autora: Maria João Centeno, Portalegre, 1971. É Licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior (UBI – 1994); É Mestre (FCSH/UNL – 1999) e Doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL – 2011). É professora na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS – IPL), onde lecciona as disciplinas, no âmbito do 1.º ciclo, de Modelos e Teorias da Comunicação e a disciplina de Comunicação e Práticas Culturais no 2.º ciclo.
As Organizações Culturais e o Espaço Público
O preço original era: 17,00 €.15,30 €O preço atual é: 15,30 €.
presente investigação problematiza a natureza da relação que se estabelece entre as organizações culturais e os seus públicos e verifica se as especificidades das organizações que pertencem à Rede Nacional de Teatros e Cineteatros, lançada em 1999 pelo então Ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, favorecem a interacção no seio da esfera pública. Atendendo a que o indivíduo só adquire consciência de si quando se situa num contexto estruturado pela comunicação, a prática das organizações culturais tem de ser organizada de forma participativa, o que quer dizer que a relação organização/públicos não pode ser de carácter instrumental, mas dialógica, baseada na partilha de expectativas de comportamento intersubjectivamente válidas.
Analisando as propostas realizadas por cada uma das organizações, nos três primeiros anos de actividade, foi possível determinar que, dependendo do tipo de envolvimento promovido pela organização, a experiência estética pode ser absorvida pela vida quotidiana. Quando a organização estabelece vínculos duradouros e exigentes, através do acesso, construção e debate do saber, consegue contribuir para a edificação da identidade social e propicia a reflexão sobre as situações do Mundo da Vida.
Também pode gostar…
-
Ai, Alentejo… – Memórias Rurais
Sociologia O preço original era: 16,00 €.14,40 €O preço atual é: 14,40 €. Adicionar -
Espaço Público e os Media – Sobre a Comunicação entre Normatividade e Facticidade
Comunicação O preço original era: 7,00 €.6,30 €O preço atual é: 6,30 €. Adicionar